Connect with us

SAÚDE

Estudo aponta anestésico genérico como opção eficaz contra depressão

Publicado

em

Estudo aponta medicamento genérico como opção eficaz contra depressão
Priscila Carvalho – BBC News Brasil

Estudo aponta medicamento genérico como opção eficaz contra depressão

Um estudo duplo-cego comparando a cetamina genérica a um placebo apontou resultados positivos no tratamento de depressão grave.

Liderados pela Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW Sydney) e pelo Instituto Black Dog, os pesquisadores descobriram que mais de 20% dos participantes alcançaram remissão total dos sintomas após um mês de injeções quinzenais, do medicamento, enquanto um terço viu melhora de pelo menos 50% nos sintomas. Os resultados foram publicados no British Journal of Psychiatry.

A cetamina é utilizada como alternativa no tratamento da depressão em pacientes que não obtiveram sucesso com terapias convencionais. Seu mecanismo de ação atua diretamente no sistema glutamatérgico do cérebro.A administração pode ser intravenosa ou intramuscular.

O medicamento pode aliviar rapidamente sintomas depressivos, inclusive em pacientes considerados resistentes a tratamentos anteriores.

Como ocorreu o estudo

O estudo envolveu 179 pessoas com depressão resistente ao tratamento, que receberam injeções de cetamina genérica ou um placebo. O tratamento durou um mês, com duas injeções por semana, e os participantes avaliaram seu humor no final do estudo e um mês depois. Como o estudo foi duplo-cego, tanto os participantes quanto os pesquisadores responsáveis pela administração do medicamento não sabiam qual substância foi recebida, reduzindo possíveis influências psicológicas.

Vale ressaltar que o uso de um placebo foi escolhido para melhorar a ocultação do tratamento, pois ele também causa sedação. Enquanto o spray nasal de cetamina S-cetamina é caro, com um custo de cerca de US$ 800 por dose na Austrália, a cetamina genérica é muito mais acessível, com um custo de apenas US$ 5, dependendo do fornecedor e se é adquirida em grande quantidade pelo hospital.

Os pesquisadores têm planos de conduzir estudos de maior escala com o uso prolongado da cetamina genérica, além de melhorar a monitorização da segurança do tratamento.

Eles também estão buscando apoio do sistema de saúde local para tornar o tratamento mais acessível financeiramente, visando beneficiar aqueles que sofrem com a depressão resistente ao tratamento.

Fonte: Saúde

Continue Lendo

MATO GROSSO

Hospital de Câncer de MT pede ajuda com a doação de alimentos e fraldas adulto

Publicado

em

Por

O Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) pede ajuda à sociedade para doação de alimentos e fraldas geriátricas. No momento, o estoque está em baixa de produtos como arroz, feijão, leite integral e vegetal, fubá, óleo, gelatina, suco concentrado, macarrão, azeite, açúcar e demais itens.

O HCanMT é referência no atendimento oncológico no estado, e, somente esse ano, já superou os 80 mil atendimentos em diversas especialidades. Para manter esse gigante mato-grossense, a unidade necessita de apoio em doações de empresas, parceiros e de toda a comunidade.

“Atualmente, servimos mais de mil refeições ao dia para pacientes, acompanhantes e colaboradores. Para ter uma ideia, o Hospital utiliza por mês duas toneladas de arroz, 650 quilos de feijão, 2.500 litros de leite integral, 3.450 caixinhas de gelatina e por aí vai. Lembrando que a alimentação equilibrada e completa é essencial para garantir a saúde dos pacientes”, aponta a Coordenadora de Nutrição do HCanMT Thalita Azambuja.

A unidade também está precisando muito de doação de fraldas adulto nos tamanhos M, G, X e XG. Em média, são usadas mais de 200 fraldas de cada tamanho por mês. O HCanMT pede que sejam doadas fraldas regulares, ou seja, aquelas comuns, uma vez que os modelos em formato “calcinha/cueca” são mais difíceis de vestir em pacientes acamados.

Quem puder ajudar o Hospital, basta levar as doações na Central de Captação da instituição de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e sábado das 8h às 12h. Os interessados em ajudar, também podem fazer a doação por meio do PIX: 24.672.792/0001-09 (CNPJ) e solicitar o comprovante pelo WhatsApp (65) 98435-0386.

Mais informações pelo 3648-7567, (65) 98435-0386 ou di@hcancer.com.br

POR Assessoria.

 

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora