Connect with us

MATO GROSSO

Cermac atendeu nove mil pacientes no primeiro semestre deste ano

Publicado

em

O Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade de Mato Grosso (Cermac) atendeu nove mil pacientes entre janeiro e junho de 2023. A unidade é gerida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) e atua como referência ambulatorial em atendimentos especializados em Mato Grosso.

“O Cermac está entre as unidades mais completas que temos no Estado. No local, os pacientes contam com profissionais especialistas e altamente capacitados para as demandas complexas que não são tratadas adequadamente nas unidades básicas de saúde, seja por diagnóstico tardio ou outras variáveis”, diz o secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

O local dispõe de ambulatório para atendimento de dermatologia sanitária, pneumologia sanitária, Infecção Sexualmente Transmissível (IST), AIDS, Hepatites Virais. A unidade ainda disponibiliza vacinas no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) e a medicação de alto custo palivizumabe, que é aplicada entre os meses de fevereiro a julho.

Os serviços da unidade são ofertados via Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes que iniciam o atendimento na Atenção Básica, mas em razão do agravo da doença e complexidade do caso, são encaminhados para o Cermac para um tratamento especializado.

O secretário adjunto de Unidades Especializadas da SES, Luiz Antônio Ferreira, ressalta que o local se consolidou como referência no Estado ao longo de seus 19 anos de atendimento, completados nesta quinta-feira (13.07). Para ele, o empenho dos servidores em prol de inovação e qualidade no atendimento foram essenciais no fortalecimento do serviço.

“Trabalhamos incansavelmente para que nossos profissionais especializados façam atendimentos com eficiência de acordo com as especificidades de cada paciente. Atuamos na baixada cuiabana e ministramos capacitações para as unidades municipais do interior do Estado”, conta Luiz.

Conforme a diretora da unidade, Jocineide Rita dos Santos, o Cermac integra o projeto “Ir para Incluir” e realiza treinamento dos municípios de Mato Grosso. “Nesse projeto, os nossos profissionais atendem mais especificamente os pacientes com suspeita ou em tratamento da hanseníase, visto que esta é uma doença endêmica no Estado e temos profissionais especializados para a demanda”, pontua.

Nova sede

Atualmente, o Cermac atende na Rua Tenente Thogo da Silva Pereira, nº 63 no Centro de Cuiabá, no entanto, a SES investe 23,1 milhões na nova sede da instituição, que está em construção na Rua Oriente Tenuta, n° 58, no Bairro Consil, na capital.

A obra ocorre no prédio onde funcionava o antigo Hospital São Thomé. A construção prevê a ampliação do espaço e terá 5.864,61 m² totais. No novo local, também está em construção a sede do MT Hemocentro; a obra deve ser concluída em 2024.¿

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Bombeiros capacitam estudantes de medicina da UFMT sobre atendimento pré-hospitalar

Publicado

em

Por

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) promoveu, ao longo desta semana, instruções técnicas sobre atendimento pré-hospitalar (APH) para os estudantes do curso de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O objetivo do treinamento foi proporcionar aos futuros médicos um contato direto com as práticas de emergência.

A ação foi uma parceria entre a instituição de ensino e o CBMMT, que atendeu a uma solicitação da universidade para que os alunos cumprissem as horas extracurriculares exigidas.

Sete bombeiros militares participaram da atividade, orientando os estudantes por meio de oficinas teóricas e práticas sobre o atendimento inicial às vítimas, avaliação do paciente e os fundamentos do suporte básico de vida. A programação foi encerrada com um simulado prático, onde os alunos puderam aplicar o aprendizado em situações que simulavam emergências reais, sob a supervisão dos bombeiros militares.

O comandante-geral do CBM, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, destacou a importância da parceria entre o CBMMT e a UFMT ao oferecer aos estudantes a oportunidade de agregar conhecimentos essenciais à sua formação médica, além de evidenciar a relevância do trabalho desempenhado pelos bombeiros militares.

“Nos sentimos realmente lisonjeados, pois a universidade fez questão de nos convidar. Eles poderiam optar por outros profissionais para essa instrução, mas escolheram os bombeiros militares. Além de reconhecerem nossa capacidade técnica, essa parceria nos permite estreitar os laços entre as instituições e fortalecer a colaboração entre os profissionais de saúde e os bombeiros militares”, afirmou o coronel.

Legenda: Estudantes participam de simulado prático sobre APH

Durante as instruções, foram abordados diversos temas de relevância para o atendimento pré-hospitalar, como emergências respiratórias (parada respiratória e obstrução das vias aéreas por corpos estranhos), cinemática do trauma (avaliação e análise da cena da ocorrência), manejo de traumas (imobilização), controle de hemorragias (uso de torniquete), transporte de vítimas (rolamentos e colocação na prancha de resgate), além do atendimento a queimaduras e outros tipos de urgências médicas.

De acordo com a 1ª tenente BM Beatriz Albuquerque Castelli, que participou da instrução, é fundamental que os estudantes entendam o funcionamento do atendimento pré-hospitalar, pois isso permite que esses futuros médicos tenham uma visão mais ampla sobre as primeiras ações a serem tomadas em situações de emergência. Além disso, compreendam melhor os desafios enfrentados pelos demais profissionais de saúde neste primeiro atendimento.

“É fundamental que ele compreenda a importância do trabalho realizado por outros profissionais. Ele estará no hospital recebendo a vítima já estabilizada, mas entenderá como foi o atendimento inicial e as dificuldades enfrentadas na linha de frente”, finalizou.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora