Connect with us

Diamantino

Servidores da Prefeitura de Diamantino participam de workshop de desenvolvimento profissional

Publicado

em

Na sexta-feira (07.07), os servidores municipais participaram do encerramento das atividades do workshop “Legado, uma missão de vida individual e coletiva”, no auditório da UNEMAT de Diamantino. A ação é realizada pela Prefeitura de Diamantino em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT) e faz parte do Programa “Cidade Empreendedora e Sustentável”.

De acordo com o Sebrae-MT, durante o workshop foi abordado junto aos servidores participantes a essencialidade do trabalho em equipe, postura profissional, bom atendimento, jornada e responsabilidade na gestão pública e outros temas que incentivaram a reflexão. Ao todo, de fevereiro a julho de 2023, cerca de 100 servidores municipais participaram das formações, totalizando 192 horas de Consultoria em Planejamento Estratégico.

Durante o Workshop, o tema abordado Legado, foi exemplificado ao ambiente de trabalho, mostrar que todo serviço prestado é essencial para melhoria do município, que toda a ação durante a jornada deste servidor na gestão pública deixarão marcas, e a essencialidade do trabalho em conjunto, para melhoria dos processos, da sensibilidade no atendimento. Os profissionais presentes puderam mostrar seu entendimento acerca do assunto abordado.

Representando o prefeito de Diamantino, Dr. Manoel Loureiro, esteve presente a secretária de Administração Evanilda Martins, que comentou a importância das qualificações para um bom desenvolvimento na atuação como servidor municipal.

“O foco da prefeitura é continuar trazendo capacitações que servirão como ferramenta de melhorias ao servidor municipal. Desde o início atuamos com o foco em priorizar o atendimento mais humano, voltado em uma prestação de serviço de qualidade ao munícipe.”

A secretária de Educação, Rosilei Carris, pontuou sobre a responsabilidade do servidor público no bom atendimento à comunidade e como a gestão tem o olhar voltado para esse compromisso.

“Todas as capacitações vem de encontro com as necessidades do nosso trabalho e da responsabilidade que temos enquanto servidores públicos. É conversado regularmente sobre o impacto positivo que deixaremos para a sociedade. Estamos aqui para servir, então ter ferramentas que nos auxilie a trabalhar com excelência e dedicação nos dá grande satisfação.”

O servidor Lucas Gabriel, coordenador do Centro de Eventos e do Grupo Viver Legal, compartilhou sua experiência em participar do workshop e pontuou os temas que mais chamaram sua atenção.

“Enquanto servidores sabemos o direcionamento do trabalho e as leis que devem ser seguidas, mas às vezes existe uma lacuna na parte sensorial na hora de realizar o contato com o público. As capacitações vêm preencher esta lacuna. O tema abordado reforça o pensamento coletivo e o meu compromisso de atuar de forma positiva na sociedade.”

Também funcionário público, Fernando Conci, que atua no setor de Planejamento da Secretaria Municipal de Fazenda, falou das habilidades desenvolvidas durante o programa.

“Aprendemos a potencializar nossa participação enquanto servidor na administração pública, além de abraçar a coletividade por meio do trabalho em equipe. Foram abordados as formas de aperfeiçoar internamente os processos burocráticos, serviços, atendimentos e também o nosso perfil profissional.”

Representando o Sebrae-MT, Silvia Fraga, analista técnica do Sebrae Tangará da Serra, explicou o encerramento do workshop dentro das atividades do Programa “Cidade Empreendedora e Sustentável”.

“Esse foi o encerramento do planejamento estratégico. Nosso objetivo foi trabalhar e preparar todos os servidores de Diamantino com o propósito de trazer informação, motivação e formação sobre a importância dele dentro do processo público. Para uma cidade cada vez melhor é necessário o envolvimento de todos, prefeito, secretários e servidores. Desta forma construímos um mercado melhor aos pequenos, médios e grandes empresários.”

Responsável pela formações, o palestrante do Sebrae-MT, Marcondes Santos, destaca o tema abordado no Workshop e a participação dos servidores na ação.

“Nosso trabalho foi mostrar que o legado do servidor público diamantinense está nas ações do dia a dia e na forma como este profissional rege seu trabalho. Procuramos mostrar a relevância que cada um tem dentro do município, principalmente para a criação de um Diamantino melhor.”

As temáticas trabalhadas durante os 6 meses de Consultoria em Planejamento Estratégico foram:

– A importância dos líderes na operacionalização do plano de governo municipal

– Habilidade da comunicação em prol dos resultados desejados

– A importância da gestão e a Governança Pública sob a Ótica do Planejamento

– A importância de uma equipe na performance dos resultados

– A Jornada Como foi e como será minha travessia?

– Legado uma missão de vida individual e coletiva

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora