Connect with us

MATO GROSSO

Atendimento da Sema sobre Cadastro Ambiental Rural começa nesta quarta-feira (12) na Expoagro

Publicado

em

Começa nesta quarta-feira (12.07) o “Simcar em Campo”, que leva atendimento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) aos proprietários de áreas rurais sobre os cadastros no Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar). O atendimento acontece durante a 55º Expoagro. A equipe da Sema estará ao lado do Sindicato Rural de Cuiabá, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, em Cuiabá.

Estarão à disposição 10 analistas para o atendimento individualizado. Os interessados devem se dirigir ao estande com o número do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e documentos pessoais, e poderá consultar a situação do seu imóvel rural. Para participar, basta se inscrever pelo link: bit.ly/ValedoCuiaba.

“O objetivo é esclarecer as dúvidas sobre o CAR, para que a gente possa promover a regularização de fato dos imóveis, o cumprimento do Código Florestal brasileiro, e esse produtor possa chancelar a produção dele para os mercados nacionais e internacionais”, destaca a secretária adjunta de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto.

A secretária orienta que o produtor acompanhe o seu CAR em todas as etapas. São mais de 137 mil cadastros já protocolados na base de dados da Sema. Ao longo desses quatro anos e meio de gestão da Sema, já foram analisados quase 70 mil cadastros e 10% foram validados.

“Observamos que temos mais de 20 mil cadastros suspensos por não cumprimento de pendências, ou seja, o nosso analista faz a análise do processo, faltou documentos ou informações, ele devolve para o responsável técnico e essa pessoa tem 90 dias para responder. Se ele perder esse prazo legal o CAR fica suspenso”, explica.

O proprietário com o CAR suspenso tem dificuldade de fazer financiamento e vender a produção. As instituições financeiras e as empresas consultam esse cadastro e acabam considerando o CAR suspenso como uma restrição, avalia a adjunta.

O “Simcar em Campo” é organizado pela Sema, como parte da programação do Sindicato Mutirão Ambiental Vale do Rio Cuiabá, do Sindicato Rural de Cuiabá. O evento conta com apoio da Famato, Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja).

Serviço | Simcar em Campo

Local: Ao lado do Sindicato Rural, Parque de Exposições
Programação:

12/07
8h – Abertura
8h30 – Palestra – Cadastro Ambiental Rural: Oportunidades e desafios na regularização do imóvel rural | Secretária Adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto
10 às 17h – Atendimento individualizado com analistas da Sema
14h – Atendimento Simcar Assentamentos | Secretária Adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto

13/07
8h às 17h – Atendimento individualizado com analistas da Sema

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Governo prorroga prazo de validade de concursos da Segurança Pública

Publicado

em

Por

O Governo de Mato Grosso prorrogou o prazo de validade dos concursos públicos realizados para formação de cadastros de reservas para diversos setores da Segurança Pública. A prorrogação de três concursos, pelo prazo de dois anos, foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (21.11).

Com a medida, os concursos que formaram as listas de candidatos classificados para cadastros de reservas nos cargos de soldado e oficial da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, além de oficiais do quadro de serviço de saúde da PMMT, terão validade até o dia 2 de dezembro de 2026.

O concurso da Polícia Judiciária Civil para os cargos de delegado e investigador, realizado em 2022, também está prorrogado até o dia 2 de dezembro de 2026. A prorrogação foi publicada no Diário Oficial do dia 5 de novembro.

O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel César Roveri, destaca que a prorrogação do prazo demonstra a preocupação do Governo do Estado não somente com a estruturação material e a modernização da Segurança Pública, mas, principalmente, com a garantia do aumento do efetivo na prestação de serviços à população.

“A prorrogação legaliza e torna ágil a convocação de novos servidores. Convocações que faremos dentro das necessidades do serviço público e da capacidade financeira do Estado”, afirma.

Outras prorrogações

O Governo também prorrogou, para até junho de 2025, o concurso realizado em 2018 para o Sistema Socioeducativo. Este mês, por exemplo, está em andamento o processo de nomeação de mais 40 candidatos do cadastro de reserva.

Outro concurso que teve o prazo de validade prorrogado foi o da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), realizado em 2022. O ato de prorrogação foi publicado no primeiro semestre deste ano. Com isso, o certame tem validade até junho de 2026.

Nomeações

Entre 2019 e outubro deste ano, o Governo do Estado nomeou 2.300 novos servidores públicos para a Segurança Pública, classificados em concursos realizados para formação de cadastros de reserva.

As nomeações incluem 654 aprovados para a Polícia Militar, 446 para a Polícia Judiciária Civil, 400 no Sistema Prisional, 340 no Socioeducativo, 286 na Politec e 156 no Corpo de Bombeiros.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora