Connect with us

MATO GROSSO

Grandes resultados, arquibancadas lotadas e conquistas mato-grossenses marcam competição em Cuiabá

Publicado

em

Arquibancadas lotadas todos os dias e grandes resultados marcaram a realização do Troféu Brasil de Atletismo em Cuiabá, no período de 06 a 09 de julho. Realizada no Centro Olímpico de Treinamento (COT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a competição mais tradicional do atletismo brasileiro trouxe ainda reconhecimento e medalhas a atletas de Mato Grosso.

O ouro mato-grossense veio com Almir Cunha dos Santos, o Almir Júnior, que conquistou o tricampeonato do salto triplo no Troféu Brasil, na tarde de domingo (09.07). O atleta iniciou sua carreira no município de Peixoto de Azevedo e teve o apoio da torcida para brilhar na disputa.

“Estou muito feliz por competir em casa e por ter minha família nas arquibancadas. Foi aqui que tudo começou em 2009. Surgi para o esporte e depois fui morar e treinar em Porto Alegre para me aprimorar. Estava treinando em Portugal, mas fiz questão de participar deste Troféu Brasil. É muito especial estar aqui”, contou Almir.

Outro destaque foi Wendell Jerônimo, que conseguiu duas medalhas de prata na competição, nos 5000m e nos 1000m rasos, e se consolidou como um dos principais nomes do atletismo do Estado e do país. O atleta é contemplado com Bolsa Atleta Internacional, que integra o programa Olimpus promovido pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

“Sou muito grato ao governador Mauro Mendes, aos secretários Jefferson e David, à toda Secel, por esses investimentos nos atletas pelo programa Olimpus. Isso mudou minha vida, o atletismo me fez ser valorizado. Agora vem competições novas, espero fazer o ciclo olímpico e vou continuar fazendo o melhor”, expõe o atleta natural de Pontes e Lacerda, que representa atualmente a Associação de Corredores de Rua de Lucas do Rio Verde (ACORR).

Líder do ranking brasileiro no salto em distância de 2023 e recordista sul-americana na categoria Sub-23, Lissandra Maysa Campos, também contou com grande torcida no COT e assegurou mais uma medalha de prata para Mato Grosso. Natural de Nossa Senhora do Livramento (MT), e representando o Instituto Vicente Lenílson (IVL- Cuiabá), a atleta, que é beneficiada pelo programa Olimpus, fez o segundo melhor salto da competição (6,50 m).

O jovem Jânio Marcos Varjão foi mais um atleta do programa Olimpus que garantiu a participação mato-grossense no pódio do Troféu Brasil. O atleta da Associação de Atletismo de Barra do Garças conquistou a medalha de bronze na prova de 1500 m rasos.

Ao todo, participaram da competição 750 atletas, representando 120 clubes de todas as regiões do País. De Mato Grosso, 40 atletas representaram nove clubes de diferentes municípios, como Araputanga, Barra do Garças, Cuiabá, Sorriso, Peixoto de Azevedo e Várzea Grande.

“Essa competição fez história, vai deixar saudades. Parabéns aos medalhistas e a todos os demais participantes que conseguiram índices para o Troféu Brasil, em especial aos atletas de Mato Grosso. E queremos também agradecer a nossa população que abraçou o evento”, destaca o titular da Secel, Jefferson Carvalho Neves.

Grandes resultados do Troféu Brasil de Atletismo

Os melhores atletas da competição foram o marchador Caio Bonfim e a velocista Lorraine Martins. Caio ganhou duas medalhas de ouro com dois recordes do campeonato, nos 20 km e nos 35 km. Lorraine ganhou três medalhas de ouro, nos 100 m, no revezamento 4×100 m e nos 200 m, com 22.59, índice para o Mundial de Budapeste, Hungria, de 19 a 27 de agosto.

Oito recordes do Troféu foram quebrados, com Caio Bonfim e Gaby Muniz nas marcha atlética 20 km e 35 km, Erik Cardoso, nos 100 m, com a Orcampi no 4×400 m misto, Chayenne Pereira da Silva, nos 400 m com barreiras, e Pedro Henrique Nunes Rodrigues no lançamento do dardo.

Além disso, o campeão mundial indoor do arremesso do peso, Darlan Romani, conseguiu superar os índices exigidos para o Mundial de Budapeste e para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. A marca da vitória foi de 21,58 m, obtida na segunda tentativa de Darlan, que levou ou ouro e assumiu a liderança do Ranking Brasileiro.

Mais de 220 mil pessoas assistiram ao vivo a transmissão do evento e, nas arquibancadas do COT/UFMT mais de 7 mil pessoas acompanharam os quatro dias de competições.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos, a parceria com o Governo do Estado do Mato Grosso para a realização da competição em Cuiabá foi acertada.

“Faço uma avaliação super positiva. Todas as nossas expectativas foram superadas, com grandes resultados, oito melhores marcas do Troféu conseguidas e também muitas marcas pessoais e da temporada, o que mostra que a decisão de trazer o evento para Cuiabá foi acertada. A população também comprou essa ideia e tivemos arquibancadas cheias todos os dias, o que é muito legal e também contribuiu para a boa performance dos atletas”, afirmou Wlamir.

O Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com patrocínio das Loterias Caixa e do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, com apoio do SESI, da Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT) e da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

(Com informações da Assessoria de Comunicação CBAt)

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Seminário em Cuiabá reúne especialistas para debater recuperação e falência empresarial

Publicado

em

Por

Estão abertas as inscrições para o 1º Seminário de Insolvência Empresarial de Mato Grosso, que ocorrerá no próximo dia 22 de novembro, em Cuiabá. Promovido pelo Instituto Brasileiro da Insolvência (Ibajud), em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) por meio da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (ESMAGIS-MT) e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), por meio da Escola Superior da Advocacia, o evento reunirá especialistas de renome nacional para discutir os desafios da recuperação e falência corporativa no Brasil.
 
O encontro é direcionado a advogados, juízes, promotores, contadores, administradores judiciais, leiloeiros, bem como empresários e estudantes das áreas de Direito e Administração. As inscrições são gratuitas, as vagas limitadas e haverá certificação para os participantes.
 
De acordo com a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva, esse é um tema necessário e urgente de ser discutido. “O seminário é um espaço adequado para que especialistas no assunto e participantes discutam os melhores métodos disponíveis que possibilitem às empresas apostarem em prevenção e até mesmo para que possam sair mais fortalecidas dessas crises que atingem o mercado como um todo. Assim, os meios judiciais, que tratam de falências e recuperações, consideradas insolvências do mundo empresarial, precisam estar atualizados, com base na legislação, para atender às demandas.”
 
Segundo o coordenador acadêmico do Ibajud, Luigi Trindade, a programação inclui temas como o tratamento da crise do produtor rural; financiamentos, DIP e Fundos de Investimentos do Agro; créditos sujeitos ou não na recuperação judicial; aspectos práticos da função do administrador judicial e jurisprudências na recuperação judicial de produtor rural.
 
O evento marcará o pré-lançamento da segunda edição do Anuário Brasileiro da Insolvência – IBAJUD 2025/2026. A obra, com dados atualizados sobre o panorama jurídico e econômico do setor, reúne análises aprofundadas dos principais agentes corporativos em reestruturações, recuperações, dívidas e falências, tornando-se ferramenta indispensável para a tomada de decisões dos profissionais que atuam no campo da insolvência.
 
Breno Miranda, advogado mato-grossense e presidente do IBAJUD, destaca a importância de um debate aprofundado e da busca por soluções inovadoras para enfrentar os desafios da reestruturação empresarial em Mato Grosso. “A recuperação e a falência impactam todas as camadas da sociedade. No agro, setor vital para o país, os efeitos reverberam por toda a economia, influenciando desde a indústria de insumos até o comércio e serviços. Por isso, é essencial discutir e desenvolver estratégias específicas que atendam às particularidades dos produtores rurais, ajudando a manter sua viabilidade econômica e garantindo a continuidade da produção agrícola”, desta Miranda.
 
“Vamos examinar as estratégias e medidas utilizadas para superar as dificuldades financeiras dos produtores rurais, a jurisprudência relacionada à recuperação judicial no agronegócio, além de aspectos essenciais para a reestruturação financeira no setor agrícola”, afirma Luiz Alexandre Cristaldo, diretor administrativo do Instituto.
 
A organização é conduzida por Luigi Trindade, coordenador acadêmico do IBAJUD; Jorge Campos, diretor institucional; e dos embaixadores da entidade em Mato Grosso: Bruno Carvalho, de Cuiabá; Alex Tocantins, da região de Sinop; e Pedro Reis, de Rondonópolis. A iniciativa conta com o apoio da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (ESMAGIS-MT) e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT).
  
  
   
O seminário – O 1º Seminário de Insolvência Empresarial é uma iniciativa do IBAJUD – Instituto Brasileiro da Insolvência, que reúne renomados especialistas, acadêmicos e profissionais da área para um diálogo produtivo sobre o setor. Planejado para ocorrer em diversas regiões do Brasil, o evento tem como objetivo promover a troca de conhecimentos e discutir as últimas tendências e práticas emergentes do setor em todo o país.
  
Serviço – 1º Seminário de Insolvência Empresarial de Mato Grosso
 
Data: 22/11
Horário: 8h30 às 18h30.
 
Local: Auditório Espaço Justiça, Cultura e Arte Desembargador Gervásio Leite – Tribunal de Justiça
Endereço: Rua C, s/n Centro Político Administrativo – Cuiabá, MT
 
Leia matéria correlata:
 
 
 Descrição das imagens: Foto 1 – peça publicitária colorida onde aparece uma ponte, ilustrando um dos pontos turísticos de Cuiabá. Na lateral superior esquerda, os logos do Ibajud, Poder Judiciário, Escola dos Servidores e OAB. À direita, informação sobre data (22 de novembro) e horário (8h30 às 18h30). Na parte inferior direita, o nome do seminário e o local de realização (TJMT-Cuiabá). 
 
Lauri Peireira 
Assessor de Imprensa 
Instituto Brasileiro da Insolvência 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora