Connect with us

Cuiabá

Secretaria de Habitação começa mutirão de regularização fundiária no bairro Novo Mato Grosso

Publicado

em

O movimento de moradores começou cedo na Escola Municipal Irmã Maria Betty de Souza Pires, no bairro Novo Mato Grosso, onde a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária iniciou o mutirão para entregar os títulos definitivos de propriedade para cerca de 250 famílias. A van da Secretaria ficará por 15 dias na escola, localizada na avenida Andradian, número 99, em horário comercial.

O secretário de Habitação, Marcrean Santos, visitou o local logo no início do dia e ouviu dos moradores a alegria de realizar o sonho de muitos anos.

Marileide Maria Senábio Vieira afirma que mora no bairro há quase 40 anos e vai aproveitar o mutirão para ter o seu título definitivo. Ela conta que participou da reunião realizada no bairro na semana passada e já foi hoje com todos os documentos necessários para dar entrada ao processo.

Gláucia Nascimento, que mora no bairro há 21 anos, está há 17 anos no mesmo imóvel e ainda não tem o documento definitivo. “Esse mutirão significa muito para nós. O título representa a valorização do nosso imóvel”.

O secretário Marcrean Santos reforçou que a meta estipulada pelo prefeito Emanuel Pinheiro é entregar 10 mil títulos definitivos até o fim do ano. “Para nós é uma alegria estar hoje na secretaria para avançar na regularização fundiária de Cuiabá. Só aqui no Novo Mato Grosso são quase 250 famílias que poderão ter seus títulos já registrados e de forma gratuita. Isso é a valorização do imóvel, é o direito de cidadania, dando o documento definitivo registrado em cartório”.

No bairro, as equipes da secretaria realizam o cadastramento social. Após, os documentos são enviados ao cartório.

Documentos necessários

Para realizar o cadastramento social, o morador precisa providenciar os seguintes documentos: RG atualizado (data de expedição dentro de 10 anos), CPF, comprovante de endereço, Certidão de Nascimento (se for solteiro) ou de Casamento, Carteira de Trabalho, comprovante de renda (holerite, cartão, pensionista), contrato de compra e venda (se tiver) ou documento que comprove a posse pacífica e o tempo de ocupação, espelho com o número do NIS (Número de Identificação social – pessoas inscritas no Cadastro Único – CadÚnico) atualizado.

Próximo será o Planalto

O próximo bairro a receber o mutirão de regularização fundiária será o Planalto. Para preparar os moradores, o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Marcrean Santos, realiza nesta segunda-feira uma reunião no Clube de Mães, localizado na rua Neblina, nº 88, às 19h.

“Nas reuniões tiramos as dúvidas dos moradores e já damos todas as orientações de como regularizar o título”.

O mutirão já passou pelos bairros Jardim Leblon, Novo Terceiro, Três Barras, Dr. Fábio I e II, Altos da Serra I e II, Novo Colorado, Ribeirão do Lipa, Jonas Pinheiro I e II, Jardim Umuarama I e II, Novo Paraíso I e Ouro Fino.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Terra de canteiros de obra do BRT ajuda a entupir bueiros e causar alagamentos nas avenidas Prainha e do CPA; empresa será acionada para promover a limpeza

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Cuiabá esclarece que, na tarde desta terça-feira (12), foram registrados diversos pontos de alagamento e a Defesa Civil já está em atuação. Não há registros de vítimas ou de alagamentos residenciais. Uma das áreas mais afetadas é a avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. CPA), onde estão concentradas obras de implantação do BRT, além da avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), que recentemente passou por um grande mutirão de limpeza.

O vice-prefeito de Cuiabá e secretário municipal de Obras Públicas, José Roberto Stopa, avaliou que, devido à quantidade de terra espalhada nos dois sentidos da via (avenida do CPA) em decorrência da obra, será necessário acionar a empresa contratada para a execução do trabalho, por meio do governo do estado, para realizar a limpeza, remoção de entulhos, além da drenagem e limpeza de bueiros.

“Certamente, em decorrência da quantidade de terra espalhada pela via, as ações deverão ser mais robustas. Agora, a Prefeitura de Cuiabá promoverá as medidas cabíveis para que a população não seja ainda mais penalizada”, afirmou.

O secretário também reforçou que a Pasta mantém equipes trabalhando diariamente na limpeza dos bueiros, mas ponderou que a drenagem em uma cidade tricentenária como Cuiabá enfrenta graves problemas, o que resulta em pontos de alagamento.

De acordo com o diretor da Defesa Civil de Cuiabá, Ozéias Souza, foram registrados 32 milímetros de chuva em apenas duas horas. As equipes percorrem a cidade e realizam o monitoramento de áreas consideradas de risco, como margens de córregos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora