Connect with us

BRASIL

Hoje é Dia: Dia Mundial da População e do Rock marcam a semana

Publicado

em

A semana entre os dias 9 e 15 de julho tem duas datas que chamam atenção de públicos específicos. No dia 11 de julho comemora-se o Dia Mundial da População, uma data sugerida pelo Conselho de Governadores do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP) da ONU. 

A data surgiu após o “Dia dos 5 Bilhões”, que ocorreu em 11 de julho de 1987, quando a população mundial alcançou a marca recorde de 5 bilhões de pessoas. O objetivo dessa data é promover a conscientização sobre questões relacionadas à população global, como planejamento familiar, saúde reprodutiva e direitos humanos. Programas como o Viva Maria e o Rádio Animada já falaram sobre a data:

Dois dias depois, em 13 de julho, é celebrado o Dia Mundial do Rock. A data, especial para os amantes do ritmo, é uma homenagem ao Live Aid, evento que ocorreu nessa mesma data em 1985. No Dia Mundial do Rock, fãs de todo o mundo celebram esse gênero musical tão influente e apreciado por diversas gerações. No ano passado, o Repórter Brasil relembrou a data. 

A semana também é lembrada por acontecimentos marcantes. No dia 11 de julho, um trágico acidente envolvendo um avião brasileiro em Paris completa 50 anos. A catástrofe resultou na morte de 122 pessoas, incluindo o cantor Agostinho dos Santos. A vida do cantor já foi retratada no Momento Três e do programa De Lá Pra Cá. 

O dia 12 de julho é marcado pelos 25 anos da derrota do Brasil na final da Copa do Mundo de 1998. Na ocasião, a seleção brasileira perdeu para a França por 3 a 0 em um jogo marcado pela atuação de gala de Zinedine Zidane e pela convulsão de Ronaldo Nazário antes da partida. 

Por outro lado, temos uma vitória a comemorar no dia 13. Na data, celebra-se o aniversário de 55 anos da vitória da brasileira Martha Vasconcellos no Miss Universo. Sua vitória foi motivo de orgulho para o país e inspirou gerações de mulheres brasileiras a perseguir seus sonhos e alcançar sucesso em concursos de beleza internacionais.

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

Julho de 2023
9

Nascimento do antropólogo teuto-americano Franz Boas (165 anos) – um dos pioneiros da antropologia moderna que tem sido chamado de “Pai da Antropologia Americana”

11

Nascimento do músico compositor e flautista fluminense Joaquim Antônio da Silva Callado (175 anos) – considerado um dos criadores do choro ou “o pai dos chorões”

Nascimento do antropólogo paulista Roberto Cardoso de Oliveira (95 anos)

Acidente com avião brasileiro mata 122 em Paris, entre os quais, o cantor Agostinho dos Santos e o político e ex-chefe da polícia de Vargas, Filinto Müller (50 anos)

Dia Mundial da População – comemoração sugerida pelo Conselho de Governadores do UNDP (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) da ONU após o “Dia dos 5 Bilhões” de 11 de julho de 1987, quando o planeta teria alcançado a então quantidade recorde de 5 bilhões de pessoas

12

Nascimento do médico e fisiologista francês Claude Bernard (210 anos) – conhecido fundamentalmente pela criação da medicina experimental/baseada em evidências

Morte do cantor e compositor paulista Agostinho dos Santos (50 anos)

Morte do músico de jazz estadunidense Bennett Lester Carter, o Benny Carter (20 anos) – uma das figuras principais do mundo do jazz, desde a década de 1930 até à década de 1990

Malala Yousafzai discursa na sede da ONU (10 anos) – foi a primeira aparição pública desde o atentado que sofreu de um extremista Talibã; é conhecida por seu ativismo pelo direito por educação das garotas no Paquistão, e, por isso, virou alvo dos extremistas. Foi a pessoa mais nova a ser laureada com um prémio Nobel

Brasil perde a final da Copa do Mundo 1998 para a França (25 anos)

Dia de Malala – ONU declara o Dia de Malala, em homenagem à ativista paquistanesa Malala Yousurfzai

13

Morte do cantor, violonista, clarinetista, tresero e compositor cubano Máximo Francisco Repilado Muñoz Telles, o Compay Segundo (20 anos) – participou ativamente do ambicioso projeto Buena Vista Social Club, um disco produzido por Ry Cooder, em 1996, em que se reuniram os grandes nomes da música cubana

Morte do cantor e compositor fluminense Cyro Monteiro (50 anos)

A brasileira Martha Vasconcellos é eleita Miss Universo (55 anos)

Dia Mundial do Rock – homenagem ao Live Aid, megaevento que aconteceu nesse dia em 1985

14

Nascimento do cineasta e dramaturgo sueco Ingmar Bergman (105 anos)

Criação da União de Negros pela Igualdade – UNEGRO (35 anos)

15

Nascimento do cantor e compositor maranhense Josias Sobrinho (70 anos)

Capoeira é reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro (15 anos)

Dia Mundial das Habilidades dos Jovens – data reconhecida pela ONU

Fonte: EBC GERAL

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora