Connect with us

MATO GROSSO

“Equipe bem treinada garante mais eficiência nos atendimentos”, afirma comandante do Corpo de Bombeiros

Publicado

em

Mais de 100 pessoas se mobilizaram nesta sexta-feira (07.07) para a simulação de uma explosão e atendimento de primeiros socorros do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) no Shopping Pantanal. A ação, que faz parte do cronograma do 6º Curso de Atendimento Pré-Hospitalar, foi realizada no térreo do edifício, com a presença de vítimas simuladas por meio de maquiagem e próteses, a fim de garantir uma imersão realista aos participantes.

“O Governo de Mato Grosso tem a preocupação de capacitar seus servidores, com grandes investimentos em cursos como este. Ao ter uma equipe bem treinada, o Corpo de Bombeiros pode atender ocorrências com muito mais eficiência em todo o Estado. O curso que se encerra nesta sexta-feira visa melhorar especificamente nossos atendimentos de primeiros socorros”, explicou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alessandro Borges.

Com um mês de duração, o 6º Curso de Atendimento Pré-Hospitalar teve início em junho e durou quatro semanas. Já a ação que marcou seu encerramento simulou uma explosão no shopping com vítimas fatais e sobreviventes. Cada uma das equipes do curso fez o atendimento pré-hospitalar e direcionou as vítimas para as viaturas e helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPaer), conforme a gravidade dos ferimentos, simulados por meio de maquiagens e próteses. No total, 27 alunos do curso participaram.

“Esse treinamento tem como objetivo criar um cenário para que os alunos possam colocar em prática todo conhecimento adquirido ao longo do curso. Entendemos que, quanto mais treinamentos a corporação realizar, melhor estaremos capacitados para atender a sociedade mato-grossense, e este cenário realista garante que bombeiros prestem depois o melhor atendimento aos mato-grossenses”, afirmou a major Marielle, coordenadora do curso.

Aluno do curso, o soldado Assunção ressalta que as principais noções de primeiros socorros são aprendidas durante a formação de bombeiro, mas que participar de uma simulação tão real garante que os bombeiros entendem a fundo como devem se comportar e o que fazer durante o atendimento de uma ocorrência.

“O aprendizado proporcionado por este curso é de extrema importância para nós, do Corpo de Bombeiros e demais forças de segurança. Com este simulado, pudemos sentir na pele como seria uma ocorrência dessa magnitude. Participar deste curso especializado é garantir o salvamento de mais vidas”, afirmou o soldado.

Estudante de técnica em enfermagem, Amanda Pacheco foi uma das alunas do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) que participou como vítima da simulação. Ela afirma que, com a experiência, pode ter a certeza de que o Corpo de Bombeiros está altamente preparado para salvar vidas.

“Foi uma experiência excelente. Abracei essa oportunidade com unhas e dentes. Me caracterizei e fui afundo. Se no ano que vem tiver novamente, quero participar mais uma vez. Ali me senti realmente como uma vítima bem socorrida pelo Corpo de Bombeiros. Ficou claro que os bombeiros estão preparados para salvar vidas”, disse Amanda.

O comandante-geral dos Bombeiros explica que a capacitação se torna ainda mais necessária aos militares porque o atendimento pré-hospitalar é o serviço mais prestado pela corporação. Anualmente são mais de 35 mil ocorrências.

“É o serviço com o maior número de atendimentos, como acidentes de veículos e fogo. Esse é o nosso dia a dia, por isso uma capacitação como essa se torna tão importante, não só para a corporação como também para a população mato-grossense”, afirmou.

Superintendente do Shopping Pantanal, César Moraes explicou que o empreendimento é parceiro do Corpo de Bombeiros e reconheceu que ações como essa são fundamentais para capacitar a equipe interna da unidade.

“Um bom atendimento só acontece com treinamento. Temos o hábito, em parceria com o Governo do Estado, de simular uma situação como essa que pode vir a ocorrer dentro de um shopping. Esse treinamento dá tranquilidade para lojistas e consumidores e ajuda a salvar vidas”, afirmou.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Rotam e Força Tática prendem três por formação de quadrilha, apreendem drogas e resgatam criança

Publicado

em

Por

Dois homens e uma mulher foram presos nesta quinta-feira (07.11) por associação criminosa, tráfico ilícito de drogas, resistência e desobediência, em Nova Xavantina. Na ação, policiais militares da Força Tática da 29ª Companhia Independente e do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) apreenderam um tablete de maconha, dez trouxinhas de maconha, quatro porções de pasta base, uma faca, três celulares e R$ 331 em dinheiro.

Durante deflagração da Operação Recens Satus, no combate à criminalidade no município, os policiais receberam denúncia sobre o tráfico de drogas em uma residência no bairro Santana, já conhecida como ponto de comercialização de entorpecentes na região.

No local, as equipes flagraram três pessoas no quintal, que correram para os fundos da casa com aproximação das equipes. Uma suspeita tentou fugir com uma criança de 8 anos, mas foi abordada e detida em seguida.

No imóvel, os militares apreenderam diversas porções de drogas entre maconha e pasta base de cocaína, além de aparelhos celulares e dinheiro em espécie.

Os policiais continuaram atrás dos outros dois suspeitos, de 18 e 20 anos, que foram encontrados em uma construção. A dupla também portava algumas porções de ilícito.

A criança ficou aos cuidados de uma equipe do Conselho Tutelar, enquanto o trio e todo material apreendido foram levados à delegacia para registro do boletim de ocorrência.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora