Membros do Ministério Público do Estado de Mato Grosso que atuam na região norte do estado e integrantes da Administração Superior participam neste final de semana, em Alta Floresta, de evento institucional. A programação começa no sábado (08) com a realização de curso de Inteligência promovido pelo Gabinete de Segurança Institucional.
O encontro terá continuidade no domingo (09) com reunião para discussões de pauta administrativa. Na segunda-feira (10), haverá o evento “Diálogos Possíveis”, realizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) – Escola Institucional do MPMT. A abertura dos trabalhos ficará a cargo do coordenador do CEAF, promotor de Justiça Antonio Sergio Cordeiro Piedade.
Promotores e promotoras de Justiça vão discutir meios de “Otimização da atuação no Tribunal do Júri”. O tema será abordado pelo promotor de Justiça em Alta Floresta, Paulo José do Amaral Jarosiski.
Integram o polo 7 as seguintes comarcas: Alta Floresta, Apiacás, Nova Monte Verde, Paranaíta, Colíder, Nova Canaã do Norte, Terra Nova do Norte, Itaúba, Peixoto de Azevedo, Matupá e Guarantã do Norte.
DIÁLOGOS POSSÍVEIS – A iniciativa, segundo o coordenador da Escola Institucional, consiste na realização de palestras com o intuito de “construir diálogos possíveis acerca de temas pertinentes ao Ministério Público de Mato Grosso, tendo como produto final um compêndio com artigos sobre os debates”.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, deflagrou a Operação Cafofo para cumprimento de dois mandados de prisão, nesta sexta-feira (22.11).
As ordens judiciais foram cumpridas na Cadeia Pública do município de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.
Os detentos, de 23 e 29 anos, são investigados por planejarem um roubo em Confresa. Armados, os suspeitos, que executaram o crime, invadiram uma residência e fizeram a família de refém e cárcere privado.
Agindo com extrema violência, os criminosos amarraram as vítimas, que foram obrigadas a fazer várias transferências via PIX. Após subtraírem uma alta quantia em dinheiro, enviada para diferentes contas, os suspeitos fugiram.
Durante investigação da Derf de Confresa, os autores do roubo foram identificados e já estão presos, bem como identificados os outros integrantes que receberam o dinheiro.
Entre os envolvidos, estão os dois detentos, alvos dos mandados de prisão expedidos pelo juízo da Comarca de Porto Alegre do Norte, cumpridos nesta sexta-feira (22), na Cadeia Pública de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado.
A Derf de Confresa afirma que as investigações continuam para apresentar à Justiça os demais integrantes que também receberam as transferências, assim desarticulando a organização criminosa.
Nome
A operação Cafofo faz referência a local pantanoso ou alagadiço que exala mau cheiro. Na gíria popular significa casa ou esconderijo.