Connect with us

Lucas do Rio Verde

Brigadistas e Corpo de Bombeiros iniciam trabalhos de prevenção e controle de incêndios em Lucas do Rio Verde

Publicado

em

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Segurança Pública, em parceria com a 13ª Companhia Independente de Bombeiro Militar, forneceu 08 brigadistas, sendo 02 cadastros de reserva, para prevenir, controlar, proteger e combater os incêndios florestais, incêndios em terrenos urbanos e queimadas no município, conforme a Lei nº 3.369/2022.

“Todo ano nós temos uma um Termo de Cooperação Técnica com a 13ª Companhia Independente de Bombeiro Militar. Os participantes inscritos passaram por treinamento com o Corpo de Bombeiros, sendo contratados os melhores integrantes do grupo para atuarem na brigada. As secretarias de Segurança Pública e de Agricultura e Meio Ambiente fazem essa parceria e todo trabalho nosso é realizado sempre com a expectativa de os indicadores deste ano, sejam menores em comparação aos anteriores em nosso município”, pontuou o secretário de Segurança Pública, cel. Marcos Cunha.

O trabalho dos brigadistas iniciou no dia 03 de julho e vai até o último dia de outubro, com a possibilidade de ser prorrogado caso o período de estiagem se prolongue. O regime semanal é de 40 horas de trabalho e a remuneração mensal é de R$ 1.952.

De acordo com dados apresentados pelo 1º Tenente da 13ª Companhia Independente de Bombeiro Militar, Wolf Tarik Souza Gomes, durante o ano de 2022, a corporação junto aos brigadistas combateu 121 casos de incêndios em Lucas do Rio Verde. “Os brigadistas são um reforço para a guarnição, muito importante, pois a partir do momento que conseguimos atuar em menos tempo no combate ao incêndio, eu previno que outras áreas sejam atingidas, evitando que se propague com mais velocidade. E pedimos que a população também nos ajude, denunciando e sabendo que fazer queimadas é prejudicial à saúde”, esclareceu.

De acordo com o Governo de Mato Grosso, a proibição de queimadas no estado segue de 1º de julho a 31 de outubro. A medida está prevista no decreto nº 259/2023, publicado em edição extra do Diário Oficial de 05 de maio de 2023. O documento leva em consideração as condições climáticas do período, com previsão de estiagem, altas temperaturas, umidade relativa do ar baixa e intensos ventos, que favorecem ocorrências de incêndios florestais.

Denuncie
Para denunciar focos de incêndios, ligue para o Corpo de Bombeiros via 193, ou para a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (65) 3549-7105.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo

Lucas do Rio Verde

Mais de 470 animais foram microchipados em Lucas do Rio Verde

Publicado

em

Por

Desde setembro deste ano, mais de 470 animais já foram microchipados em Lucas do Rio Verde. O serviço oferecido gratuitamente para cães e gatos atendidos na Unidade Permanente de Castração – UPC, passa a ser ofertado a toda cidade.

O pequeno dispositivo de identificação eletrônica é implantado sob a pele e é praticamente indolor, como se fosse uma vacina. O chip permite que o tutor seja localizado em caso de perda ou abandono.

“Mais um passo importante estamos dando nessa nobre frente que é a causa animal. A microchipagem eh uma ferramenta fundamental para avançarmos na luta contra o abandono, além de outros benefícios, como a redução de pets perdidos e informações do animal”, explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.

A microchipagem passou a ser obrigatória em Lucas do Rio Verde, por meio da Lei nº 3.716, de setembro de 2024 e tem como slogan de campanha “Cuidado Inteligente”. O chip implantado no cão ou gato, contém informações como o telefone de contato do tutor e endereço, além da raça do pet, nome, idade e se ele tem algum tipo de doença ou usa medicação específica (em caso de doença).

Inicialmente a UPC estava realizando a microchipagem nos cães e gatos que já estavam agendados para a castração na unidade. Desde a abertura da UPC, o número de animais já castrados pela Prefeitura chega a mais de 3.290 cães e gatos, entre fêmeas e machos.

Cadastro para microchipagem
Inicialmente, apenas os cães e gatos da UPC estão sendo atendidos. A partir do dia 22 de novembro, a ação será estendida para todas as pessoas, mediante ao cadastro prévio. O atendimento será toda sexta-feira, na UPC.

Para tanto é necessário realizar um cadastramento no seguinte endereço eletrônico: https://www.animalltag.net/

O cadastramento é simples e contém dados sobre o tutor, o animal e foto do cão ou gato.

Mais informações ou dúvidas entre em contato no 65 3549 -7197 ou 3549 -7172.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora