A Comarca de Porto Alegre do Norte comunica a abertura do processo seletivo para o credenciamento de juiz leigo. O regulamento está disponível no Edital 7/2023-CPAN.
Inscrições: a inscrição é gratuita e deverá ser realizada até às 23h59min do dia 23 de julho, exclusivamente por meio eletrônico, via sistema PAV (https://pav.tjmt.jus.br/).
Requisitos: o candidato precisa ser advogado, com comprovação de 2 anos ou mais de experiência profissional; não exercer nenhuma atividade político-partidária; não ser filiado a partido político e não representar órgão de classe ou entidade associativa; não possuir antecedentes criminais; não ostentar punição ética-disciplinar pelo Tribunal de Ética e Disciplina da OAB; não patrocinar processo em andamento no(s) Juizado(s) Especiais(s) da(s) comarca(s) onde pretende exercer a função; não cumular no exercício da função pública temporária outra função ou cargo público; não ser cônjuge, companheiro ou parente de magistrados e servidores investidos em cargo de direção e assessoramento, na unidade judiciária na qual exercerá suas funções.
Avaliação: A prova objetiva e prática de sentença serão aplicadas na data provável de 06 de agosto no local indicado em edital específico, com início às 07 horas e término às 12 horas (horário oficial de Mato Grosso). A prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório conterá 20 questões de múltipla escolha e abordará as seguintes áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal, Direito Processual Penal, Lei dos Juizados Especiais, Direito Administrativo/Tributário, Código de Organização e Divisão Judiciário do Estado de Mato Grosso, Legislação Extravagante e Legislação Ambiental. Já a prova prática de sentença deverá conter no mínimo 40 linhas e máximo de 120 linhas, dispensando o relatório.
Critérios de avaliação: a prova objetiva e a prática de sentença valerão de 0 a 100 pontos. Os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 60 pontos terão corrigidas as suas provas práticas de sentença, e os que atingirem nota inferior serão eliminados do processo seletivo.
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) iniciou a 3ª edição da Mostra Estadual das Escolas Técnicas de Mato Grosso – MEET. A primeira cidade a receber o evento foi Tangará da Serra, onde as apresentações científicas ocorreram na noite desta quinta-feira (21.11).
Em Tangará da Serra, a Mostra contou com 15 trabalhos desenvolvidos por alunos e professores na Escolta Técnica local nas categorias projeto de ensino, científico e de extensão. As apresentações científicas foram acompanhadas por dezenas de pessoas e contemplam as áreas de ciências ambientais e agrárias; engenharias e design; e saúde e bem-estar. Todos os trabalhos são avaliadas por profissionais da educação e empresários da região.
Wérica Crislaine, diretora da Escola Técnica de Tangará, afirma que a MEET é um incentivo poderoso para o desenvolvimento crítico e criativo dos alunos. Ao propor projetos que visam soluções práticas para a sociedade, os estudantes podem aplicar teorias e conceitos aprendidos em sala de aula de forma prática.
Segundo a diretora, o evento ainda promove networking com empresários experientes, que avaliam os projetos e compartilham suas visões técnicas, enriquecendo ainda mais os trabalhos dos alunos.
Francilene Fortes, orientadora de projetos da Mostra, avalia que a iniciativa é uma importante oportunidade de despertar nos alunos o gosto pela ciência. “A Mostra é uma chance de contribuir significativamente para que nossos estudantes possam aprender a organizar o raciocínio e técnicas, apresentando resultados satisfatórios e ampliando o conhecimento e a capacidade de comunicar com a sociedade através de ideias inovadoras”.
A MEET é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, por meio da Seciteci, que possibilita alunos e professores apresentarem à comunidade os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.
O tema da atual edição da Mostra é “Inovações Sustentáveis: Tecnologia a Serviço do Planeta”. Os trabalhos escolhidos apresentam projetos e práticas profissionais que colaboram com a diminuição de impactos socioambientais e promovem o desenvolvimento sustentável. Depois de passar pela avaliação, os participantes receberão certificados.
Mato Grosso conta com 17 Escolas Técnicas Estaduais. Até o dia 06 de dezembro, outras oito unidades irão promover apresentações científicas abertas ao público através da MEET, conforme se pode ver a seguir:
ETEC Primavera do Leste – 25/11/24 das 08 às 22hs
Endereço: Rua da Cohab, nº 175, bairro Conjunto Habitacional Cohab Tancredo Neves, Primavera do Leste
ETEC Poxoréu – 27/11/2024 das 07 às 17:00
Endereço: MT – 260, KM 05, Zona Rural, Poxoréu
ETEC Cáceres – 28/11/2024 das 07 às 22:00
Endereço: Av. Getúlio Vargas, s/nº, bairro COC, Cáceres
ETEC Cuiabá – 29/11/2024 das 19:00 às 22:00
Endereço: Av. Gonçalo Antunes de Barros – Carumbé, Cuiabá
ETEC Campo Verde – 29/11/2024 das 19:00 às 22:00
Endereço: Avenida Izidoro Luiz Gentilin, nº 585, Belvedere (ao lado do IFMT) Campo Verde
ETEC Matupá – 02/12/2024 das 19 às 22hs
Endereço: Av. Central Direita, s/nº, Bairro Zona Especial 006, Matupá
ETEC Barra do Garças – 29/11/2024 das 19 às 22hs
Endereço: Rua Xavante, s/nº, Setor Sul II, C Barra do Garças
ETEC Lucas do Rio Verde – 06/12/2024 – das 19:00 às 22:00
Endereço: Av. Santa Catarina 1217 E, bairro Cidade Nova, Lucas do Rio Verde