Connect with us

BRASIL

Vídeo: nuvem forma ‘paredão’ e toma conta do céu de Santo André (SP)

Publicado

em

'Paredão' de nuvem formado no céu de Santo André
Montagem iG / Imagens: divulgação Defesa Civil – 03.07.2023

‘Paredão’ de nuvem formado no céu de Santo André

Uma nuvem em formato de ‘paredão’ foi registrada no céu de Santo André, na Grande São Paulo, e chamou a atenção de moradores da região.

A Defesa Civil de São Paulo compartilhou um vídeo nas redes sociais mostrando as nuvens formando uma espécie de ‘parede’ no horizonte.

“Olha a divisão que está no céu. Nunca tinha visto isso, primeira vez. Acho que em cima deve estar ar quente e embaixo ar frio, por isso teve a divisão”, afirmou o morador que registrou as imagens divulgadas.

Veja:

@defesacivilsp

Isso aconteceu hoje, em Santo André. Impressionante como as nuvens formaram uma espécie de “parede” no horizonte. Conversamos com nosso meteorologista e ele explicou que não é nenhum fenômeno em específico, não são nuvens de chuva, e possivelmente a velocidade e direção do vento dispuseram as nuvens desta forma. Eae, já viu algo parecido na sua região? Comente aí pra gente

♬ som original – Defesa Civil SP

O meteorologista do órgão informou que “não é nenhum fenômeno em específico”. “Não são nuvens de chuva, e possivelmente a velocidade e direção do vento dispuseram as nuvens desta forma”, afirmou o profissional, segundo a Defesa Civil.

Nas redes sociais, um usuário relatou ter avistado o fenômeno nitidamente na região do Jabaquara. “Vimos esse paradão formado por uma só nuvem, parecia um anel gigante. A natureza é deslumbrante, pena que o tal ser ‘humano’ vem ao longo de anos e anos destruindo tudo”, escreveu.

Uma moradora do ABC Paulista também disse ter avistado a nuvem. “Eu vi, achei interessante. Sou de São Caetano.”

Outra, que mora em Diadema relatou ter avistado o céu da mesma forma. “Até tirei foto”, afirmou.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora