A proximidade do mês de março (Mês da Mulher) motivou a solicitação de uma agenda por advogadas com a presidente do Poder Judiciário de Mato Grosso (PJMT), desembargadora Clarice Claudino. O encontro ocorreu na tarde de quarta-feira (22 de fevereiro), quando a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, a secretária-geral adjunta, Adriana Tanssini, e sete presidentes de Subseções da Ordem forma recebidas pela desembargadora.
A visita institucional se tornou uma roda de conversas com troca de experiências e compartilhamento de desafios enfrentados por elas pelo fato de exercerem lideranças femininas. “A mulher está se afirmando cada dia mais nos cargos de gestão. Isso, na minha visão, é fruto do próprio amadurecimento da mulher, que vem agora em uma fase de colheita de frutos das gerações passadas. Aqui no TJMT, a desembargadora Shelma Lombardi de Kato, lá nos anos de 1991 abriu o caminho para que hoje não precisemos passar pelos mesmos desafios que ela passou”, lembrou a desembargadora presidente.
Clarice Claudino enfatizou o bom relacionamento entre as duas instituições e a felicidade em receber tantas lideranças femininas. “Ao mesmo tempo em que foi uma visita institucional, também foi momento de descontração e de conhecer a realidade de cada uma das subseções, que estão sendo geridas por essas mulheres, e mulheres jovens. Também surgiram várias ideias de parceria”, adiantou.
O grupo também aproveitou o momento para celebrar algumas vitórias e conquistas alcançadas pelas mulheres neste percurso. “Vivemos um momento muito especial quando se fala em representatividade feminina no cenário estadual, nacional”, destacou a presidente da OAB-MT ao salientar que o sistema de Justiça como um todo caminha na direção da igualdade de gêneros.
A fala de Gisela se refere ao fato das Cortes Superiores serem comandadas atualmente pelas ministras Rosa Weber (presidente do Supremo Tribunal Federal-STF) e Maria Thereza de Assis Moura (presidente do Superior Tribunal de Justiça-STJ). Em Mato Grosso, a representação feminina conta com a defensora-geral, Maria Luziane Ribeiro de Castro e delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Silveira Maidel. A superintendente da Polícia Federal no Estado também é uma mulher, delegada PF Lígia Neves Azis Lucindo.
Gisela lembrou que em 90 anos de história da Ordem, ela é a segunda mulher a assumir a presidência. A pioneira foi a ex-presidente do TJMT, desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas. “Nas 29 Subseções, nunca foram tantas mulheres a conduzi-las, são nove no mandato 2022/2024”, cita.
No Tribunal, pela segunda gestão consecutiva, duas mulheres dividem a presidência e vice-presidência. Na gestão 2021/2022 a presidente era a Maria Helena Gargaglione Póvoas e a vice, a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro. Na atual gestão, Clarice Claudino tem como vice-presidente a desembargadora Maria Erotides Kneip.
Pacificação social em pauta – Com o slogan da gestão “Semear a paz. Fortalecer a Justiça”, a desembargadora Clarice, que também é presidente do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NugJur), tem levado ao maior número de encontros institucionais possíveis a bandeira da disseminação da cultura da paz. Desta vez o assunto não poderia ficar de fora. “Conversamos sobre a busca pela pacificação social e surgiu a ideia de uma parceria entre a OAB-MT e o TJMT, já que houve conexão com um projeto da Ordem, o Saber nas Escolas, podemos unir forçar para a realização de ciclos de construção de paz nas unidades de ensino, ensinar, crianças e jovens a ter um diálogo mais saudável e organizado”, antecipou a desembargadora.
Ainda participaram do evento as presidentes das subseções da OAB, Cibeli Simões dos Santos (3ª Subseção de Cáceres), Xênia Artmann Guerra (6ª Subseção de Sinop), Fabiane Melo (14ª Subseção de Peixoto de Azevedo), Danusa Oneda (21ª Subseção de Lucas do Rio Verde), Ethiene Brandão (22ª Subseção de Primavera do Leste), Catiane Cardoso (26ª Subseção de Comodoro) e Laís Resende (28ª Subseção de Água Boa).
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição das imagens: Imagem 1 – Foto retangular colorida da presidente do TJMT ladeada pelas lideranças femininas da advocacia.
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) se fez presente na 2ª edição do projeto “15 Anos Solidário”, em apoio a realização da Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento (a 39 km de Cuiabá), que tem como madrinha a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes. Ao todo, 50 debutantes participaram do baile realizado na noite deste sábado (23.11), no Centro de Eventos Antônia de Campos Maciel.
O projeto “15 Anos Solidário”, com o lema “Realizando os sonhos e construindo a Cidadania”, foi direcionado para meninas que completam 15 anos em 2024 e de famílias que estejam inscritas no Cadastro Único. No ano passado, foram 37 anos adolescentes participantes do projeto.
Entre os critérios utilizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Livramento para que as meninas participassem do projeto estão a de estar matriculada na escola e possuir carteira vacinal completa.
O Baile de Debutantes é a parte final do projeto “15 Anos Solidário”, que contou com oficinas com temas relacionados à superação de paradigmas e empoderamento da mulher, valorização da autoestima, além de rodas de conversa sobre comunicação não violenta, inteligência emocional, saúde mental, alimentação saudável, saúde da mulher e superexposição em redes sociais e suas consequências.
O secretário adjunto de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva (Sacis), Emerson Toledo, ressaltou o impacto transformador do projeto social voltado às jovens participantes. Representando o Governo do Estado de Mato Grosso, ele reconheceu o esforço conjunto para promover mudanças significativas na vida das meninas e na comunidade.
“Essa não é apenas uma festa, mas uma celebração de conquistas. Estamos aqui para marcar o início de muitas vitórias dessas 50 meninas que, a partir de hoje, têm um novo norte. Este projeto vai além de um evento; ele constrói consciência, transforma vidas e reforça a importância da cidadania graças a essa iniciativa que une os esforços do município e do Estado”, afirmou Emerson Toledo.
O secretário adjunto também parabenizou toda a equipe envolvida e destacou o apoio da primeira-dama Virginia Mendes e do governador Mauro Mendes. “Este momento só é possível porque temos uma gestão comprometida com as pessoas, que planeja e realiza ações concretas para transformar vidas. É gratificante ver o impacto desse projeto social. Esperamos que ele continue crescendo e alcançando ainda mais comunidades”, enfatizou.
O vice-prefeito de Nossa Senhora do Livramento e prefeito eleito, Dr. Thiago Gonçalo de Almeida, reforçou seu compromisso com a continuidade da iniciativa durante a celebração das debutantes.
“Esse projeto nasceu de forma humilde, numa noite de plantão, quando pensei em como poderia ajudar as jovens de Livramento. No dia seguinte, compartilhei a ideia com a secretária de Assistência Social e, com o apoio de muitas mãos, esse sonho tomou forma. Sozinho, ninguém chega a lugar algum. Por isso, sou imensamente grato a todos que contribuíram, especialmente ao Governo do Estado e à primeira-dama Virginia Mendes, que sempre acreditaram no potencial dessa iniciativa”, destacou.
A secretária municipal de Assistência Social, Gonçalina Eva de Almeida, pediu que o projeto continue para beneficiar mais meninas no futuro e agradeceu às famílias pela confiança no trabalho realizado. “Se não fosse com a ajuda do município e de todos os envolvidos, este momento não seria possível”, apontou.
Para Yasmin Miranda de Souza, debutante da noite, a realização do evento foi motivo de muita emoção. “Agradeço muito a todos e todas que me ajudaram, porque eu sempre quis ter uma festa de 15 anos. Sei que muitas meninas não têm esse tipo de oportunidade, então estar aqui hoje é algo muito especial. Gostei de todos os cursos, de aprender como me cuidar e valorizar a mulher”, destacou.
Já para Elenilse Paes da Rosa Souza, mãe da debutante Yasmin, comentou que a família sempre sonhou com esta celebração, mas não teria condições de arcar com as despesas.
“Nós até pensamos em fazer algo pequeno, só entre a família, mas esse evento superou todas as expectativas. Está tudo maravilhoso! Eu achei superimportante, porque as debutantes merecem, especialmente as meninas mais simples, terem a oportunidade de participar de um evento tão especial como esse. Espero que iniciativas assim aconteçam em outras cidades também”, destacou.
Também estiveram presentes a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Nossa Senhora do Livramento, Leila Lucia Martins de Mello; o vice-prefeito eleito Danilo Monteiro; além de outros secretários municipais, vereadores e servidores da Setasc.