Duzentos e noventa e seis novos escrivães, investigadores e delegados iniciaram nesta segunda-feira (03.07) a etapa de formação técnico-profissional na Polícia Civil de Mato Grosso. Recém-empossados, os novos servidores participaram da aula inaugural e conheceram a diretoria da instituição, em evento realizado no Teatro Zulmira Canavarros, na Capital.
Os novos policiais civis tomaram posse na última sexta-feira e, partir de agora, iniciam o Curso de Formação Técnico-Profissional, coordenado pela Academia de Polícia e com duração de cinco meses, que os habilitará ao exercício das atividades profissionais nas delegacias da Polícia Civil.
O diretor da Academia de Polícia, delegado Fausto Freitas, parabenizou os novos policiais e o empenho para que chegassem ao momento tão sonhado por milhares, que é o ingresso no serviço público. “Parabéns a todos vocês que conseguiram ingressar na Polícia Civil de Mato Grosso, uma instituição rica e honrosa, construída em 181 anos de compromisso com a segurança, a justiça e o cumprimento das leis. Vocês agora tem a missão de dar continuidade a esse árduo trabalho realizado por quase 3 mil servidores”, pontuou o diretor da Acadepol.
Trinta e cinco por cento dos novos policiais são de Mato Grosso, como a escrivã recém-empossada, Nathalia Santos Ramalho, de 25 anos, que está animada com o início das aulas e comemora a conquista de um sonho. “Ingressar na Polícia Civil era uma vontade desde a época de faculdade. E agora aqui, após a formação, espero contribuir com a segurança pública e poder retornar à população em serviços prestados”, comemora a nova escrivã.
A delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, apresentou aos novos policiais a diretoria da instituição e os delegados das 15 regionais, equipe responsável pela gestão de 3.191 servidores que compõem o efetivo da Polícia Civil. A gestora destacou ainda o papel primordial da instituição, que é investigar, e dos investimentos promovidos ao longo dos últimos anos para tornar a Polícia Civil mais moderna, tecnológica e na vanguarda investigativa.
“Sabemos que uma investigação bem conduzida e qualificada significa uma transformação na vida de pessoa, de uma cidade. Toda nova turma tem o poder de oxigenação e a Polícia Civil deseja que vocês sejam uma nova onda de eficiência para uma instituição que está aqui há 181 anos, construídos com o sacrifício de muitos homens e mulheres trabalhando com dedicação, comprometimento e respeito”, destacou a delegada-geral, lembrando ainda que, a partir de agora, ser policial acompanhará os servidores em todos os momentos da vida.
O secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, encerrou o evento e destacou o incremento dos novos policiais aos quadros da segurança pública, destacando que o ainda os investimentos em tecnologia e infraestrutura.
“Temos uma Polícia Civil mais equipada, com o ingresso de profissionais altamente capacitados e empenhados para atuar nas unidades policiais do interior de Mato Grosso para reforçar a segurança pública”, finalizou o secretário.
A Polícia Civil prendeu, nesta sexta-feira (22.11), um integrante de uma associação criminosa responsável por praticar vários roubos de automóveis na Capital. Alguns dos crimes ocorreram nas proximidades da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
O mandado de prisão temporária contra o suspeito, de 25 anos, foi cumprido pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DERFVA).
A ordem judicial foi expedida pelo juízo do Núcleo de Inquéritos Policiais (NIPO), após as investigações da DERFVA para esclarecer as ocorrências de roubo de veículo, envolvendo também crime de extorsão.
Diante da prisão temporária decretada, os policiais civis foram até o endereço do investigado no bairro Areão, em Cuiabá, onde localizaram uma porção grande de maconha.
O suspeito foi interrogado e também autuado em flagrante por tráfico de drogas. Após a confecção dos autos, o preso foi colocado à disposição da Justiça.