Connect with us

Cuiabá

Limpurb cumpre missão determinada pelo prefeito Emanuel Pinheiro e mantém espaços limpos durante carnaval

Publicado

em

A programação de limpeza montada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) para o período de carnaval foi avaliada de forma positiva pelo prefeito Emanuel Pinheiro. De acordo com o gestor, o plano montado para os cinco dias de festividades conseguiu cumprir com a missão de manter os espaços sempre em bom estado de uso.

Para esta operação, a Limpurb disponibilizou uma equipe com mais de 150 servidores para atuar nos principais pontos de folia. Durante os dias de festa, foram alcançadas a Praça 8 de Abril, Praça da Mandioca, Praça Santos Dumont e Calçadão Ricardo Franco, resultando no recolhimento de uma média de 5 toneladas de lixo, por dia.

Além dos serviços manuais de varrição e recolhimento de todos os resíduos, caminhões-pipa também atuaram na lavagem dos espaços públicos, promovendo uma higienização completa. De forma planejada, os serviços foram realizados pela Limpurb, ininterruptamente, sempre no período das 7h às 11h.

“Solicitei ao diretor-geral Júnior Leite que montasse um planejamento para assegurar os cuidados necessários para todos esses ambientes onde a população se reuniu. Isso foi cumprido à risca e não tivemos qualquer tipo de reclamação em relação a limpeza. Parabéns à toda equipe da Limpurb, pelo empenho e dedicação”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

O diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite, destaca que outro ponto positivo é que a operação especial não gerou qualquer tipo de prejuízo ao atendimento de outras demandas da cidade. Segundo ele, simultaneamente, a programação de rotina de varrição, roçagem, poda de árvore, limpeza de córrego e manutenção na iluminação pública continuou em andamento.

“Já sabíamos com antecedência que teríamos esses cinco dias de festividades carnavalescas em Cuiabá. Diante disso, nos planejamos para garantir que o folião pudesse curtir a festa em ambientes limpos e, ao mesmo tempo, as outras regiões da cidade continuassem recebendo os cuidados essenciais”, completa Júnior Leite.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Passe Livre Cultural para pessoas com deficiência garante acesso a eventos socioculturais de Cuiabá

Publicado

em

Por

Com o objetivo de promover a inclusão e garantir o acesso de pessoas com deficiência a eventos socioculturais, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, regulamentou a Lei nº 6.605, de 16 de dezembro de 2020, por meio de Decreto Municipal 10.488/2024, que institui o Passe Livre Cultural. A normativa reafirma o compromisso de assegurar a plena participação dessas pessoas em eventos socioculturais realizados em locais públicos e privados no município. O Decreto será publicado em edição suplementar da Gazeta Municipal de 4 de outubro.
Os eventos socioculturais abrangem atividades que visam proporcionar entretenimento, informação, lazer, cultura e esporte, dentre eles feiras, exposições, cinemas, teatros, casas de espetáculos, circos, shows, estádios e ginásios esportivos, entre outros.
Para ter acesso ao benefício, é necessária a apresentação de uma carteira de identificação expedida por uma entidade representativa ou pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), além de um laudo médico com validade de até um ano. O Passe Livre Cultural é destinado a pessoas com qualquer tipo de deficiência, seja física, auditiva, intelectual/mental, visual, múltipla, autismo ou síndrome.
O acesso gratuito será concedido a pessoas com deficiência maiores de 18 anos que precisarem de um acompanhante, devendo comprovar essa necessidade por meio de laudo médico. A verificação poderá ser feita no ato da compra do ingresso, na entrada do evento ou mediante conferência da inscrição na carteira concedida ao beneficiário.
Será impedido o acesso aos eventos socioculturais do acompanhante que não estiver efetivamente com a pessoa com deficiência. O Passe Livre Cultural não cobre serviços de “open bar” ou “open food”, sendo válido apenas para o ingresso ao evento.
É importante destacar que os organizadores de eventos são obrigados a reservar ingressos gratuitos para pessoas com deficiência desde o início das vendas até o horário do evento, tanto em pontos físicos quanto virtuais, garantindo que as plataformas sejam acessíveis.
Os ingressos emitidos pelo Passe Livre Cultural devem identificar expressamente o benefício, e os assentos destinados aos beneficiários devem ser distribuídos de maneira acessível e inclusiva, conforme a Lei Federal nº 13.146/2015. Estabelecimentos que realizam eventos socioculturais devem afixar, em local visível, cartazes com informações sobre a Lei nº 6.605/2020 e as condições para o uso do Passe Livre Cultural.
O beneficiário perde o direito ao Passe Livre Cultural em casos de emissão de declarações falsas ao solicitar o benefício ou uso indevido do mesmo para fins não previstos na Lei.
O descumprimento da Lei nº 6.605/2020 ou de suas regulamentações resultará em penalidades, conforme o Art. 3º da referida Lei.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora