Os sorrisenses Márcio Aparecido Coletti, Patrícia Granja Ferreira e Cátia Freitas Luciano, eleitos delegados estaduais na 10.ª Conferência Estadual de Saúde, estão em Brasília. Eles integram a delegação mato-grossense presente na 17º Conferência Nacional de Saúde. Nesta manhã, 03 de julho, o grupo acompanhou a palestra da conselheira nacional de saúde, Ana Lúcia Paduello, que falou sobre “Saúde – direito fundamental de todos os indivíduos”. O evento segue até a quarta-feira, 05 de julho.
A Conferência Nacional de Saúde é um espaço de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) e ocorre a cada quatro anos.
Ao final do processo, as deliberações aprovadas na 17ª Conferência Nacional de Saúde devem ser contempladas no próximo ciclo de planejamento da União e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024- 2027.
Nacionalmente, o evento é realizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Ministério da Saúde (MS); já no Município a organização é do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria de Saúde e Saneamento.
Em Sorriso
Sorriso realizou a 9ª Conferência Municipal de Saúde nos dias 9 e 10 de março. Conforme a presidente do Conselho Municipal de Saúde e coordenadora do departamento de Educação em Saúde, Sílvia Gehring, na “Conferência Municipal foram discutidos temas para construirmos o SUS que queremos, que sonhamos”. “E esse debate está ocorrendo agora em Brasília com representantes de todo o país”, acrescenta o gestor adjunto de Saúde e Saneamento, Sílvio Stolfo.
O Município trabalhou os eixos temáticos “I O Brasil que temos. O Brasil que queremos”; “II- O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”; “III- Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”; e “IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.
.