Connect with us

MATO GROSSO

MPs formalizam instalação de Fórum Permanente da Amazônia Legal

Publicado

em

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional (CAO) Meio Ambiente Natural, promotora de Justiça Maria Fernanda Corrêa da Costa, representou o Ministério Público do Estado de Mato Grosso na reunião do Fórum Permanente dos Ministérios Públicos da Amazônia, quinta-feira (29), em Porto Velho (RO). No encontro, ficou definida a instalação de fórum constituído com o objetivo de desenvolver ações integradas em defesa da floresta. A articulação busca frear o ritmo acelerado de destruição do bioma amazônico, de modo a reverter iminentes quadros de não retorno, que ameaçam a recomposição da biodiversidade.

“A instalação do Fórum Permanente entre os MPs na Amazônia Legal trará fortalecimento na defesa do Bioma Amazônico, já que esse elo demonstra a unidade dos Ministérios Públicos, com adoção de ações integradas para que a floresta amazônica permaneça preservada”, defendeu a promotora de Justiça. Além de Mato Grosso, irão compor o fórum os estados do Acre, Amazonas, Maranhão, Rondônia, Roraima e Pará.  

Participando remotamente, o representante do Ministério do Meio Ambiente, André Lima, parabenizou os MPs pela iniciativa em instituir o trabalho, propondo espaços de interlocução do Governo Federal com o Ministério Público, instituição que classificou como essencial para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, em razão da missão constitucional na observância do direito ambiental.

Ainda no encontro, o presidente da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público do Meio Ambiente (Abrampa), promotor de Justiça do Ministério Público do Paraná Alexandre Gaio, ministrou palestra sobre o “Desmatamento na Amazônia: A Abrampa e a Atuação estratégica Integrada do Ministério Público”. Ele abordou o pacote de estratégias apresentado pela associação visando o desenvolvimento de ações integradas e articuladas entre as unidades, no combate ao desmatamento da Amazônia. 

(Com informações do MPRO)

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

MT é referência e tem série histórica de atendimentos em saúde especializada

Publicado

em

Por

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado neste sábado (21.09), o Governo de Mato Grosso destaca os investimentos e atendimentos prestados no Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac) e no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi). Todas as unidades estão localizadas em Cuiabá e geridas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).

Nos últimos cinco anos, o Ceope registrou 91.568 atendimentos, sendo 22.129 apenas no primeiro semestre de 2024. A diretora Martha Maria Pereira expressou seu orgulho pelo papel da unidade que é referência no atendimento odontológico de pessoas com deficiência. “Atendemos pacientes de todo o Estado, com um tratamento completo e humanizado, de acordo com as necessidades de cada um, sejam elas físicas ou intelectuais”, afirma.

Recentemente, foram instaladas 78 próteses, tanto totais quanto parciais removíveis, e atualmente, a unidade conta com 11.851 pacientes cadastrados. “Neste dia 21, temos muito a comemorar. Ampliamos em 132% os atendimentos aos pacientes do interior e estamos em processo de troca dos equipamentos odontológicos, com a aquisição de dois novos aparelhos de raios X”, ressalta Martha.

O Ceope atua no diagnóstico precoce do câncer de cabeça, pescoço e boca, promovendo um atendimento inclusivo, em um ambiente moderno e adaptado. “Estamos comprometidos em garantir que os pacientes com deficiência sejam tratados com dignidade por profissionais capacitados”, enfatiza a diretora.

Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac)
Foto por: Secom-MT

Já o Cridac, que tem a primeira-dama Virginia Mendes como madrinha, é reconhecido pelo trabalho no atendimento a pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Nosso compromisso é oferecer um espaço seguro e acolhedor para os pacientes, com uma sala sensorial voltada especificamente para as necessidades do autista”, explica a diretora, Suely Souza Pinto. O local está passando por reformas e adquiriu novos aparelhos, com um investimento de R$ 20 milhões do Governo do Estado.

A unidade atende cerca de 300 pacientes com TEA e oferece serviços multidisciplinares que representam 34% da oferta de consultas médicas. Desde 2019, o Cridac já concedeu 6.431 cadeiras de rodas e 6.125 Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPM).

O CAPSi, por sua vez, oferece atendimento a crianças e adolescentes com transtornos mentais graves. Em 2024, a unidade já realizou 6.675 atendimentos, um aumento de 27% em relação ao ano anterior. Com um investimento de R$ 2,5 milhões na reforma do novo prédio, a unidade implementa um atendimento multidisciplinar que inclui médicos psiquiatras, psicólogos e fisioterapeutas. “Desenvolvemos um projeto terapêutico singular para cada jovem e criança, visando a melhoria do sofrimento do paciente”, ressaltou o diretor da unidade, Paulo Henrique de Almeida.

Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil
Foto por: Mayke Toscano/Secom-MT

A secretária adjunta de Unidades Especializadas da SES, Caroline Dobes, destaca a importância desses atendimentos para a população mato-grossense. “O Ceope, o Cridac e o CAPSi são essenciais para a saúde pública do Estado, garantindo que as pessoas com deficiência recebam a atenção necessária de forma digna e respeitosa”.

“Com esses avanços, reafirmamos o compromisso da atual gestão com a inclusão e a saúde de todos os cidadãos. Reconhecemos que o direito à saúde é um direito de todos”, conclui o secretário de Estado da SES, Juliano Melo.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora