Connect with us

MATO GROSSO

Poder Judiciário de Mato Grosso

Publicado

em

Será realizada nesta sexta-feira (30 de junho), às 10h, a “Capacitação de Inclusão no Trabalho de Pessoas com Deficiência”, promovida pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, na Escola dos Servidores, em Cuiabá.
 
O curso é destinado a magistrados, magistradas, servidores, servidoras, estagiários, estagiárias, colaboradores do Tribunal de Justiça, comarcas de Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio do Leverger. Também podem participar servidores do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional mato Grosso (OAB-MT), Procuradoria Geral do Estado, Defensoria Pública e Tribunal Regional do Trabalho.
 
A capacitação é ofertada no modelo presencial e tem o foco de qualificar o público interno para promover ações que fomentem a acessibilidade. Além disso, visa que os profissionais sejam capacitados e atualizados para o desempenho de suas funções na prestação de serviços à sociedade.
 
O curso será dividido em duas atividades:
Primeira Atividade – Palestra das 10h às 12h.
Segunda Atividade – Workshop das 14h às 18h.
 
O participante pode optar por acompanhar as duas atividades ou qual delas preferir.
 
Para se inscrever, acesse o link: https://forms.gle/TXxroDihD4MTfw7b6
 
A palestra será ministrada pelo professor Oswaldo Ferreira Barbosa, que abordará os Desafios da Inclusão; O que é o Emprego Apoiado; Cases e Boas Práticas. No workshop serão trabalhados: Ferramenta de Diagnóstico Inclusivo; Plano de Ação e Recomendações para Gerenciar um Projeto Inclusivo.
 
Também será abordada a metodologia do emprego de inclusão de trabalhadores com deficiência no trabalho, para promover, por exemplo, os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no sentido de preservar e respeitar o direito das pessoas com deficiência, incluindo os autistas.
 
A ação está alinhada à Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) N. 401/2021, que dispõe sobre o desenvolvimento de diretrizes de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência nos órgãos do Poder Judiciário e de seus serviços auxiliares.
 
Os interessados podem acompanhar a capacitação no formato ‘espectador’, sem o registro de presença, pela plataforma Teams e pelo canal no YouTube do Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
 
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: banner em formato quadrado, com fundo verde. Do lado direito está um rapaz, com camiseta verde, sorrindo para a foto. Na arte consta o local, horário e demais informações sobre a capacitação. Na parte inferior está a foto do palestrante. Na base estão os logos da Comissão de Acessibilidade, da Escola dos Servidores e Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

MT Hemocentro abrirá neste sábado (21) para campanha especial de doação de sangue

Publicado

em

Por

O MT Hemocentro, único banco de sangue de Mato Grosso, abrirá neste sábado (21.09), das 7h30 às 12h, para uma campanha especial de doação de sangue. A ação será realizada em celebração ao Dia Mundial do Doador de Medula Óssea e tem o objetivo facilitar a doação para aqueles que não podem comparecer durante a semana.

De acordo com a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas. “Isso acontece porque, ao doar, o sangue é separado em hemocomponentes: plasma, concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas e crioprecipitado. Essa separação permite que cada componente seja utilizado de forma eficaz, beneficiando até quatro pacientes em cada doação”, explicou.

Dados de julho de 2024 indicam que o MT Hemocentro e as unidades do interior do Estado realizaram mais de 30 mil coletas e processaram 64 mil bolsas de sangue. O ambulatório especializado em doenças hematológicas realizou cerca de sete mil consultas.

“A doação de sangue é um gesto de solidariedade que pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, afirmou Zanela, que também ressaltou a importância de manter estoques adequados de hemocomponentes para atender à demanda no Estado.

Para se tornar um doador, é necessário cumprir alguns critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde: apresentar um documento oficial com foto, pesar mais de 51 kg, estar em bom estado de saúde, ter feito uma refeição equilibrada, ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Os homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações, enquanto as mulheres têm limite de três doações anuais, respeitando um intervalo de três meses. A coleta é de até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e o consumo de álcool após a doação.

Para agendar a doação, os interessados podem acessar o Sistema de Agendamento do MT Hemocentro ou entrar em contato pelo WhatsApp (65) 98433-0624 (somente mensagens) e pelo telefone (65) 3623-0044, ramais 211 e 221. O MT Hemocentro atende regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.

Para quem reside no interior do estado, as doações também podem ser realizadas nas Unidades de Coleta e Transfusão dos municípios de Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora