Policiais militares da 19ª Companhia Independente prenderam, nesta quarta-feira (28.06), três homens de 18 anos e apreenderam um adolescente de 16 anos por porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e furto, em Querência (765 km de Cuiabá). As equipes localizaram uma carabina de pressão, treze munições, cinco celulares e porções de maconha.
Os militares receberam informações de que havia um grupo de pessoas em uma praça na região central da cidade comercializando entorpecentes e tentando vender uma arma de fogo, que havia sido furtada há alguns dias.
Após o recebimento da denúncia, as equipes saíram em buscas e localizaram três suspeitos no local. Durante buscas, os militares encontraram algumas porções de maconha e diversas munições com os suspeitos.
Questionado sobre a venda de uma arma de fogo, um dos suspeitos afirmou que na casa de um outro integrante da quadrilha, que é menor de idade, estariam algumas armas que foram furtadas há alguns dias no município.
Os militares foram até a casa do adolescente e durante buscas encontraram apenas uma espingarda de pressão e munições em uma caixa em cima do guarda-roupa. O menor confessou que teria participado do furto de algumas armas, mas que não estariam mais com os armamentos. Os suspeitos e todo material apreendido foram encaminhados à delegacia para registro do boletim de ocorrência e demais providências cabíveis.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Confresa, deflagrou a Operação Cafofo para cumprimento de dois mandados de prisão, nesta sexta-feira (22.11).
As ordens judiciais foram cumpridas na Cadeia Pública do município de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.
Os detentos, de 23 e 29 anos, são investigados por planejarem um roubo em Confresa. Armados, os suspeitos, que executaram o crime, invadiram uma residência e fizeram a família de refém e cárcere privado.
Agindo com extrema violência, os criminosos amarraram as vítimas, que foram obrigadas a fazer várias transferências via PIX. Após subtraírem uma alta quantia em dinheiro, enviada para diferentes contas, os suspeitos fugiram.
Durante investigação da Derf de Confresa, os autores do roubo foram identificados e já estão presos, bem como identificados os outros integrantes que receberam o dinheiro.
Entre os envolvidos, estão os dois detentos, alvos dos mandados de prisão expedidos pelo juízo da Comarca de Porto Alegre do Norte, cumpridos nesta sexta-feira (22), na Cadeia Pública de Jaciara e na Penitenciária Central do Estado.
A Derf de Confresa afirma que as investigações continuam para apresentar à Justiça os demais integrantes que também receberam as transferências, assim desarticulando a organização criminosa.
Nome
A operação Cafofo faz referência a local pantanoso ou alagadiço que exala mau cheiro. Na gíria popular significa casa ou esconderijo.