Connect with us

Cuiabá

Oficina de elaboração de planos de negócios atrai muitos microempreendedores e novas turmas serão abertas no Cuiabanco

Publicado

em

Foi tão grande o sucesso da primeira oficina sobre como elaborar um plano de negócios, realizada pela Prefeitura de Cuiabá em parceria com o Sebrae nesta quarta-feira (28), que novas turmas com o mesmo tema serão colocadas na programação da Sala do Empreendedor, localizada no Cuiabanco. Trinta alunos participaram do primeiro curso e mais 53 pessoas aguardam na fila de espera para as outras turmas. O Cuiabanco é um projeto de autoria da gestão Emanuel Pinheiro, que tem como finalidade conceder linhas de crédito aos empreendedores regionais, além de capacitação profissional e acompanhamento dos negócios.

Rosilda Santana é uma das microempreendedoras que aproveitaram a oportunidade para aumentar seus conhecimentos. Após anos trabalhando na área da hotelaria, há quatro meses decidiu empreender no segmento de “mesa posta” e começou a se capacitar. “Já fiz um curso sobre marketing digital e agora estou neste de planos de negócios, aqui no Cuiabanco. Está sendo extremamente útil e proveitoso para mim. Essa iniciativa da prefeitura voltada para os microempreendedores é essencial, especialmente para aqueles que estão começando e ainda estão se adaptando. Estou gostando muito do curso e espero que tenham mais edições no futuro”, elogiou.

O guia turístico Cley Alencar também decidiu se capacitar, para aprimorar seu trabalho. Decidi participar deste curso porque vejo a necessidade de aprender em sala de aula para aplicar no campo. Eu trabalho com turismo de passeio contemplativo. Anteriormente, eu era contratado como CLT, mas este ano fui obrigado a caminhar com as próprias pernas, pois as empresas não querem mais arcar com os encargos trabalhistas. Nós, guias turísticos, enfrentamos dificuldades para impulsionar nosso negócio devido à falta de conhecimento. Por isso, estou frequentando a sala de aula por meio deste curso, a fim de adquirir conhecimentos para aplicar no meu trabalho. Muitas pessoas que trabalham no setor do turismo hoje precisam de orientações e essa oportunidade é muito valiosa”, declarou.

O diretor de Geração de Emprego, Renda e Qualificação Profissional da Prefeitura, Rafael Butareli comentou que o empreendedorismo é uma grande oportunidade atualmente, inclusive para pessoas que estão buscando um novo espaço no mercado de trabalho. “Dentro do complexo do Cuiabanco, temos a capacidade de oferecer essas oficinas e cursos para qualquer pessoa, trabalhador ou empreendedor, com o objetivo de impulsionar e expandir seus negócios na capital. Um empreendedor pode ser um gerador de empregos, essa é a visão que buscamos transmitir. Desejamos que seus negócios cresçam cada vez mais, gerando emprego e renda tanto para suas famílias quanto para os trabalhadores que precisam. Buscamos empreendedores e qualquer pessoa interessada em se capacitar para impulsionar seus negócios e gerar renda”, disse.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora