Connect with us

Lucas do Rio Verde

Saúde de Lucas do Rio Verde contrata novos fonoaudiólogos

Publicado

em

Para fortalecer e ampliar o atendimento de saúde à população, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, contratou cinco novos fonoaudiólogos, que atenderão aos pacientes SUS do município. Os profissionais foram apresentados nesta semana, durante reunião no Espaço Saúde.

Durante a apresentação de boas-vindas e explicação dos serviços para os novos profissionais, a secretária de Saúde, Drª Fernanda Heldt Ventura, pontuou valores importantes a serem considerados durante os trabalhos. “Esse momento é de extrema importância, pois é a concretização da valorização dos profissionais e serviços municipais. Estamos empenhados em melhorar a qualidade do atendimento, não apenas ampliamos o número de profissionais, como também realizamos uma compra específica de instrumentos e materiais para uso na reabilitação fonoaudiológica”, explicou.

Em 2021, a Secretaria de Saúde contava com apenas dois profissionais de fonoaudiologia atendendo a população, por meio de contratos com uma empresa terceirizada. Atualmente, após o concurso público realizado nesta gestão, cinco assumiram o cargo e já atuam no CAM, CAPS e Equipe do Serviço de Apoio Domiciliar.

Entre os materiais adquiridos estão os exercitadores facial, labial e lingual, estimuladores de propriocepção intra-oral, caneta proprioceptiva, caneta com ponteiras, espelho nasal milimetrado, scape scope, bateria de Avaliação da Comunicação, instrumento de Avaliação e Treinamento Olfativos, entre outros.

Esses materiais serão utilizados nos atendimentos para diversos transtornos como: síndrome de down, fissura palatina, surdez, paralisia cerebral, autismo, gagueira, dislexia, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e oncológicos (câncer de laringe, faringe, hipofaringe, boca, língua ou cérebro, e tumores que podem afetar a capacidade do indivíduo para falar).

Os fonoaudiólogos atuam com os pacientes para ajudá-los com problemas de fala, mastigação e deglutição, aprendizagem, e auxilia também pacientes alimentados por sonda. As intervenções objetivam melhorar a qualidade de vida do usuário do SUS, proporcionando uma convivência familiar e social mais adequada ao desenvolver a comunicação, autonomia para se alimentar e estimular sua independência. Esses materiais são fundamentais para o processo de reabilitação e estimulação fonoaudiológica.

Os novos profissionais são: Isabele Maciel Feitosa de Vasconcelos, Joelma da Costa Barbosa Oliveira, Sabrina Isis de Almenda Oliveira, Iandra Matos Carneiro e Elias Ferreira da Costa.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo

Lucas do Rio Verde

Atletas paralímpicas de Lucas do Rio Verde participam de competição nacional

Publicado

em

Por

No próximo domingo (24), duas paratletas que representam Lucas do Rio Verde embarcarão para São Paulo para participar das Paralimpíadas Escolares Nacionais, que acontecem de 25 a 29 de novembro. As atletas disputam em quatro diferentes modalidades esportivas.

A competição acontecerá no Centro de Referência Paralímpica (CPB), com participação de atletas do Brasil todo. As atletas de Lucas do Rio Verde garantiram vaga no mês de março, quando competiram na Seletiva Estadual das Paralimpíadas.
Para a professora Luciana Mafra Stefanello, que prepara as atletas, a expectativa é de bons resultados e a prova vem sendo muito aguardada. “Poder participar das Paralimpíadas Escolares Nacionais é a concretização de um trabalho realizado com muita dedicação e compromisso. Para as paratletas é a competição mais aguardada do ano, e elas vêm se preparando para defenderem seus recordes e melhorarem suas performances”, disse Luciana.

A atleta Maria Clara Coelho Anton, aluna da Escola Olavo Bilac, competirá na modalidade de Lançamento de Club, pela Classe F32, categoria sub-14. Já a atleta Ewellyn Vitória, aluna da Escola Militar, competirá nas provas de corridas de 100 e 200 metros e ainda no Lançamento de Disco, pela Classe T/F34, categoria sub-16.
Ambas são recordistas escolares nacionais: Maria Clara no Lançamento de Club e a Ewellyn no Lançamento de Disco.
“Esperamos poder representar bem Lucas do Rio Verde e o Estado do MT, além de impulsionar o esporte paralímpico em nosso município. Agradecemos desde já a Prefeitura e a Secretaria de Esporte e Lazer pelo apoio”, destacou a professora.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora