Connect with us

Sorriso

Secretária de Assistência Social de Sorriso participa de Fórum Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa

Publicado

em

O evento é realizado anualmente pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cededipi)

Representando Sorriso como primeira-dama, secretária de Assistência Social e presidente do COEGEMAS-MT, Jucélia Ferro, participou nesta terça-feira (27), do Fórum estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que reuniu membros de entidades e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cededipi), e Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc). O Evento foi realizado em Cuiabá e teve como objetivo, debater as políticas públicas e melhorias na qualidade de vida para a melhor idade.

Finalizando a Campanha junho Violeta, a secretária e presidente do colegiado ressaltou as ações e serviços prestados no município de Sorriso, especialmente pela Rede Unificada de Proteção que envolve todas as unidades da Assistência Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI), Ministério Público, Defensoria Pública, Executivo, Legislativo e Judiciário que atuam no combate a violação dos direitos das pessoas vítimas de violência, entre elas, os idosos.

O Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) de Sorriso, tem hoje, mais de mil e duzentos idosos cadastrados, sendo mais de setecentos ativos diariamente (manhã e tarde), nas atividades desenvolvidas dentro do Centro de Convivência. O espaço é totalmente bancado com recursos próprios do município. Dentre os projetos, destaque para a Fanfarra Musical, onde todos os dias, os idosos estudam e ensaiam bastante para apresentações culturais e eventos realizados no Município.

“Nós temos uma população bastante crescente de idosos, em torno de 400 mil somente em Mato Grosso, segundo o último censo do IBGE, que ainda não foi totalmente divulgado. Precisamos valorizar muito mais a nossa melhor idade, inclusive com oportunidades de recolocação no mercado de trabalho, dando a importância necessária para que se sintam mais úteis na sociedade, essa é uma oportunidade em que eles se sentem mais valorizados. O idoso ele tem um vigor muito grande, e nós temos que mostrar isso para a sociedade, que não é porque já tem sessenta anos, que não tem vitalidade, tem sim! E eles se sentem muito parte da sociedade com esse reconhecimento, e nós enquanto poder público e pessoas de organizações, temos que dar valor a esse público que tanto contribuiu em nossas vidas” frisou, primeira-dama, secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro.

Na oportunidade, a secretária Jucélia Ferro, se dispôs a colaborar com ações de outros municípios no combate à violência contra a pessoa idosa em Mato Grosso.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Inematt inaugura serviço de hemodiafiltração por alto volume

Publicado

em

Por

O Instituto Nefrológico de Sorriso (Inematt) inaugurou nesta manhã, 7 de novembro, o serviço de hemodiafiltração de alto volume. O método, explica o médico nefrologista Vitor Carlos Souza Vieira, é mais eficiente por ter um filtro maior, o que possibilita a eliminação de mais toxinas do organismo de pessoas em diálise. Inicialmente, cinco pacientes passam a fazer a diálise pelo método, quatro são de Sorriso e um de Itanhangá.

Vieira destaca que a hemodiafiltração de alto volume é o tratamento que mais se aproxima da função fisiológica de um rim normal. “É uma modalidade relativamente nova e vem se destacando por oferecer um aumento significativo na sobrevida dos pacientes renais que fazem hemodiálise; o método também proporciona menos efeitos colaterais do que a diálise comum, reduzindo o surgimento de dores de cabeça, náuseas e astenia durante e após as sessões, e o risco de queda de pressão arterial, diminuindo também o risco de internamento”, frisa.

O procedimento é recomendado principalmente para pessoas que têm maior risco cardiovascular e insuficiência cardíaca, hiperfosfatemia não controlada, amiloidose e polineuropatia por acúmulo de toxinas urêmicas, instabilidade hemodinâmica durante a diálise, anemia associada à inflamação.

Responsável pelo Instituto em Sorriso, Vieira destaca que a clínica é pioneira no médio norte/norte do Estado no procedimento. “Há dois espaços em Cuiabá que disponibilizam a hemodiafiltração de alto volume, um é o próprio Inematt de Várzea Grande e além disso só encontramos esse tratamento em grandes centros como São Paulo , Rio, Brasília, Curitiba, Porta Alegre, dentre outros; então esse serviço aqui em Sorriso é um grande diferencial para pacientes em diálise”, destaca.

O profisisonal pontua ainda a importância do trabalho desenvolvido pelo prefeito Ari Lafin e o secretário de Saúde, Luis Fábio Marchioro para a instalação do Inematt em Sorriso. “Dividimos essa conquista com a sociedade e agradecemos o apoio do prefeito e de toda a equipe para a instalação do Instituto e no avanço desse tratamento”, finaliza.

Hoje, Sorriso tem 36 pacientes em atendimento no Instituto. Além disso, há pacientes de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Ubiratã e Tapurah.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora