Connect with us

Sorriso

Primeira paciente a ter TDF aéreo com saída de Sorriso viaja no domingo, 02

Publicado

em

Aos 54 anos, Eureana Miranda, segue para São Paulo para reimplantação de prótese ocular

Domingo, 02 de junho, 14 horas. É nessa data e horário que a dona Eureana de Oliveira Miranda, 54 anos, irá fazer um voo muito especial: ela vai embarcar para realizar uma cirurgia de reimplante de prótese ocular depois de ter passado por mais de dez cirurgias oftalmológicas para prepará-la para esse momento.

Eureana foi diagnosticada com um retinoblastoma, um raro câncer ocular com um ano de idade. A partir disso, passou a usar prótese. Passados mais de 30 anos, a doença voltou e dessa vez ela necessitou retirar até mesmo parte da pálpebra esquerda, o que fez com que ela tivesse que deixar de usar a prótese.

“No dia 7 de julho vou colocar a prótese que tanto espero”, conta ao relatar que há oito anos usa tampão de forma contínua no olho esquerdo. No início, ela relata, o tampão incomodava bastante, “hoje nem tanto, agora sei que Deus tem um presente pra mim; espero por esse presente há dez anos”, diz.

E dona Eureana não viaja sozinha. Com ela vai a filha Maria Luiza que enfrenta o mesmo problema. Maria vai para tratamento. “Maria foi diagnosticada com um ano e dois meses; com um ano e cinco meses fez cirurgia e com um ano e seis meses passou a fazer quimioterapia e recebeu o implante de prótese ocular”, conta a mãe. Hoje Maria tem 17 anos e segue tratando.

Feliz, Eureana é só carinho para a equipe que a acompanha, em especial para a assistente social Rosilda Fernandes Costa, a Rose da Semsas. “Sei do empenho de todos pra dar certo, mas agradeço muito a Rose que se dedicou para que tudo isso fosse possível, inclusive essa liberação de TFD”, diz. E é assim, risonha, cheia de expectativas e gratidão que dona Eureana aguarda o mês de julho.

“Esse é um tratamento caro e estamos muito felizes em poder participar desse momento da vida da Eureana”, destaca o secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro. O gestor explica que mãe e filha seguem para o tratamento com os custos do transporte fora do domicílio (TFD) pagos pelo Estado e com saída direta do Município.

“Pela primeira vez conseguimos realizar o embarque de um paciente de TFD em um voo aéreo saindo direto de Sorriso e ficamos muito felizes em poder propiciar um pouco mais de conforto para alguém”, ressalta o gestor.

Luis Fábio comemora a mudança da regra para o TDF. “Nós buscamos a mudança junto ao Governo do Estado e demais secretarias de saúde municipais para que o setor de TFD, que paga a passagem pelo governo do Estado, autorizasse os pacientes a embarcar no aeroporto mais próximo de seus municípios de origem; essa ação evita transtornos e garante mais comodidade ao paciente que já está em busca de um tratamento que não tem no local ou próximo de onde reside”, frisa.

Antes da alteração na regra, os 141 municípios enviavam os pacientes de carro até Cuiabá para a continuidade da viagem em um avião. Agora os pacientes podem embarcar no município que tenha aeroporto e voos regulares mais próximo de onde residem. “É um avanço coletivo e ficamos felizes em saber que aqui a dona Eureana e a filha seguem para tratamento direto de Sorriso”, completa.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Emoção marcou a formatura de mais uma turma do Projeto Social Bombeiros do Futuro

Publicado

em

Por

A última sexta-feira, dia 22, foi muito especial para 103 crianças que integraram a turma do segundo semestre de 2024 do Projeto Social Bombeiros do Futuro (PSBF). Junto aos familiares, eles receberam os certificados de conclusão do projeto. E conforme a madrinha do projeto, a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, o momento foi muito emocionante.

E ao falar de emoção, Jucélia citou a mamãe Elci que representou todos os pais no projeto. Elci é mamãe do pequeno Gustavo Santos Pacheco. Ela conta que o projeto fez toda a diferença e de forma muito postiça nas manhãs de sábado do pequeno. “Cada lição ele levará para a vida”, afirma Elci.

Presente no evento, o prefeito Ari Lafin, também parabenizou as crianças e familiares. Para Ari, o projeto é transformador e muda a vida de todos os envolvidos.

As manhãs de sábado também tiveram outra cor para a soldado BM Kátia Cordeiro. Acostumada a atuar no Projeto Social, Kátia desempenhou outro papel nos últimos quatro meses. Além de repassar seus conhecimentos para mais de 100 crianças, o olhar da bombeira estava sob o filho Pablo, 9 anos, que integrou o projeto. Pablo também recebeu as instruções sob o olhar atento do papai Leonardo Frais. “Quando as crianças estão sob nosso cuidado, o quartel inteiro se compromete, cuida, ensina, é responsável por cada criança que nos é confiada”, frisa Kátia.

Realizado em Sorriso desde 2006, o PSBF é motivo de orgulho para a Administração Municipal e também para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado. Responsável pela 10.ª Companhia Independente de Bombeiros Militar Alves Daroit, o major BM Leandro Kunze, ressalta que os militares tem muito carinho pelo projeto.

“Nossos militares – homens e mulheres do Corpo de Bombeiros, dedicam seu tempo de folga para estar presentes e auxiliar na formação de cada criança. Durante todos esses sábados, tivemos militares que saíram de suas casas, deixaram de estar com a família ou viver seu momento de folga para estar com essas crianças”, salienta.

Nessa edição a turma esteve sob a coordenação do 2.º sargento BM Valdeir Dantas Andrade. Dantas ressalta que o conteúdo foi voltado às atividades de atuação do Bombeiro Militar. As crianças receberam aulas teórica e práticas de atividades em altura, buscas com cães, buscas terrestres, hinos e canções/cidadania/civismo, mergulho e salvamento aquático, ordem unida, noções de primeiros socorros, prevenção de acidentes, nós e amarrações, educação ambiental, educação para o trânsito, prevenção e combate a incêndio urbano e florestal.

Vale lembrar que Sorriso é o berço estadual do Bombeiros do Futuro que nasceu em 2006 e desde então mais de 2,4 mil crianças e adolescentes já passaram pela formação. Além do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura Municipal, o projeto contou com o apoio de empresários locais, ONGs e monitores.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora