A Polícia Militar de Mato Grosso realizou, na tarde desta segunda-feira (26.06), a formatura do 5º Curso de Policiamento Ambiental, em solenidade no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá. A turma foi composta por 32 policiais de Mato Grosso, Acre, Rondônia e Tocantins.
O curso foi realizado ao longo de pouco mais de dois meses, totalizando 600 horas aulas. No período, os policiais militares foram capacitados em disciplinas sobre legislação e direito ambiental, acidentes e manuseios de produtos perigosos, práticas de direção de veículos e embarcações, além de outros conteúdos voltados para a realização das atividades de policiamento e fiscalização ambiental.
Entre os alunos, também se formou o terceiro-sargento Tiago Antônio Cavaletti, que atua no município de Marcelândia, pertencente ao 15º Comando Regional da PMMT. “Decidi fazer esse curso pois compreendo o excelente trabalho que o Batalhão Ambiental faz e me identifico muito com a área do meio ambiente. Não é nada fácil, deixei esposa grávida e filho pequeno em casa, são longos e exaustivos dias, mas a recompensa vem no final e hoje estamos aqui com mais essa formação concluída e especialista em policiamento ambiental”, disse o sargento.
O comandante do Batalhão Ambiental, tenente-coronel Fagner Augusto do Nascimento, destacou a importância do curso para qualificar novos policiais que estejam aptos para ajudar na fiscalização e cumprimento das leis ambientais, resultando na preservação do meio ambiente em Mato Grosso.
“Nada mais oportuno que encerrar este curso no mês de junho, calendário reservado ao meio ambiente, dedicado a rememorar esforços do passado que culminaram no que vivemos atualmente em políticas de preservação ambiental. O nosso curso possui rigor técnico e operacional, vislumbrando atender as atribuições legais das Polícia Militar com o respaldo correto para a atuação policial nas questões pertinentes ao meio ambiente”, ressaltou o tenente-coronel.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes, finalizou a solenidade parabenizando todos os formandos e agradecendo a presença dos familiares que acompanharam a formatura. O coronel Mendes ressalta que essas capacitações são importantes para a ampliação do serviço de policiamento ambiental de qualidade.
“É preciso parabenizar esses policiais pela iniciativa de se proporem a passarem dias longe de seus familiares com o objetivo de adquirir mais conhecimento para melhora de suas carreiras militares. Ter novos policiais capacitados no policiamento ambiental é importante e isso resulta em um melhor serviço de proteção ambiental, que estaremos ampliando no Estado em breve, com a implementação de novas companhias independentes do Batalhão Ambiental em algumas cidades de Mato Grosso”, finalizou o comandante-geral da PMMT.
Na noite de 7 de novembro, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 400 kg de drogas durante uma abordagem no km 211 da BR-364, em Rondonópolis (MT). A carga ilícita foi encontrada em um caminhão frigorífico. O motorista afirmou que receberia uma quantia em dinheiro para transportar o entorpecente de Pimenta Bueno (RO) até Belo Horizonte (MG).
Durante a fiscalização, os policiais notaram sinais de manipulação nos parafusos das travas das portas do baú frigorífico, o que motivou uma inspeção detalhada. Dentro do compartimento, foram encontrados sacos de diferentes cores contendo cloridrato de cocaína, pasta base e skunk, totalizando aproximadamente 424 kg. Um teste preliminar confirmou a presença das drogas.
O condutor foi preso em flagrante e encaminhado, junto com o caminhão e materiais apreendidos, à Delegacia da Polícia Federal em Rondonópolis.