Connect with us

Cuiabá

Lavagem das Escadarias do Rosário e São Benedito tem como bandeira principal a paz e o resgate histórico

Publicado

em

A sétima edição da Lavagem das Escadarias da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito ocorreu na manhã deste sábado (24) e foi marcada por muita fé, dança e orações em uma celebração ecumênica de amor e paz. Apoiado pela Prefeitura de Cuiabá, o evento também tem o objetivo de lutar pelo fim da intolerância religiosa. Este ano, o tema abordado foi: “Preservem a natureza. Salvem vidas. Axé!”.

Lindisey Catarina de Sá, presidente da comissão que organiza a Lavagem das Escadarias, afirma que a lavagem é uma raiz cultural e a principal bandeira do encontro é a paz. Apesar de ser um resgate histórico, busca-se dar visibilidade às ações das comunidades tradicionais quilombolas e às religiões de matriz africana.

“Queremos que todas as religiões se congreguem, conversem e que cada uma entenda a tradicionalidade e a cultura das outras, que são únicas, mas vivenciadas de maneiras diferentes. Nossa expressão cultural está aqui, porque os negros que vieram da África cavaram aqui em busca de ouro e não podiam entrar na igreja. Eles viviam aqui apenas lavando as escadarias para que seus senhores pudessem adentrar ao espaço religioso. Por isso foi construído aquele puxadinho da igreja São Benedito, anexo à igreja do Rosário. Os negros só podiam entrar ali, então decidimos resgatar essa cultura para que nossos antepassados possam nos ver vivendo o que eles não puderam”, conta ela.

O encontro é uma tradição na capital e, devido à sua importância, foi incluído no calendário oficial de eventos culturais de Cuiabá em 2018, por meio da Lei 6.304/2018, sancionada pelo prefeito Emanuel Pinheiro. “Esse evento faz parte da cultura de nossa cidade e a Prefeitura de Cuiabá, por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, apoia todas as manifestações religiosas. A importância deste evento está em simbolizar a paz, a fraternidade e também valorizar o meio ambiente. Neste ano, o tema é Natureza e Vida, destacando o espaço em que vivemos. Por isso, estamos aqui apoiando esse evento tradicional”, disse o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluizio Leite.

A caminhada desceu até o fim da av. Coronel Escolástico e deu a volta na igreja do Rosário e São Benedito, até as escadarias da igreja. Estiveram presentes muitas pessoas de religiões diversas, como catolicismo, kardecismo, umbanda e islamismo, entre outras.

Quem participa da Lavagem das Escadarias conta que a cerimônia é um encontro de pessoas com vibrações energéticas positivas, compartilhando um sentimento de amor, paz e união com o próximo, pois acreditam ser filhos de um único Deus. Quando o evento acontece, acreditam estar eliminando todas as impurezas naquele momento, unidos em um único pensamento de irmandade, fraternidade e sempre buscando a paz universal.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora