Balcão Único
Na quarta-feira, dia 21, logo pela manhã, Vanderly e Kozak visitaram a Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat), para alinhar a instalação do Balcão único em Sorriso.
Vanderly destaca que a meta do Balcão Único é agilizar e desburocratizar o processo na abertura de CNPJs. “No Balcão Único a empresa é aberta instantaneamente, pelo próprio interessado, com todas as licenças estaduais e municipais isso ao finalizar o preenchimento do processo que demora no máximo 10 minutos”, destaca. Em apenas 10 minutos já são gerados documentos como CNPJ, alvará e inscrição estadual. Hoje esse processo é bem mais moroso e depende de vários órgãos e licenças. Hoje o Município já identificou 1.040 Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) com possibilidade de abertura on-line.
Desenvolve MT
Na sequência, os dois participaram de reunião com a equipe do Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (Desenvolve MT). A visita na Agência foi para solicitar mais agilidade nos processos de liberação de crédito aos empreendedores sorrisenses; além de buscar por inovações e networks que consiste em rede de relacionamentos ou rede de contatos.
Banco do Empreendedor
Ainda no dia 21, à tarde, a comitiva esteve no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em reunião com o analista Fábio Apolinário. O encontro foi para agilizar o processo de instalação do Banco do Empreendedor.
E na quinta-feira, dia 22 de junho, a instalação de um banco de fomento municipal voltou a ser pauta da agenda. Para isso Vanderly e Kozak visitaram a sede do Cuiabanco – o banco de fomento municipal de Cuiabá.
“Conversamos com a equipe, conhecemos a estrutura, tiramos muitas dúvidas sobre o funcionamento do espaço diretamente com o Francisco Vuolo”, explica Vanderly. Vuolo é secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá.
Foi de Vuolo que os sorrisenses ouviram a análise dos resultados obtidos pela estrutura. Em especial, segundo Vanderly, Vuolo destacou a Frente Parlamentar Mista de Microcrédito de Apoio ao Pequeno Empreendedor, espaço em que a iniciativa cuiabana teve grande destaque, principalmente ao apresentar o aplicativo de acompanhamento, responsável por monitorar, orientar e ofertar o suporte necessário ao pequeno empreendedor que dá entrada a solicitações no banco.
“O exemplo de Cuiabá é fantástico: tem permitido que empreendedores tenham acesso ao crédito e transformem essa ferramenta em um resultado positivo que leva a novos investimentos, emprego e renda para a população”, diz o gestor sorrisense. “Nossa meta foi conhecer e buscar informações que possibilitem ofertar um serviço somo esse no nosso Município”, completa Vanderly.
Onde procurar apoio
E para os atuais e futuros empreendedores sorrisenses com dúvidas sobre linhas e programas de apoio, vale sempre lembrar que é só procurar a Sala do Empreendedor na Avenida Blumenau, das 7 às 13 horas de segunda a sexta-feira, anexo à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Além da equipe da Sala que atende diretamente na Secretaria, ainda há pontos de atendimento no Ganha Tempo, nos Distritos de Primavera e Boa Esperança e o atendimento itinerante que percorre as comunidades do interior.