Connect with us

MATO GROSSO

Corregedoria Participativa promove aproximação do Judiciário e sociedade na região sudeste

Publicado

em

Nesta semana, o Programa Corregedoria Participativa estará em ação, levando o Poder Judiciário mais próximo da sociedade civil em três comarcas da região sudeste de Mato Grosso. O corregedor-geral da Justiça, desembargador Juvenal Pereira da Silva, acompanhado de sua equipe, visitará as unidades judiciais das comarcas de Paranatinga, Primavera do Leste e Campo Verde, entre segunda-feira (26) e sexta-feira (30).
 
O principal objetivo do Programa Corregedoria Participativa é estreitar os laços entre o Poder Judiciário e a comunidade, promovendo a transparência e a participação cidadã nas atividades judiciais. A iniciativa visa garantir uma Justiça mais acessível e eficiente, levando em consideração as necessidades e demandas de cada comarca.
 
Durante a visita às comarcas, o corregedor-geral da Justiça, acompanhado dos juízes-auxiliares Christiane da Costa Marques Neves, Emerson Cajango e Lídio Modesto, e outros colaboradores da CGJ que compõem a comitiva, irão interagir com magistrados, servidores e demais membros envolvidos no sistema judiciário local. Além disso, estarão disponíveis para receber sugestões, críticas e esclarecer dúvidas da comunidade em relação ao funcionamento da Justiça, bem como sobre os serviços oferecidos pela Corregedoria.
 
A presença da Corregedoria nas comarcas de Paranatinga, Primavera do Leste e Campo Verde é uma oportunidade para prefeitos, membros da Defensoria Pública, Ministério Público e advocacia dos municípios se envolver diretamente no processo de aprimoramento do sistema judiciário. Todos os participantes das atividades poderão relatar suas experiências, apontar possíveis falhas e contribuir com ideias que visem à melhoria da qualidade dos serviços prestados.
 
É importante ressaltar que a visita da equipe da Corregedoria também busca identificar boas práticas e projetos bem-sucedidos que possam ser replicados em outras comarcas do Estado. Dessa forma, o Programa Corregedoria Participativa atua como um canal de diálogo e troca de conhecimentos, visando o fortalecimento e aperfeiçoamento contínuo do Poder Judiciário.
Conheça a programação desta edição
 
26/06 (Segunda-feira) – Paranatinga:
 
08h: Foto Oficial em frente ao prédio do Fórum
08h30: Palestra sobre Gestão de Gabinete com juiz-auxiliar da CGJ, Emerson Cajango
09h: Visita à Delegacia Civil e Casa de Acolhimento
10h30: Reunião com o prefeito Josimar Marques Barbosa
14h: Reunião com Membros da Defensoria Pública – André Luciano Barbosa
15h: Reunião com o Ministério Público – Kelly C. Barretos dos Santos
16h: Reunião com a OAB 29 Subseção – Josimar Loula Filho
 
 
27/06 (Terça-feira) – Primavera do Leste:
 
08h30: Foto Oficial em frente ao prédio do Fórum
08h30: Palestra sobre Gestão de Gabinete com juiz-auxiliar da CGJ, Emerson Cajango
11h: Reunião com o prefeito Leonardo Bortolin
14h30: Reunião com Membros da Defensoria Pública – Rafael Cardoso
15h30: Reunião com o Ministério Público – Fabiola
 
 
28/06 (Quarta-feira) – Primavera do Leste:
 
08h: Visita à Delegacia de Defesa da Mulher, Criança e Idoso
09h: Visita ao Batalhão de Polícia Militar
10h: Visita à Casa de Acolhimento
17h30: Reunião com a OAB 22 Subseção – Ethiene Brandão
 
 
29/06 (Quinta-feira) – Campo Verde:
 
10h: Visita à Delegacia de Polícia Civil
10h30: Visita ao 8º Batalhão de Polícia Militar
11h: Visita à Casa de Acolhimento
15h: Reunião com o prefeito Alexandre Lopes de Oliveira
16h: Reunião com o Ministério Público – Marcelo dos Santos Alves Corrêa
17h: Reunião com a OAB 23 Subseção – Maurytania Celeste Brito dos Santos Bauermeister
 
 
30/06 (Sexta-feira) – Campo Verde:
 
08h30: Foto Oficial em frente ao prédio do Fórum
08h30: Palestra sobre Gestão de Gabinete com juiz-auxiliar da CGJ, Emerson Cajango
11h: Reunião com Membros da Defensoria Pública – Dra. Elisa de Camargo Viana
 
Alcione dos Anjos
Assessoria de Comunicação da CGJ-MT 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais

Publicado

em

Por

As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.

Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.

Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.

O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.

“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.

“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.

Tolerância Zero

Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.

As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.

Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora