Connect with us

MATO GROSSO

Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia tem fase decisiva da etapa Cuiabá neste fim de semana

Publicado

em

Começa neste sábado (24.06) a fase decisiva da 5ª etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, que acontece em Cuiabá, com as semifinais para as duplas femininas e masculinas. O evento está sendo realizado no Estacionamento do Ginásio Poliesportivo Aecim Tocantins, no Complexo Arena Pantanal. A final é neste domingo (25.06) pela manhã, das 8 às 12 horas, com entrada gratuita.

Neste sábado, às 16h30, ocorrem as semifinais. Pela manhã e início da tarde, até as 13h20, são disputadas partidas das quartas de final. Na sexta-feira ocorreu a fase de grupos do Top 12 do circuito (as melhores duplas no feminino e masculino que disputam a competição).

O evento é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), da Federação Mato-Grossense de Voleibol (FMTV) e da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), com patrocínio do Banco do Brasil. O circuito teve início na quarta-feira (21.06) e vale pontuação para classificar para o mundial da modalidade. O circuito tem duas categorias: Aberto e o Top 12.

O secretário adjunto de Esporte e Lazer, David Moura, avaliou que o esporte em fase de crescimento no Estado com apoio da gestão do governador Mauro Mendes, seja com eventos e projetos de apoio. “O Bolsa Atleta do Projeto Olimpus MT,que nós fornecemos pelo Governo do Estado aos competidores que são medalhistas até sexto lugar em campeonatos nacionais, incentiva muito o retorno de alguns atletas e a continuidade de outros a participarem dessas competições”, afirmou.

David Moura destacou que nos campeonatos que a Secel acompanha há mais de um ano é possível perceber o aumento das inscrições. “E ficamos felizes em saber do feedback (retorno) dos atletas e técnicos”, disse o secretário adjunto.

Algumas das melhores duplas campeãs brasileiras, sul-americanas e mundiais disputam o título desta fase do circuito esportivo na Capital. Uma delas é Duda e Ana Patrícia, que nesta sexta-feira venceram a dupla Carol Horta e Ana Luiza por 2 sets a 0, 21 a 11 nas parciais.

Duda e Ana Patrícia são consideradas a melhor dupla do mundo de vôlei de praia atualmente. Elas foram campeãs da etapa da República Tcheca do Circuito Mundial, no começo deste mês, ao vencerem por 2 a 1 de virada a dupla americana Sponcil e Cannon, no “tie-break ” (pontos corridos ou sem vantagem).

“Nós vemos, como a Duda falou, muitas crianças e atletas de base presentes nos circuitos em todos os estados. Isso é bom para o esporte todo. Isso nos alegra muito, saber que nós, a CBV e as instituições estamos fazendo parte dessa melhora para que o esporte dê oportunidades a quem quer e ama o vôlei”, destacou.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

SES alerta a população para combater o Aedes aegypti no período de chuvas

Publicado

em

Por

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) orienta à população sobre a necessidade de redobrar os cuidados e reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti em virtude do período chuvoso, que deve seguir até o mês de maio, em Mato Grosso. O inseto é transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Devido às condições climáticas, existe a possibilidade de aumento no surgimento e na proliferação do mosquito, transmissor dos vírus que provocam essas doenças que causam febre e dores no corpo.

Segundo dados do Informe Epidemiológico da SES, foram registrados 36 óbitos por dengue e 11 por chikungunya somente de janeiro a 8 de novembro deste ano. No total, foram registrados 41.738 prováveis casos de dengue, 391 de zika e 20.716 casos de chikungunya.

De acordo com o Ministério da Saúde, a explosão no número de casos aconteceu em todo o Brasil e se deve a combinação entre calor excessivo e chuvas intensas, além do ressurgimento dos sorotipos 3 e 4 do vírus da dengue.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, reforça sobre a necessidade de se combater os focos do mosquito e também sobre a importância da vacinação.

“O primeiro e mais importante passo para prevenir essas doenças é dar fim aos locais que favorecem a proliferação do mosquito, pois 80% dos criadouros estão em ambientes residenciais. A população não deve deixar água acumulada em locais propícios para a criação do transmissor, ou seja, reservatórios de água, embalagens, latas, tampinhas de garrafa, lixeiras e vasos de planta destampados, que favorecem o acúmulo de água”, pontuou a secretária.

Em Mato Grosso, desde o mês de abril de 2024, a vacinação contra a dengue está disponível em 35 municípios selecionados pelo Ministério da Saúde. Contudo, ela é disponibilizada exclusivamente para crianças na faixa etária de 10 a 14 anos.

Por isso, as formas mais eficazes de prevenção à comunidade continuam sendo as medidas de higienização e controle de locais públicos e privados.

Para mais dados relacionados ao número de casos notificados, confirmados e óbitos em Mato Grosso, acesse o Informe Epidemiológico nº 32, disponível neste link.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora