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MATO GROSSO

Primeira-dama de MT prestigia espaço dos autistas na Arena Pantanal em jogo do Cuiabá contra Botafogo

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Os autistas sorteados para assistir ao jogo do Cuiabá Esporte Clube contra o Botafogo, nesta quinta-feira (22.06), na Arena Pantanal, foram surpreendidos pela presença da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, idealizadora do Programa SER Família Inclusivo. Este é o quinto grupo sorteado para ir ao estádio por meio do programa. Agora, além de acesso ao camarote, os beneficiados têm um espaço de autorregulação emocional com mesa e cadeira infantil, tapete de EVA, desenhos para colorir, lápis de cor, massa de modelar e blocos de montar.

“Fui abraçar as crianças e adolescentes contempladas com o sorteio especial para os autistas, foi muito legal vê-los num lugar preparado com todo carinho por eles. Foi uma noite muito linda. De coração agradeço o Cuiabá Esporte Clube, a minha querida amiga senadora Margareth Buzetti que nos ajudou nesta ação que agora é contínua, aos papais e mamães que acompanham as inscrições e sorteios e todas as pessoas envolvidas”, agradeceu a primeira-dama de MT, Virgínia Mendes.

“Ter hoje a presença da primeira-dama, Virginia Mendes, é muito gratificante. Fico feliz em vê-la aqui, em mais um sonho que ela concretizou. Essa iniciativa dela, em conjunto com a senadora Margareth Buzetti, traz um olhar sensível para a inclusão dos autistas. Poder proporcionar aos autistas este momento de lazer e com um espaço de autorregulação emocional, dentro da Arena Pantanal, para assistir aos jogos do Cuiabá. Para nós é uma experiência única, uma forma de divulgar a Carteira do Autista, a importância de se ter a carteira, para que os autistas possam acessar inúmeros serviços”, ressaltou a secretária de Estado de Assistência Social, Grasi Bugalho.

A mãe do pequeno Gustavo, de 04 anos, Bárbara da Costa Nunes, ficou emocionada com a oportunidade de levar o filho ao jogo pela primeira vez e também, pela presença da primeira-dama de MT, Virginia Mendes.

“Isso aqui tem uma importância tão grande pra gente, que convive de perto com a criança autista. Poucas pessoas entendem a importância do autista na sociedade, e para nós, mães, é um acalento nos nossos corações. O Gustavo foi diagnosticado com pouco mais de um ano e ainda é difícil o entendimento dentro da própria família, mas creio que com o tempo, as pessoas irão entender melhor o autismo e essa iniciativa ajuda. Fico muito grata pela primeira-dama ter tido esse olhar de carinho para com os autistas, porque ações com essa auxiliam o entendimento das pessoas, fazendo com que elas deixem o preconceito de lado”, declarou.

Cleyton Ferreira, pai da Sofia de sete anos, parabenizou a iniciativa por dar espaço de representatividade aos autistas e proporcionar um espaço de autorregulação emocional no camarote.

“Isso aqui é muito bom porque muitas vezes eles são deixados de lado por conta das suas limitações. O camarote é um ambiente tranquilo e a Sofia está bem à vontade. Na arquibancada não teria essa possibilidade e aqui tem os jogos, desenhos para que ela possa se autorregular e se sentir bem”, afirmou.

Para João Carlos da Silva, pai do adolescente Carlos Daniel de 15 anos, foi uma experiência marcante, já que era a primeira vez de ambos na Arena Pantanal.
“Agradeço ao Governo do Estado, por proporcionar isso ao meu filho. É muito importante essa inclusão dos autistas em eventos como este. Eu vi que em outros lugares estão começando a fazer trabalhos como este, e isso só mostra que as pessoas estão tendo um olhar diferenciado com os autistas”, disse.

A seleção dos oitos torcedores e acompanhantes foi realizada por meio de sorteio a partir dos beneficiários cadastrados na Carteira de Identificação do Autista (CIA), emitida pelo MT Cidadão. A ação é uma parceria entre o Governo de Mato Grosso, por meio da Setasc, e o Cuiabá Esporte Clube.

Para poder participar do sorteio é preciso ter a Carteira de Identificação do Autista (veja mais abaixo). Beneficiários de todo Mato Grosso podem participar do sorteio, lembrando que não serão custeados o deslocamento e a hospedagem, tanto do sorteado quanto de seu acompanhante. Apenas serão disponibilizadas as entradas do camarote.

Carteira de Identificação do Autista

O documento, que é uma das bandeiras da primeira-dama, Virginia Mendes, é emitido de forma gratuita pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e contém informações específicas e qualificadas da pessoa com o transtorno, o contato de emergência e, caso tenha, informações de seu representante legal/cuidador.

O cadastro da Carteira, desde setembro de 2022, é realizado pelo aplicativo MT Cidadão, na modalidade digital e ou física (impressa). O prazo para a emissão da carteira digital é de cinco dias, a contar do envio da documentação via aplicativo, análise e aprovação pela equipe da Setasc. Já para a emissão da carteira física, o prazo será de 30 dias.

Para mais informações (65) 98421-4080/(65) 3613-5711 ou o site da Setasc.¿

Fonte: Governo MT – MT

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MATO GROSSO

Mato Grosso ocupa 4º lugar na promoção da educação étnico-racial nas escolas, segundo MEC

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Mato Grosso é, mais uma vez, destaque nacional na educação pública. O Estado ocupa o 4º lugar no ranking de Promoção da Equidade Racial na Educação com uma média de 65,9 pontos, muito acima da média brasileira de 48 pontos. Os dados foram divulgados no início desta semana, pelo Ministério da Educação (MEC), como parte da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq).

Na frente de Mato Grosso, aparecem os Estados de Rondônia (66.5 pontos), Distrito Federal (66,9) e Ceará (66,1).

Para a elaboração do ranking, o MEC formulou o índice Erer (Educação para as relações étnico-raciais), que avalia ações implementadas para a formação de professores, gestão escolar, material didático e financiamento para a educação étnico-racial das escolas das redes estaduais e municipais de ensino do país.

É a primeira vez em que um instrumento de análise dessas políticas educacionais é elaborado desde a criação da Lei nº 10.639/2003 (mais tarde alterada pela Lei nº 11.645/2008), que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas.¿

Segundo o diagnóstico, 16 das 27 redes estaduais de ensino (59,3%) disseram levar em consideração o efeito do racismo no desempenho dos alunos ou formular políticas para combater as desigualdades na aprendizagem. Já entre os municípios, 58,6% disseram levar isso em conta.

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o resultado reflete as ações que valorizam a diversidade e combatem a discriminação como parte do Programa EducAção 10 Anos e da Política Antirracista desenvolvida em todas as 648 escolas da Rede Estadual, que incluem 05 unidades quilombolas e 70 indígenas.

“Fazemos uma abordagem da temática étnico-racial de forma transversal e contínua no currículo escolar ao longo de todo o ano letivo nas unidades escolares do estado”, disse.

Ações da Seduc

Em Mato Grosso, as ações de educação étnico-racial estão alinhadas à Política Antirracista e foram incorporadas aos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das escolas. Como apoio pedagógico, estão disponíveis em formato online o Caderno Pedagógico, as eletivas Ciências e Saberes Quilombolas Educação Escolar Quilombola e o Caderno Pedagógico: Educação Escolar Quilombola para os anos finais do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio.

Em 2024, a Seduc ofertou 340 horas em 15 cursos de formação a profissionais atuantes em todas as funções, sendo 03 deles em que a temática central foi equidade. Nos demais, o tema foi trabalhado de maneira indireta com focos similares ou complementares, atendendo mais de 25 mil servidores, o que representa 70% da rede.

Alan Porto destacou também que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai lançar, na primeira semana de dezembro, a cartilha “Mato Grosso: Por uma Educação Antirracista”. O material será disponibilizado em formato online e marcará um momento estratégico para desassociar o tratamento dessa temática exclusivamente ao mês de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro.

Outra ação nesse sentido, que está em andamento, é o curso de Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas, através do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso e o MEC. Serão ofertadas 3.750 vagas gratuitas. As inscrições encerram-se no dia 15 de dezembro de 2024, e a aula inaugural será realizada no dia 05 de dezembro, com transmissão pelo YouTube.

Para o ano de 2025, a Seduc também planejou um cronograma de ações com encontros presenciais e virtuais para reforçar a importância de integrar essas temáticas às práticas pedagógicas de maneira contínua e efetiva.

“Com isso, a rede estadual de ensino reafirma o compromisso com uma educação mais inclusiva, plural e consciente, promovendo o letramento racial e valorizando as contribuições históricas e culturais dos povos afro-brasileiros, africanos e indígenas, conforme determina a legislação vigente. Uma realidade que começa na matrícula com a declaração de raça dos estudantes, garantindo informações completas e atualizadas”, conclui Alan Porto.

Fonte: Governo MT – MT

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