Para isso, eles usaram alguns equipamentos indispensáveis pelos apicultores, a exemplo do fumegador, das caixas de colmeias e do tradicional macacão com viseira de tela.
“O contato deles com esses equipamentos torna a palestra mais dinâmica, tornando essa experiência ainda mais produtiva”, complementa Niki ao pontuar que uma das principais atividades do encontro é combate o extermínio de enxames no perímetro urbano.
“A gente mostra para eles que é perfeitamente possível o convívio harmonioso de pessoas e abelhas, independente de quais espécies elas pertençam. E é bem interessante sabe. Quando a gente começa, muitos deles defendem a mortandade de abelhas, ao final da palestra eles apresentam um comportamento totalmente diferente. Isso evidencia que estamos no caminho certo, o da educação ambiental e o da conscientização”, finaliza.
Em Sorriso, uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da equipe VitaMel, e o Corpo de Bombeiros Militar oferece o serviço gratuito de manejo de abelhas (retirada de enxames) do perímetro urbano.
A parceria que já possibilitou o resgate de milhões de abelhas se tornou uma referência para o restante do estado, uma vez que resguardar a integridade de moradores e a segurança dos animais polinizadores.
Outra medida de defesa para evitar o extermínio de abelhas advém da Lei Federal nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) o qual prevê sanções para quem for flagrante cometendo o delito.