Connect with us

Sorriso

Palestra conscientiza alunos sobre importância das abelhas para o meio ambiente

Publicado

em

Palestra foi ministrada pela equipe do VitaMel + para estudantes do 1º ao 3º da Escola Estadual 13 de Maio

Não! As abelhas não são nocivas ao meio ambiente. Muito pelo contrário, elas são responsáveis pela polinização de aproximadamente três-quartos de todo o alimento consumido pelos seres humanos.

Foi com esse importante esclarecimento que a equipe do programa VitaMel + deu início ao ciclo de palestras para alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio da Escola Estadual 13 de Maio, em Sorriso.

A iniciativa atendeu uma solicitação protocolada, em 11 de maio, pela própria instituição de ensino e prontamente atendida pela equipe que integra a Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa).

“Todo ser vivo é relevante para um ecossistema saudável. As abelhas, mesmo sendo negativamente tratadas como insetos, não fogem a essa regra. Como defensor do fortalecimento de políticas ambientais, fico muito feliz ao ver que a preocupação com os animais polinizadores também está inserida no âmbito das escolas públicas, haja vista a importância desses espaços na formação de nossas crianças e jovens”, pontua o coordenador do programa VitaMel +, Niki Nelson que também é soldado do Corpo de Bombeiros Militar (CBM/MT).

Além do conhecimento teórico com relação às espécies de abelhas, bem como sua estrutura organizacional, os palestrantes também levaram para a sala de aula um pouco de suas experiências práticas.

Para isso, eles usaram alguns equipamentos indispensáveis pelos apicultores, a exemplo do fumegador, das caixas de colmeias e do tradicional macacão com viseira de tela.

“O contato deles com esses equipamentos torna a palestra mais dinâmica, tornando essa experiência ainda mais produtiva”, complementa Niki ao pontuar que uma das principais atividades do encontro é combate o extermínio de enxames no perímetro urbano.

“A gente mostra para eles que é perfeitamente possível o convívio harmonioso de pessoas e abelhas, independente de quais espécies elas pertençam. E é bem interessante sabe. Quando a gente começa, muitos deles defendem a mortandade de abelhas, ao final da palestra eles apresentam um comportamento totalmente diferente. Isso evidencia que estamos no caminho certo, o da educação ambiental e o da conscientização”, finaliza.

Em Sorriso, uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da equipe VitaMel, e o Corpo de Bombeiros Militar oferece o serviço gratuito de manejo de abelhas (retirada de enxames) do perímetro urbano.

A parceria que já possibilitou o resgate de milhões de abelhas se tornou uma referência para o restante do estado, uma vez que resguardar a integridade de moradores e a segurança dos animais polinizadores.

Outra medida de defesa para evitar o extermínio de abelhas advém da Lei Federal nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) o qual prevê sanções para quem for flagrante cometendo o delito.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Programa Sorriso + Esporte realiza programação para encerrar as atividades de 2024

Publicado

em

Por

Programa tem a missão de promover o desenvolvimento físico, esportivo e a inclusão social dos participantes.

Como de costume, o Programa Sorriso + Esporte encerra as atividades anuais com uma programação recheada de brincadeiras. Ao longo de 2024, mais de 4000 crianças, adolescentes e jovens de 07 a 17 anos passaram pelos polos de iniciação esportiva e formação esportiva do Município, que agora celebram este ciclo com um momento de descontração e, é claro, esporte e lazer.

Com a missão de promover o desenvolvimento físico, esportivo e inclusão social dos participantes, o Sorriso + Esporte, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel), como uma das principais iniciativas voltadas para a juventude no Município, que atende em 14 modalidades, sendo: vôlei de quadra, futebol, handebol, futsal, vôlei de praia, skate, basquetebol, zumba, ginástica, bicicross/BMX, atletismo, judô, karatê, e tênis de mesa.

“Além de incentivar a prática esportiva, o programa também tem como objetivo proporcionar inclusão, integração e saúde para esses jovens através de atividades físicas no contraturno escolar, que acontece tanto nos ginásios dos bairros quanto na região central”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Júnior Brandão.

Algumas das modalidades já realizaram o encerramento do calendário de 2024. A programação segue acontecendo no próximo sábado, das 7h às 11h, nos seguintes locais:

• Praça da Juventude: Futebol, Vôlei de Praia e Skate;

• Estádio Municipal: Atletismo;

• Ginásio Flor do Cerrado: Tênis de Mesa.

A Zumba, que atendeu mais de 400 mulheres em sete polos, também está em clima de despedida de 2024, com uma programação que promete movimentar o Município.

Dia 12 de novembro: Praça das Fontes – às 18h

Dia 13 de novembro: CCI – às 14h

Dia 14 de novembro: Praça da Integração – às 18h.

“A Semel desenvolve projetos e programas que trazem grandes impactos, além de criar muitas oportunidades no cenário esportivo para esses jovens. E esse é um momento para celebrarmos os resultados obtidos ao longo de 2024”, pontua o coordenador geral da Semel, Renato Ferreira.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora