Connect with us

Cuiabá

Carnaval de rua em Cuiabá reúne quase 50 mil foliões e comerciantes celebram fomento à economia

Publicado

em

Sucesso de público e de aprovação da população cuiabana, o ‘Folia Cuiabana 2023’ promovida pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer foi encerrado  nesta terça-feira (21) ao som de Roberto e Lucialdo, Dj Nero, Bloco Império de Casa Nova, Charanga Mestre Cachaço e para a criançada, a Tia Hanna com a Patrulha Canina.

Ao longo da festa, na Praça 8 de Abril, estima-se que mais de 22 mil foliões curtiram o carnaval no local. Já pela Praça da Mandioca, a estimativa é de  público de cerca de 25 mil pessoas ao longo da festança, somando quase 50 mil foliões.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, acompanhou o encerramento da programação na Praça 8 de Abril. O gestor agradeceu aos parceiros que contribuíram à realização deste grande evento, assim como aos colaboradores da Cultura, que muito se empenharam e deixaram o local bem colorido e animado.

“Quero parabenizar a todos os envolvidos, os comerciantes que estão aqui trabalhando com muito esforço para que esta festa ficasse linda e com comida de qualidade. Aqui foram gerados empregos e renda para muitas famílias. E também foi uma festa voltada às crianças, às famílias e com um olhar todo especial à causa animal. Neste ano, conversei com o secretário de Cultura, Aluízio Leite, e solicitei que fizéssemos uma festa para todos, inclusive aos nossos pets, que ganharam  uma festa exclusiva para eles no último dia 12, aqui, na 8 de Abril. Foi uma festa linda, com muita segurança e que trouxe alegria à população cuiabana”, comentou. 

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, lembrou que a Prefeitura de Cuiabá, a pedido do prefeito Emanuel Pinheiro, preparou toda a cidade para esperar um grande público. “Nos surpreendeu  a Praça da Mandioca, no Centro Histórico, com mais de 25 mil pessoas prestigiando todos os dias de eventos. Aqui, na 8 de Abril, mais de 22 mil pessoas passaram nesses quatro dias de folia. Ela foi decorada nos moldes dos bailes de  Carnaval antigo, inspirado no clube feminino onde aconteciam os grandes bailes. Agradou ao público cuiabano com essa programação cultural com qualidade  que valoriza  os artistas da nossa terra. Programamos o ambiente para agradar as crianças, os adultos e os pets. Foi uma explosão de alegria”, avaliou o secretário. 

O folião Valmir Molina, que estava fantasiado de ‘Rei Momo’ junto com sua esposa Sandra Molina, curtiu na praça da Mandioca e 8 Abril. “Estive nos dois lugares e foi de excelente nível, com muita segurança e com boas bandas. Foram dias de festas sem nenhuma desordem, com muitas crianças e é isso aqui que precisamos, de festas assim, familiar com muita comida e música boa, parabéns ao prefeito de Cuiabá e ao secretário de Cultura”, disse. 

Do Kebab Mania, Jalda Zugair, avaliou que  o evento foi muito bom para o pequeno comércio de feirantes. “Quase todos os eventos da Prefeitura a gente tá junto porque aumentamos as vendas e  acabamos por contratar mais colaboradores. A festa movimenta vários setores e muitos tiram um extra neste período de Carnaval”, conta ela.  

Maysa dos Santos, que manteve uma barraca de venda de  suco de laranja, conta que a presença da população na praça 8 de Abril foi intensa e ela e sua família conseguiram fazer boas vendas nesses quatro dias de festas. “É importante a realização desta festa carnavalesca porque muitas famílias que trabalham com feiras gastronômicas que conseguem financeiramente tirar um extra. E a população tem uma opção bem familiar para os cuiabanos”.

Solange Gomes Bezerra, que comercializou comidas típicas cuiabanas, destacou: “essa festa foi maravilhosa. Só tenho a agradecer ao Aluízio e ao prefeito Emanuel Pinheiro por essa festa maravilhosa para nós, para famílias, principalmente, porque vivemos um período pandêmico que afastou as pessoas, e hoje, nos juntamos  novamente para essa grande festa que contou com a participação de muita gente para que ela ocorresse”, concluiu. 

Trabalho Conjunto 

Foram parceiros do evento, as Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana (Semob), Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Saúde, Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Câmara Municipal, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes- Abrasel MT, dentre outros. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora