Connect with us

Cuiabá

Cuiabá participa da Virada ODS e fortalece a implantação de práticas sustentáveis

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá participou, nos dias 17 e 18 de junho, da segunda edição da Virada ODS, em São Paulo. De acordo com o gestor Desenvolvimento Sustentável, Alex de Deus, o evento foi fundamental para troca de experiências sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama Marcia Pinheiro estiveram presentes e receberam premiação por projetos sustentáveis, o Solidariedade em Ação e Cuiabá Te Queremos Verde.

A Virada ODS foi organizada pela Prefeitura de São Paulo e reuniu autoridades nacionais e internacionais, com o intuito de debater e potencializar a implantação de ações ligadas à Agenda 2030. Promovida pela organização intergovernamental, a Agenda 2030 abrange 17 objetivos que estimulam a realização de medidas voltadas ao crescimento global sustentável.

“Cuiabá esteve presente na primeira edição e, neste ano, participamos novamente de reuniões, palestras e painéis sobre sustentabilidade. Foi uma oportunidade ímpar para troca de informações entre prefeitos, secretários e outras autoridades. O evento proporcionou uma riqueza de experiências que serão replicadas em nível local”, comenta Alex de Deus.

No evento, Cuiabá apresentou algumas iniciativas que estão em andamento na Administração Municipal. Dentre elas, a implementação das ODS da ONU no Planejamento Estratégico, o alinhamento do Plano Plurianual (PPA) com a Agenda 2030 e a adesão à Plataforma “Estratégia ODS”, que proporciona acompanhamento das boas práticas da Prefeitura.

Soma-se a isso, o acordo de “Cidade Signatária do Pacto Global da ONU”, assinado pelo Município em 2019, e o ingresso no “Pacto Global dos Prefeitos para o Clima e Energia”, patrocinado pela União Europeia. A ideia é tornar Cuiabá uma referência mundial como cidade humanizada, sustentável, moderna e de oportunidades.

“Quando tornamos o desenvolvimento sustentável uma política de governo, assumimos o compromisso com a população de pensar nas futuras gerações. Sendo assim, foi instituída a obrigação pública de tornar Cuiabá uma cidade melhor, garantindo que nossos descendentes possam viver com uma excelente qualidade”, completa Alex.

O desenvolvimento da Agenda 2030 na Administração Municipal faz parte do Pacto Global da ONU, o qual Cuiabá é uma das primeiras capitais signatárias. A adesão à iniciativa é resultado de uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, que visa inserir práticas contínuas de desenvolvimento sustentável na Prefeitura de Cuiabá.

“Isso deve acontecer por meio de um plano de governo, assegurando que as ações de sustentabilidade sejam um compromisso. Também deve ser feito obedecendo metas e indicadores sistêmicos estabeleçam um quadro analítico das evoluções das políticas, programas e projetos”, pontua o gestor.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora