Connect with us

BRASIL

Deltan nega ter fugido do Brasil: ‘Não sou procurado’

Publicado

em

Deltan Dallagnol viaja aos Estados Unidos
Reprodução / Instagram – 19.06.2023

Deltan Dallagnol viaja aos Estados Unidos

O ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR), que teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas últimas semanas, negou que tenha viajado para fugir do Brasil. Ele foi para os Estados Unidos nesse domingo (18), com destino à cidade de Chicago.

Nas redes sociais, Dallagnol disse que uma “parte da esquerda está polvorosa” após ele ter publicado uma foto em um portão de embarque com o passaporte em mãos.

O ex-parlamentar afirmou que não fugiu do país, “primeiro porque não sou procurado, segundo porque jamais vou desistir do Brasil”.

Deltan acrescentou ainda que a esquerda tem “azar de ser liderada por tanta gente burra que acredita que um fugitivo vai tirar uma foto revelando o destino e vai postar avisando”.

No mesmo vídeo, Dallagnol critica a indicação do advogado Cristiano Zanin a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) . Segundo ele, o indicado para ser substituto de Ricardo Lewandowski “não atende os requisitos constitucionais, nem as demandas da sociedade”.

O ex-deputado disse ainda que os Estados Unidos “protegem, de fato, as liberdades”, mas que seguirá no Brasil.

Não me confundam com os seus bandidos e corruptos de estimação. Eu estou fazendo uma viagem acadêmica e profissional. Eu não tenho nada a temer. Eu não devo nada a ninguém. Eu seguirei no Brasil.”

Ao iG , a assessoria do ex-deputado informou que ele viajou aos Estados Unidos a convite da Acton University, “para uma série de palestras e eventos cristãos”. Ele deve retornar ao Brasil após o dia 25 de junho.


Cassação de mandato

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu indeferir a candidatura de Deltan Dallagnol e, consequentemente, cassar o seu mandato de deputado federal. A decisão foi tomada por unanimidade na Corte Eleitoral.

O relator do caso foi o ministro Benedito Gonçalves, e magistrados acataram dois recursos apresentados contra a candidatura de Deltan para o pleito eleitoral realizado no ano passado: uma pela Coligação Brasil da Esperança, e outra pelo PMN.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná havia negado ambos os recursos apresentados contra o então deputado, mas tanto a coligação como o partido recorreram ao TSE para reverter a decisão.

Os juízes entenderam que ele deixou o cargo no Ministério Público para escapar de punições decorrentes da Operação Lava Jato. Em seu lugar, assumiu o deputado Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR).

Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Pedro Paulo quer políticas para advogados com deficiência

Publicado

em

Por

Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.

A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.

“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.

A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.

“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.

A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.

 

Fonte: ELEIÇÕES OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora