Connect with us

Cuiabá

Lavagem das escadarias da Igreja do Rosário e São Benedito será neste sábado (24)

Publicado

em

Promover a igualdade racial e cultural, bem como dar visibilidade às ações das comunidades tradicionais quilombolas e as religiões de matriz africana, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, é parceira na ‘Lavagem das Escadarias da Igreja do Rosário e São Benedito’. O evento, que está na sétima edição, será realizado no sábado (24).

A programação começa a partir das 5h, no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC) com café da manhã e entrega dos materiais e caminhada repleta de m cânticos, toque de tambores, danças e água de cheiro. A concentração para o início da lavagem será às 8h e o encerramento das atividades será às 17h (veja a programação abaixo).

No ano passado, a ação reuniu cerca de 900 pessoas. A celebração ecumênica é considerada um símbolo de fraternidade e paz.“Preservem a natureza. Salvem Vidas. Axé!”. Esse é o tema escolhido pela Associação Lavagem das Escadarias Rosário e São Benedito, responsável pela organização do movimento que integra o Calendário Oficial de Eventos Culturais do Município de Cuiabá através da lei 6.304 de 28 de setembro 2018.

O ato de Lavagem das Escadarias da Igreja do Rosário da Igreja e São Benedito, é um evento sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover a igualdade racial e cultural dizendo não a todas as formas de racismo, violência, discriminação racial e intolerância religiosa, bem como dar visibilidade às ações culturais das comunidades tradicionais (quilombolas) e povos de terreiros e religiosidade de matrizes africana.

“O nosso objetivo principal é realizar uma caminhada por uma cultura de paz onde toda a comunidade independente de religião participe de forma harmoniosa e consigam realizar a troca de conhecimentos culturais”, disse a responsável pela organização do evento, Lindisey Catarina de Sá.

“A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer estará presente neste evento tão rico e cheio de diversidades. A lavagem é um evento que integra as ações culturais da cidade e cumpre muito bem seu papel no que tange a inclusão de várias culturas e vertentes religiosas. Estamos felizes em apoiar esta celebração que já está em sua 6ª edição”, declarou o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite.

Mais informações podem ser obtidas pelo canal oficial do facebook- https://www.facebook.com/lavagemcba.
Confira a programação:

24/06

5h – Abertura (MISC – Museu da Imagem e do Som de Cuiabá, Rua 07 de setembro, Nº 349, Centro)

5h45 – Café da manhã

6h30 – Entrega das quartinhas (Jarro ornamentado que as mães carregam com a água de cheiro)

7h – Início do deslocamento para a igreja (São Benedito)

8h – Concentração

9h – Início da Caminhada “Por uma Cultura de Paz”

12h – Encerramento

12h15 – Recolhimento do patrimônio (quartinhas, vassouras e adornos)

12h30 – Deslocamento para o clube

13h – Feijoada de confraternização

17h – Encerramento do evento

Serviço:

Assunto: Lavagem das escadarias da igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
Data: 24/06 (Sábado)
Onde: Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc)
Horário: A partir das 5h
Informações: (65) 9.8131.6147 ou (65) 99241.3469

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora