Connect with us

MATO GROSSO

MT Hemocentro atende 677 pacientes com doença falciforme no Estado

Publicado

em

O MT Hemocentro, administrado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), é uma unidade de saúde de referência para o atendimento de pacientes com doença falciforme em Mato Grosso. Atualmente, 677 pacientes estão em tratamento no banco de sangue público.

Entre os serviços ofertados pela unidade está o atendimento ambulatorial multiprofissional com hematologista, cardiologista, ortopedista, nutricionista, enfermeiro, fisioterapeuta e assistente social. O banco de sangue ainda dispõe de apoio diagnóstico e terapêutico, aconselhamento genético, exame de dopller transcraniano, ambulatório para transfusão e infusão de medicamentos, além de realizar busca ativa dos pacientes faltosos.

Para a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme, que é celebrado nesta segunda-feira (19.06), é importante para refletir sobre a prevenção e os cuidados necessários com a doença e também celebrar os avanços dos serviços disponibilizados pelo banco de sangue.

“Somos uma unidade de referência em Mato Grosso e ofertamos uma estrutura completa para o tratamento da doença pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes são assistidos adequadamente conforme cada quadro clínico. Oferecemos um atendimento humanizado, que tem como principal característica a promoção do bem-estar do paciente para além do cuidado técnico, pois visamos também o seu emocional e o de seus familiares”, avalia.

O tratamento da doença no MT Hemocentro consiste em consultas regulares com acolhimento e aplicação dos protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, como uso do medicamento quimioterápico hidroxiuréia, doppler transcraniano, encaminhamento para outras especialidades, caso seja necessário, e quelação da sobrecarga de ferro, que ajuda a liberar o excesso de ferro no sangue.

“O tratamento feito corretamente gera impacto positivo na qualidade de vida e na prevenção de sequelas das pessoas com a doença”, diz Gian.

Entre as sequelas da doença estão complicações cardiológicas, renais, osteonecrose (que é a morte de um segmento de osso causada pela perda de suprimento de sangue), anemia crônica, crises de dores associadas ou não a infecções, retardo do crescimento, infecções e infartos pulmonares, acidente vascular cerebral, inflamações e úlceras.

Sobre a doença

A doença falciforme é genética, hereditária e caracterizada por alterações nas hemácias do sangue – os glóbulos vermelhos se tornam rígidos e assumem formato de foice, dificultando a passagem de oxigênio para cérebro, pulmões, rins e outros órgãos. A enfermidade não tem cura e pode provocar o comprometimento das principais funções do organismo, caso o portador não receba a assistência adequada. O diagnóstico é feito na Triagem Neonatal, com o Teste do Pezinho, e pelo exame de eletroforese de hemoglobina.

Entre os sintomas estão crises de dor, síndrome mão-pé, infecções, úlcera de perna, sequestro do sangue no baço, palidez, cansaço fácil e icterícia (coloração amarelada ou alaranjada da pele e do branco dos olhos).

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Seplag realiza 3º Encontro de Gestão de Pessoas do Estado a partir desta terça-feira (26)

Publicado

em

Por

A Secretaria de Planejamento e Gestão de Mato Grosso (Seplag-MT) realiza, nesta terça e quarta-feira (26 e 27.11), o 3ª Encontro de Gestão de Pessoas do Poder Executivo, no Centro de Eventos do Pantanal. O evento reúne especialistas e profissionais da área em todo o Governo do Estado.

O evento vai discutir os impactos das novas tecnologias e tendências na gestão de pessoas no setor público. A iniciativa também visa capacitar gestores, incentivando o uso de ferramentas tecnológicas e aprimoramento das estratégias de gestão de talentos.

A programação começa com a palestra magna “O Mundo Mudou…”, ministrada pelo Dr. em Comunicação, Dado Schneider.

O primeiro dia contará ainda com mais duas palestras intituladas “Práticas de Gestão de Pessoas no Setor Público” e “O papel do profissional de Gestão de Pessoas no novo século”, com os gerentes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sandro de Carvalho e Suleima Coelho.

No segundo dia, o destaque é a palestra magna “Tecnologia em Gestão de Pessoas”, com o diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Sergio Sgobbi.

Na sequência, será realizada uma sessão dedicada à apresentação de cases de sucesso, com os representantes das equipes ganhadoras do Prêmio Eficiência e Inovação em Práticas Públicas, por suas contribuições inovadoras na gestão pública do Estado de Mato Grosso.

Serviço | 3º Encontro de Gestão de Pessoas de Estado de Mato Grosso

Data e horário: 26 e 27/11 – 08h às 17h

Local: Centro de Eventos do Pantanal – Av. Bernardo Antônio de Oliveira Neto | Santa Marta | Cuiabá – MT

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora