Um escritório de falsificação de documentos foi fechado pela Polícia Civil, na manhã desta quinta-feira (15.06), durante mandado de busca e apreensão domiciliar cumprido por policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá. A ação resultou na apreensão de cartões, impressora, notebook, papel fotográfico e outros materiais utilizados na falsificação de documentos.
Um homem, de 30 anos, responsável pelos materiais de origem ilícita foi autuado em flagrante pelos crimes de falsificação de documento público, falsa identidade e uso de documento falso.
A ordem de busca e apreensão foi expedida pela Justiça com base em investigações da Derf e cumprida na residência do investigado no bairro Dom Aquino em Cuiabá. Ao perceber a chegada dos policiais, o suspeito quebrou o aparelho celular pessoal na tentativa de ocultar informações e provas de possíveis crimes.
Na abordagem, o suspeito apresentou uma cédula de identidade em nome de outra pessoa, mas logo em seguida, confessou aos policiais que o documento era falso. Em buscas no local, foram encontrados diversos apetrechos para falsificação de documentos, como impressora, papéis especiais para impressão, aparelhos celulares e cartões de crédito.
Na impressora, os policiais também encontraram uma segunda cópia do RG falso apresentado pelo suspeito. Questionado, o investigado confessou que estava tentando abrir contas em bancos digitais em nome de terceiros.
Diante dos fatos, todo material ilícito foi apreendido e o suspeito foi conduzido à Derf, onde após ser interrogado pelo delegado Luiz Felipe Nascimento de Leoni foi autuado em flagrante.
Policiais civis de Mato Grosso e do Ceará cumpriram, nesta sexta-feira (22.11), 17 mandados judiciais de buscas e prisões dentro da Operação Deceptor, da Polícia Civil cearense, contra um grupo criminoso investigado por fraudes eletrônicas e lavagem de dinheiro. Foram realizados ainda a apreensão de bens e bloqueio de valores dos investigados.
Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e dois de prisão nas cidades de Várzea Grande, Cuiabá, Mirassol d’Oeste e Cáceres pelas equipes da Delegacia Especializada de Estelionatos de Cuiabá e da Delegacia de Mirassol d’Oeste. Dois alvos de prisão estão foragidos.
A investigação conduzida pela Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos, do Departamento de Polícia Judiciária Especializada do Ceará, identificou a atuação da organização criminosa responsável por fraudes eletrônicas usando plataformas de vendas online.
Durante o cumprimento dos mandados foram apreendidos computadores e aparelhos celulares e realizado o bloqueio de valores até o montante total de R$ 6 milhões, além do bloqueio judicial de 15 veículos.