No encontro, Ari apresentou um panorama de Sorriso e da região médio-norte de Mato Grosso. O prefeito pontuou que se a microrregião fosse um país, ocuparia a 5ª posição mundial na produção de soja com 11,49 milhões de toneladas produzidas em 3.315,236 hectares de área cultivada. A China, 4º maior produtor mundial, produz 19,6 milhões de toneladas em 6.640.882 hectares. “Há muita tecnologia sendo empregada em Sorriso”, explica o prefeito.
Para o diretor executivo da Robopac Brasil, Judenor Marchioro, “Sorriso é surpreendente e toda informação nos foi passada com muita veracidade e entusiasmo por parte do prefeito; isso faz diferença para quem busca investir”. A Robopac é uma empresa especializada no fornecimento de embalagens para os setores alimentício, agrícola e de higiene e conta com capital italiano na fundação. Além do Brasil, a Robopac atua no mercado europeu, chinês e dos Estados Unidos.
A experiência também foi positiva para o advogado Tiago Alves, responsável pela área civil da DSF Advogados. “Esse encontro abre oportunidades para as duas cidades: nossos empresários podem passa a subir para Sorriso e de lá também podem vir parceiros de negócios”, ressalta.
Ari também detalhou a produção da soja, do milho, e de demais itens como o feijão caupi e do pescado de água doce. “Mas quando olhamos para essa região central do Estado vamos muito além disso: temos suinocultura, bovinocultura, avicultura e também empresas de transformação de alta expressividade em um raio de apenas 200 quilômetros e que congrega 15 municípios mato-grossenses”, destaca o prefeito.
Para Ari, apresentar Sorriso e a região para tantos outros pontos do país – somente nessa semana esse é o segundo encontro; o primeiro foi na segunda-feira, 12, na sede da Cargill Alimentos; demonstra a credibilidade e o potencial de desenvolvimento do Município. “Buscamos um crescimento ordenado e em conjunto com a região”, defende.
Já hoje à tarde, a partir das 13h30, Ari, a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Jucélia Ferro e o secretário-adjunto de Cidade, Eduardo Sperotto, devem visitar a empresa Tramontina para conversa com empreendedores.
E além de ser destaque em Bento; o “Sorriso em Números” também vai para outro município da serra gaúcha: a partir das 8h30 desta sexta-feira, 16 de junho, o debate será em Caxias do Sul. Os encontros no Rio Grande do Sul foram um convite da DSF Advogados.
Mais dados sobre Sorriso
Na lista entre os 100 municípios com maior valor agregado do agro – aquela que Sorriso ocupa a 1ª posição; há ainda a presença de mais 12 cidades que integram o Cidesa (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental Vale do Teles Pires); todas estão entre o top 100 da produção.
A média de crescimento anual nos últimos 30 anos, ultrapassa os 20%. Hoje, a “Capital do Agro”, ocupa a segunda posição no Estado como importador/exportador e, detém o título de maior Produto Interno Bruto (PIB).