Connect with us

BRASIL

Sobre para 48 o número de mortos pelas chuvas no litoral de São Paulo

Publicado

em

Bombeiros fazem buscas no litoral de São Paulo
Divulgação/Corpo de Bombeiros

Bombeiros fazem buscas no litoral de São Paulo

Subiu para 48 o número de mortes confirmadas pela Defesa Civil de São Paulo  (47 em São Sebastião e uma em Ubatuba) após o temporal que devastou o Litoral Norte do estado no último final de semana. Equipes de resgate continuam a procurar cerca de 57 pessoas que ainda continuam desaparecidas.

Os trabalhos ocorrem principalmente em bairros da costa sul da cidade de São Sebastião e Juquehy .

Durante a terça-feira (21) as buscas chegaram a ser suspensas por conta de novas chuvas na cidade de São Sebastião . Havia risco de novos deslizamentos de terra na cidade. No entanto, a partir das 22h os trabalhos fora retomados e seguiram pela madrugada.

Resgates

Bombeiros, agentes da Defesa Civil e voluntários fazem buscas por sobreviventes da tragédia. No domingo, helicópteros da PM tiveram dificuldade para chegar pontos mais críticos atingidos pelos deslizamentos por conta do mau tempo.  Aeronaves do Exército foram enviadas para auxiliar nos trabalhos. A operação de resgate envolve mais de 600 pessoas. 

Estradas do litoral norte de SP

Além do trabalho de resgate, diversas equipes atuam para desobstruir o acesso de rodovias e estradas que dão acesso ao litoral de São Paulo. Veja:

Rio-Santos:  trecho até a Barra do Sahy está liberado. Entre os pontos interditados, há um ponto bloqueado totalmente na Praia Preta e outros nove com bloqueios parciais por causa de deslizamento de terra, entre eles, o trecho de Maresias.

Mogi Bertioga:  completamente bloqueada, com previsão de ao menos dois meses para liberação.

Rodovia dos Tamoios (SP-99): principal rota alternativa entre o litoral norte de SP e São Paulo , está liberada.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Nacional

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora