Connect with us

MUNDO

Johnson ‘enganou’ Parlamento sobre festas na pandemia, conclui comitê

Publicado

em

Ex-premiê, Boris Johnson renunciou ao cargo de deputado
Simon Dawson / No 10 Downing Street – 23.08.2022

Ex-premiê, Boris Johnson renunciou ao cargo de deputado

O ex-primeiro-ministro do Reino Unido Boris Johnson “enganou deliberadamente” o Parlamento em relação às festas realizadas na residência oficial enquanto ele estava no poder durante a quarentena de Covid-19, concluiu o comitê parlamentar.

Segundo o Comitê de Privilégios, que analisa violações de regras parlamentares, Johnson “enganou deliberadamente a Câmara” e, caso não tivesse renunciado ao cargo de deputado na última sexta-feira (9), ele seria suspenso por 90 dias por “desacatos repetidos e por tentar minar o processo parlamentar”.

Ao deixar a vaga de MP (Membro do Parlamento), Johnson evitou uma punição da Câmara dos Comuns, mas, na ocasião, afirmou que estava sendo “forçado a sair”.

Em comunicado, Johnson disse que “não mentiu” sobre o caso, conhecido como partygate, e que estava sendo “forçado” a deixar o cargo “de forma antidemocrática”.

“É muito triste deixar o parlamento, pelo menos por enquanto. Mas, acima de tudo, estou perplexo e chocado por poder ser forçado a sair, de forma antidemocrática, por um comitê presidido e administrado por Harriet Harman, com um viés tão flagrante”, disse Johnson ao jornal Times .

Nesta quinta-feira (15), o ex-premiê reiterou as críticas, chamando o comitê de “antidemocrático” e acusando-o de ser “a facada final em um assassinato político prolongado”.

O comitê tinha como objetivo analisar e determinar se Johnson mentiu intencionalmente ao Parlamento ao dizer que as restrições da Covid-19 tinham sido respeitadas durante as festas em Downing Street, registradas em 2020 e 2021.

O caso foi, inclusive, um dos principais pontos que levaram ao desgaste de sua popularidade e, que, como consequência, culminaram em sua renúncia ao cargo de primeiro-ministro, em julho do ano passado.

Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora