Connect with us

BRASIL

Eduardo Paes alerta população sobre risco de chuva forte ainda hoje

Publicado

em

O prefeito do Rio, Eduardo Paes alertou agora à noite em seu Twitter que “núcleos de chuva se aproximam da região de Campo Grande e Santa Cruz, na zona oeste da cidade. Há previsão de pancadas de chuva de moderada a forte na próxima hora, acompanhada de raios”. Paes disse que “em caso de chuva forte a população deve evitar deslocamentos”. O prefeito informou ainda pela rede social que os núcleos de chuva se deslocam também para a zona norte da cidade.

O Centro de Operações da prefeitura do Rio informou que o município entrou em  Estágio de Mobilização  às 19h45 desta terça-feira, (21), devido à previsão de chuva moderada a forte nas próximas três horas.

Segundo o Sistema Alerta Rio, núcleos de chuva atuam sobre a Baixada Fluminense e se deslocam para as zonas norte e oeste da cidade. Ainda de acordo com o Alerta Rio, há condições de pancadas de chuva moderada a forte esta noite, acompanhadas de raios e rajadas de vento moderado, entre 18,5 quilômetros por hora (km/h) e 51,9 km/h, a forte entre 52 km/h a 76 km/h.

O Estágio de Mobilização é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade. Há possibilidade de nova mudança de estágio devido à chuva e/ou outros fatores.

Tempo

Entre amanhã (22) e quinta-feira (23), a passagem de uma frente fria em alto- mar, na altura da Região Sudeste, deixará o tempo instável no Rio, com previsão de pancadas de chuva nos períodos da tarde e noite. A chuva destes dias poderá passar de 20 milímetros. Na sexta-feira e no sábado (24 e 25), a atuação de áreas de instabilidade manterão as condições para pancadas de chuva isoladas, a partir do final da tarde. 

Edição: Claudia Felczak

Fonte: EBC Geral

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora