Connect with us

MATO GROSSO

MT Ciências leva interatividade e experiências científicas a estudantes de Juína

Publicado

em

A carreta do MT Ciências desembarca, nesta terça-feira (13.06), no município de Juína (745 km de Cuiabá), para uma série de ações junto a estudantes de municipais e estaduais, com o objetivo de popularizar o conhecimento científico.

O projeto faz parte do Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso, organizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), e conta com parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Dentro da carreta, os estudantes poderão experienciar atividades interativas e acessar a Sala de Tecnologia e Inovação, com óculos de realidade virtual e o planetário digital. Também serão disponibilizados outros dois ambientes externos.

Além disso, o circuito conta com experiências com microscópios, espelhos côncavos e convexos, câmaras escuras e o modelo de olho, vórtex e globos de plasma. Os visitantes ainda terão a possibilidade de presenciar experimentos de ilusões de óptica, anamorfose, além de um gerador Van de Graaff – que produz energia eletrostática e deixa os cabelos arrepiados.

Conhecerão as instalações os estudantes das escolas municipais Paulo Freire, José De Anchieta, Maria Hilda Panas e 9 De Maio. Também, das escolas estaduais Marechal Rondon e Dr. Artur Antunes Maciel, do Colégio Salesiano São Gonçalo de Juína e Colégio Presbiteriano de Juína. Os alunos do Instituto Federal de Mato Grosso também terão espaço na programação.

Os atendimentos vão ocorrer das 7h às 11h e das 13h às 17h, e seguem até sexta-feira (16), dia do padroeiro da cidade, quando a programação estará aberta para toda a população no período vespertino.

Na última semana, o circuito passou pelo município de Nova Mutum (240 km de Cuiabá), contando com a participação de mais de 1,8 mil estudantes. Outros municípios também vão receber o projeto, como Lucas do Rio Verde e Araguaína. Para acompanhar as ações, clique aqui.

MT Ciências

O MT Ciências é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, realizado pela Seciteci, em convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). As ações itinerantes têm como objetivo levar para os 141 municípios conhecimentos importantes que cercam a ciência e mobilizam o cotidiano das pessoas.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Governador em exercício defende leis mais duras: “temos que fazer um pacto para que os criminosos voltem a ter medo do Estado”

Publicado

em

Por

O governador em exercício Otaviano Pivetta defendeu a urgência para aprovação de leis mais rigorosas contra o crime organizado durante reunião convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quinta-feira (31.10), em Brasília.

“Temos que fazer um pacto para que os criminosos voltem a temer o Estado Brasileiro, mas principalmente, precisamos atualizar a Constituição de 1988, que já não atende mais a realidade atual”, afirmou.

A reunião teve como foco a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública e contou com a presença de diversos governadores, do vice-presidente Geraldo Alckmin, do ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

O presidente Lula pontuou a necessidade de montar um pacto federativo que envolva todos os poderes da federação.

“O crime organizado não é mais apenas um problema, mas uma questão complexa, diferente de outras décadas. Não se trata mais de bandidos comuns, mas de organizações poderosas que estão envolvidas em todos os setores da sociedade. Reconhecemos que a segurança pública está em constante evolução, frequentemente ouvimos que um estado está melhor em um dia e pior no outro. Não podemos permitir que um criminoso se esconda em outro estado. Precisamos ter uma abordagem mais organizada e estamos dispostos a enfrentar essa realidade”, afirmou o presidente.

Em sua fala durante a reunião, Otaviano Pivetta enfatizou que o maior medo do cidadão brasileiro é a falta de segurança pública.

“O estado é formal, mas o crime organizado atua de forma ágil e rápida, e isso nos coloca em desvantagem, não se trata de falta de estado, mas de uma organização eficaz. Estamos prontos para ajudar a avançar nesta composição, e essa convocação nos anima muito”, afirmou, reforçando que, embora a emenda seja importante, um debate mais amplo é importante para encontrar soluções eficazes.

O governador concluiu destacando que o combate ao crime organizado exige leis mais duras. “É inaceitável que as maiores barbaridades não tenham consequências, e isso só será possível com uma legislação que realmente atenda às necessidades da sociedade”.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora