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CIDADES

VEREADOR Vanderlei Martins da Silva PROPÕE A ABERTURA DA RUA GOVERNADOR VALADARES EM SALTO DO CÉU

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Da Redação

O vereador Vanderlei Martins da Silva-SD, da cidade de Salto do Céu, apresentou uma indicação ao prefeito Mauto Espindola sugerindo a análise da abertura da Rua Governador Valadares, em frente ao terreno do senhor Adeir, próximo à saída da Vila Progresso. A proposta tem como objetivo facilitar o acesso e melhorar as condições de vida dos moradores da região.

A justificativa para essa indicação se baseia na necessidade de promover melhorias na infraestrutura viária da região. A abertura ou ampliação da Rua Governador Valadares irá permitir um acesso mais eficiente, beneficiando não apenas os moradores locais, mas também a comunidade em geral.

Com a abertura dessa via, será possível reduzir o congestionamento em áreas próximas, facilitando o tráfego de veículos e o deslocamento dos moradores. Além disso, a melhoria no acesso proporcionará uma maior comodidade no transporte público, o que impactará positivamente a qualidade de vida da população.

O vereador Vanderlei Martins da Silva ressalta que a análise dessa indicação é de extrema importância para atender às necessidades dos moradores da região. A proposta visa garantir uma maior fluidez no trânsito, reduzindo os congestionamentos e os possíveis transtornos causados pela falta de acesso adequado.

A expectativa é de que essa indicação seja acolhida e que medidas sejam tomadas para a análise e possível execução da abertura da Rua Governador Valadares. O vereador Vanderlei Martins da Silva demonstra seu comprometimento em buscar soluções que promovam o desenvolvimento e a qualidade de vida dos cidadãos de Salto do Céu.

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Cuiabá

Professores da rede pública municipal de educação participam de oficina sobre cultura indígena

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Professores de Artes da rede pública municipal de educação participam, no Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC), da oficina “Cantos da floresta – enveredando-se pelas culturas indígenas brasileiras”. A proposta é estimular os educadores a refletirem sobre o universo indígena, em toda sua diversidade cultural, a partir das músicas indígenas brasileiras. A palestra foi ministrada pela musicista e pesquisadora independente de músicas do mundo e das culturas indígenas brasileiras, Magda Pucci.

A regente professora Eliane de Castilho Lírio explicou que a oficina oportuniza aos profissionais uma vivência com as tradições de alguns grupos indígenas de diferentes partes do país como Kambeba, Krenak, Paiter Suruí, Kaingang, Ikolen-Gavião, Xavante, Mbya Guarani, Guarani Kaiowá e povos do Rio Negro. “A proposta é abordar questões como a escuta atenta da diversidade musical desses povos; o contexto histórico e social com alguns costumes, ritos, mitos e brincadeiras; e práticas musicais com diversos cantos, a fim de proporcionar aos professores uma experiência das nossas mais remotas origens, além de também alimentar o professor com sugestões de atividades lúdicas para a inclusão da temática indígena nas unidades educacionais”, disse Eliane de Castilho.

A secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar acompanhou a abertura do evento formativo e destacou a importância da iniciativa. “A Secretaria Municipal de Educação atua para fortalecer o conhecimento em todas as áreas e hoje estamos aqui, os profissionais de arte, nesse momento importante de interação e fortalecimento da prática pedagógica, melhorando suas propostas de trabalho nas unidades educacionais e quem ganha são os estudantes com um ensino de qualidade”, destacou Débora Marques Vilar.

A palestrante Magda Pucci salientou ser fundamental que os professores tenham conhecimento, acesso e uma iniciação sobre a presença e multiplicidade de povos indígenas no Brasil e em Mato Grosso onde existem cerca de 19 povos indígenas. A pesquisadora falou sobre o Parque do Xingu, um dos lugares que considera como um dos mais lindos do país, com uma cultura indígena muito bem preservada e citou o Kuarup, um ritual fúnebre sagrado realizado pelos povos indígenas do Alto Xingu e o Jauari, uma festa de guerra do povo Kalapalo, ente outros.

“Há uma grande dificuldade em incluir esses repertório e conteúdo na sala de aula. Não é só acolher a criança indígena, mas trabalhar artisticamente, historicamente, contextualmente esses vários universos. São 305 povos, mais de 250 línguas em todo o país, imagina essa diversidade. Infelizmente na nossa formação não tivemos isso então, acho importante como professores e educadores, que possamos buscar esse conhecimento. Espero que essa oficina seja um estimulo para os profissionais”, disse Magda Pucci.

A oficina contou com a participação de estudantes da orquestra de flautas da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ana Tereza Arcos Krause. O evento foi realizado no último dia 21.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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