Connect with us

Lucas do Rio Verde

Ferrovia estadual avança em obras que chegarão em Lucas do Rio Verde

Publicado

em

Lucas do Rio Verde receberá a primeira ferrovia estadual do Brasil, que segue a todo vapor nas obras. Segundo o informativo Expresso Rumo, de junho de 2023, a Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo já teve a primeira obra de arte do projeto concluída, um viaduto que cruza a BR-163 no km 8,6 da ferrovia.

De acordo com a Rumo Logística, empresa responsável pela construção, nos próximos meses darão início a terraplanagem e a drenagem dos primeiros 211 km previstos até Campo Verde. A expectativa é que as operações ferroviárias comecem em 2026 e que a ferrovia chegue a Lucas do Rio Verde, seu último trecho, em 2030.

O contrato para a construção da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo foi assinado em setembro de 2021 pelo Governo do Estado de Mato Grosso e a Rumo Logística S/A, além dos prefeitos dos municípios atendidos pela malha ferroviária. Serão investidos R$ 11,2 bilhões em 730 quilômetros de trilhos, ligando os municípios de Rondonópolis, Lucas do Rio Verde e Cuiabá.

“Nós estamos acompanhando de perto o andamento das obras e sempre conversando com a Rumo a fim de contribuir com os estudos na nossa região. Ao mesmo tempo, estamos fazendo o nosso dever de casa, que é planejar a cidade para o novo ‘boom’ econômico que ferrovia trará”, afirma o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz.

Ferrogrão
Ainda sobre ferrovias, neste mês, o Supremo Tribunal Federal autorizou a retomada dos estudos da Ferrogrão, que ligará Sinop (Mato Grosso) ao Porto de Miritituba (Pará). Uma nova discussão trata da ampliação da malha ferroviária até Lucas do Rio Verde. O traçado original do projeto contempla 933 km de extensão.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo

Lucas do Rio Verde

Unidade de Saúde de Groslândia retoma atendimentos nesta quarta-feira (23)

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a Unidade Básica de Saúde de Groslândia retornará suas atividades nesta quarta-feira (22).

O horário de funcionamento da unidade será de segunda a sexta-feira, das 06h30 às 11h e das 12h às 15h30, com equipe fixa composta por enfermeiro, técnico de enfermagem e administrativo. O atendimento médico e odontológico será nas segundas, quartas e sextas-feiras das 7h30 às 11h e das 12h às 14h30, em dias alternados com a UBS Itambiquara.

A nova UBS é referência para as famílias residentes no Distrito de Groslândia. Ela foi ampliada, passando de 196m² para 349 m². Tal reforma e ampliação foi necessária a fim de melhorar o atendimento oferecido à população e necessidade de adequação as normas da ANVISA (RDC 50 e RDC 189) e ABNTs pertinentes, recebendo um espaço funcional e moderno.

A unidade também será a primeira a contar com a estrutura física para suporte ao atendimento via telemedicina, que será implementado nos próximos meses, e que objetiva, além aumentar o acesso aos serviços de saúde, diminuir a necessidade de deslocamento do cidadão para consultas especializadas. A iniciativa vem de encontro ao processo de modernização digital proposto pela gestão do prefeito Miguel Vaz.

“Retomaremos os atendimentos dessa unidade, levando a garantia de um espaço moderno, seguro e adequado para os atendimentos à população do Distrito de Groslândia. Esse é mais um compromisso cumprido desta gestão e mais um degrau alcançado para uma saúde de qualidade”, pontua secretária de Saúde, Dra Fernanda Heldt Ventura.

A referida unidade de saúde será composta por uma equipe de Atenção Primária (eAP), que é uma modalidade de equipe de Atenção à Saúde, observando as diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e os atributos essenciais da Atenção Primária em Saúde (APS), como acesso de primeiro contato, longitudinalidade, coordenação e integralidade.

A Unidade Básica de Saúde tem abrigo, sanitários adaptados aos portadores de deficiência ambulatorial, recepção, sala de espera, sala de reuniões, sala de vacina, sala de triagem, sala de acolhimento, consultórios odontológico, médico/multiprofissional e de enfermagem, ambulatório, sala de procedimentos, nebulização e curativos, sala de esterilização, copa e banheiros para funcionários, além de uma área externa para atividades coletivas.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora