Connect with us

MATO GROSSO

MPMT adere à campanha do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal

Publicado

em

“Cada família cuida de sua criança e a vacina cuida de todos”. Este é o mote do jingle que o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) lançou nesta segunda-feira (12), como parte da campanha de comunicação do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal. O Ministério Público do Estado de Mato Grosso apoia a iniciativa e no próximo dia 30, às 17h30, no auditório das Promotorias de Justiça de Cuiabá, assinará o Pacto para união de esforços no compromisso de desenvolver ações para conscientizar a população acerca da importância da vacinação prevista no Programa Nacional de Imunização (PNI). A iniciativa contará com a participação do Governo do Estado.

A adesão dos Estados ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal é coordenada pela Presidência e pela Comissão da Saúde (CES) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Lançado em 30 de novembro de 2022, o pacto já conta com dezenas de adesões, incluindo unidades do Ministério Público, Estados e Municípios.

As ações são desenvolvidas por meio do estímulo à atuação dialogada e proativa de todos os órgãos e entidades participantes e por amplas campanhas de comunicação social para buscar a adesão da população ao PNI, como resultado da conscientização da importância, da segurança e da eficácia das vacinas, bem como dos riscos atuais do retorno de doenças transmissíveis já erradicadas no país.

Campanha – A fim de reforçar a importância do cuidado familiar por meio da vacinação, nada mais significativo do que fazer o dever de casa e realizar a campanha dentro dela: o jingle foi gravado pela Secretaria de Comunicação do CNMP, nas dependências da própria instituição, com a voz e a participação voluntárias de crianças que possuem laços familiares com colaboradores do órgão.

A partir do reconhecimento do cuidado que os responsáveis têm com suas crianças nas atividades básicas do dia a dia, o jingle ilustra situações do cotidiano para chamar a atenção do público de forma lúdica. Em seguida, convida para a atitude: tomar a vacina.

O presidente da Comissão de Saúde, conselheiro Jayme Martins de Oliveira Neto, ressalta que assim como as demais peças da campanha, a mensagem musical busca conscientizar a população sobre a importância das vacinas previstas no Plano Nacional de Imunização, que são oferecidas de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde, e cujos índices de cobertura vem caindo muito no Brasil.

O primeiro foco da campanha é a vacina contra a poliomielite, cuja cobertura vacinal foi uma das que mais caíram nos últimos anos. Dados da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), apontam que a cobertura vacinal completa contra a poliomielite caiu de 100% para apenas 69,26% do público-alvo, entre os anos de 2013 e 2021.

Revista – Além do jingle, o CNMP lança amanhã, 13 de junho, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), uma revista em quadrinhos também voltada à conscientização do aumento da cobertura vacinal do PNI.

No gibi, os personagens Dona Graça, Brígida, Alex, Bete, Otávio, Pedrinho, Margareth e Ivan falam sobre a necessidade de desmentir notícias falsas, conhecidas como fake News, sobre as vacinas.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

CEAF firma parceria para oferecer doutorado em Direito

Publicado

em

Por

O Ministério Público de Mato Grosso, o Tribunal de Contas do Estado e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso assinaram nesta segunda-feira (29) um contrato de parceria que possibilitará o oferecimento de 30 vagas, sendo 10 para cada instituição, de um curso de Pós-Graduação Stricto Sensu, em nível de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Direito, para seus integrantes que se interessarem em concorrer no processo seletivo. Será o primeiro Dinter em Direito a ser oferecido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do MPMT, Escola de Contas e Escola Superior da Magistratura (Esmagis) .

O curso será ministrado pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (Fadisp), vinculada ao Centro Educacional Alves Faria Ltda (CENAF), com 60 anos de atuação em formação superior. As inscrições para o processo seletivo serão abertas nesta quarta-feira, 30 de outubro, e se estenderão até o dia 19 de novembro. As aulas terão início no dia 29 de novembro, em Cuiabá, na Escola de Contas, mas poderão ter parte delas ministradas na Escola Institucional do MPMT ou na Escola Superior da Magistratura (Esmagis) do Tribunal de Justiça. As 10 vagas do MPMT serão disponibilizadas exclusivamente para promotores e procuradores de Justiça.

“Este é um dia histórico para o Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas e Tribunal de Justiça. Disponibilizar um programa de doutorado interinstitucional em Direito é algo inédito e, sem dúvida, proporcionará uma melhor qualificação aos seus integrantes”, afirmou o procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Junior, acrescentando que “está só começando um novo tempo em que os órgãos autônomos de Mato Grosso se enxergam de forma complementar”.

O conselheiro Sérgio Ricardo, presidente do TCE, órgão anfitrião da solenidade de assinatura do contrato de parceria, destacou a “harmonia entre três instituições da maior importância” e que o oferecimento do curso de doutorado em Direito “resultará em mais qualidade dos serviços prestados à população mato-grossense”.

A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Clarice Claudino da Silva, revelou que os integrantes do Poder Judiciário “estão contentes e animados com essa parceria, pois trata-se de uma oportunidade ímpar de fazer um curso de doutorado em nossa própria casa”.

O coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) – Escola Institucional do Ministério Público de Mato Grosso, procurador de Justiça Antonio Sergio Cordeiro Piedade afirmou que o oferecimento do Dinter em Direito representa um grande avanço na formação dos membros da instituição. “Esta qualificação em nível de doutorado, inicialmente de 10 membros, será incorporada ao patrimônio imaterial da nossa instituição. Estamos vivendo realmente um dia histórico para o Ministério Público de Mato Grosso”, comemorou.

Antonio Sergio Cordeiro Piedade acrescentou que “esta iniciativa trará frutos para uma atuação mais eficiente das instituições, é uma demonstração de amadurecimento das gestões do Ministério Público, Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas e representará um salto de qualidade em favor da sociedade mato-grossense”.

O projeto do Doutorado Interinstitucional em Direito (Dinter) foi desenvolvido pela Fadisp especificamente para as escolas das instituições envolvidas e foi analisado e autorizado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O curso terá duração de três a quatro anos.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora