Connect with us

MUNDO

EUA dizem que Irã fornece drones para Rússia utilizar na guerra

Publicado

em

John Kirby, porta-voz da Casa Branca
Reprodução: commons

John Kirby, porta-voz da Casa Branca

Os Estados Unidos disseram que a Rússia recebeu uma grande quantidade de drones de ataque do Irã para utilizarem na guerra contra a Ucrânia. Segundo a Casa Branca, os VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) foram enviados pelo Mar Cáspio.

“A Rússia tem usado VANTs iranianos nas últimas semanas para atacar Kiev e aterrorizar a população ucraniana, e a parceria militar Rússia-Irã parece estar se aprofundando. Também estamos preocupados com o fato de a Rússia estar trabalhando com o Irã para produzir VANTs iranianos de dentro da Rússia”, declarou o porta-voz da Casa Branca, John Kirby.

Ainda, segundo a Casa Branca , a Rússia compra materiais do Irã para construir uma fábrica de drones para operar no início de 2024.

“Estamos divulgando imagens de satélite da localização planejada desta fábrica de VANT na Zona Econômica Especial de Alabuga, na Rússia”, disse Kirby.

Segundo o porta-voz, o envio de drones é uma violação de resolução da ONU (Organização das Nações Unidas) de 2015 que consigna o acordo nuclear com o Irã.

Em 2022, o Irã admitiu ter fornecido drones para a Rússia. Segundo eles, foi enviado um “pequeno número” dos equipamentos “meses antes” da invasão da Ucrânia.

Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora