Connect with us

ESPORTE

CBF comemora 109 anos de história

Publicado

em

Entidade máxima do futebol brasileiro, a CBF celebra nesta quinta-feira (8) 109 anos de fundação. Sua história centenária é moldada por grandes títulos conquistados pelas seleções que a representam e também pelo crescimento e organização do futebol nacional.

Confederação Brasileira de Futebol foi fundada em 8 de junho de 1914 e fora inicialmente chamada de Federação Brasileira de Sports (FBS). A entidade passou a adotar as configurações atuais a partir de 24 de setembro de 1979, quando houve a separação da Confederação Brasileira de Desportos (CBD), então responsável pelos esportes praticados no Brasil.

Fachada da CBF - homenagem ao PeléEntidade máxima do futebol brasileiro comemora 109 anos de fundação

A CBF tem como seu propósito fomentar a prática do futebol no Brasil para homens e mulheres, meninos e meninas, sem distinção de idade, cor, sexo, orientação sexual e origem. A CBF acredita que o esporte pertence e sempre pertencerá a todos.

Sob a gestão de Ednaldo Rodrigues, o primeiro presidente negro e nordestino da história da entidade, a CBF adotou o discurso anti-discriminatório como um pilar de suas decisões e se tornou a primeira confederação a colocar em seu regulamento a pena esportiva para casos de racismo no futebol brasileiro.

Além disso, a entidade vem aumentando os investimentos no futebol feminino e fomentando a prática do esporte para as mulheres, a fim de compensar a injustiça história cometida contra elas, proibidas de jogar futebol por 38 anos durante o Século XX. No dia Internacional da Mulher, em 8 de março, Ednaldo Rodrigues assinou a regulamentação do futebol misto para promover igualdade de oportunidades no futebol.

Com o apoio do Governo Federal, o Brasil se candidatou a vaga de país-sede da Copa do Mundo FIFA Feminina de 2017 e nutre esperanças de um grande desempenho na Copa do Mundo Feminina FIFA Austrália Nova Zelândia 2023.

O Brasil é reconhecido como um celeiro de talentos, que ajudaram a formar a imagem do país pelo mundo. Foi com os pés desses atletas que o país se tornou o único pentacampeão mundial e popularizou a Amarelinha ao redor do planeta, a partir da criatividade de nosso futebol e da alegria dos jogadores.

Fonte: Esportes

Continue Lendo

ESPORTE

São Paulo garante vaga na Libertadores após empate emocionante com o Atlético-MG

Publicado

em

Por

Em uma partida eletrizante no Morumbi, São Paulo e Atlético-MG empataram em 2 a 2 neste sábado, pela 35ª rodada do Brasileirão. O resultado, apesar da igualdade no placar, garantiu a classificação tricolor para a Copa Libertadores de 2024. A equipe paulista alcançou 59 pontos e assegurou, no mínimo, uma vaga na fase preliminar do torneio continental.

O Galo abriu o placar logo aos 37 segundos, com Paulinho aproveitando o rebote de um chute de Hulk que explodiu no travessão. O lance, inicialmente anulado por impedimento, foi validado pelo VAR. Aos 18 minutos, Paulinho ampliou, de cabeça, após cobrança de falta de Hulk.

A reação são-paulina começou aos 24 minutos, com um gol contra de Fausto Vera, que tentou afastar o perigo após cobrança de escanteio de Igor Vinicius. O Tricolor cresceu na partida e pressionou o adversário. Aos 46 minutos, em uma bela jogada de Lucas, André Silva empatou o jogo, levando a torcida à loucura. Nos acréscimos, Luiz Gustavo quase virou o jogo para o São Paulo, mas a bola explodiu no travessão.

O segundo tempo foi mais cauteloso, com as duas equipes evitando correr riscos. O São Paulo teve algumas chances, mas Everson, goleiro do Atlético-MG, garantiu o empate. Apesar da busca pela vitória, o Tricolor se contentou com o resultado que confirmou a vaga na Libertadores.

Com a classificação garantida, o São Paulo volta a campo no dia 1º de dezembro, contra o Grêmio, em Porto Alegre. O Atlético-MG, por sua vez, enfrenta o Juventude na próxima terça-feira, na Arena MRV. Se o Botafogo vencer a final da Copa Sul-Americana contra o próprio Atlético-MG, o São Paulo herdará a vaga direta na fase de grupos da Libertadores.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO 2 X 2 ATLÉTICO-MG

Local: Morumbis, em São Paulo
Data: 23/11/2024
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
Assistentes: Thiago Correa Farinha (RJ) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
Gols: Hulk, a 1′ do 1ºTempo, Paulinho, aos 18′ do 1ºTempo (Atlético-MG); Fausto Vera [contra], aos 24′ do 1ºTempo, André Silva, aos 46′ do 1ºTempo (São Paulo).
Cartões amarelos: Luis Zubeldía, Luciano, Ruan Tressoldi, Igor Vinícius (São Paulo); Saravia, Lyanco, Paulo Vitor (Atlético-MG)
Cartões vermelhos: Mariano (Atlético-MG)

SÃO PAULO: Rafael; Igor Vinícius, Alan Franco, Ruan Tressoldi e Rafinha (Rodrigo Nestor); Luiz Gustavo, Alisson (Marcos Antônio) e Luciano (Wellington Rato); Lucas, Ferreira (William) e André Silva (Michel Araújo). Técnico: Luis Zubeldía.

ATLÉTICO-MG: Everson; Saravia, Lyanco, Battaglia e Júnior Alonso; Alan Franco, Fausto Vera e Igor Gomes (Paulo Vitor) e Bernard (Zaracho) (Otávio); Paulinho (Deyverson) e Hulk (Vargas). Técnico: Gabriel Milito.

Fonte: Esportes

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora