Mais de mil lideranças comunitárias da Baixada Cuiabana participaram, nesta quarta-feira (07), de um encontro com o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, e com a primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes, em comemoração ao Dia Estadual do Líder Comunitário, celebrado no dia 2 de junho. O evento também faz parte do programa SER Família Solidário, pensado pela primeira-dama.
O governador Mauro Mendes parabenizou cada um dos líderes comunitários presentes pelo papel desempenhado, de representar, de forma voluntária, todas as comunidades de diversas cidades de Mato Grosso. Mendes destacou que os líderes comunitários podem sempre contar com o Governo do Estado.
“Eu fico muito feliz em saber que a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, através da Secretaria Adjunta de Ações Comunitárias, têm estabelecido uma boa reivindicação, nós temos conseguido fazer boas parcerias com os presidentes de bairros para atender, principalmente, a área social, com a nossa secretária Grasi e com a Virginia”, ressaltou.
A primeira-dama Virginia Mendes fez questão de prestigiar o evento com as lideranças comunitárias e reconheceu a importância do encontro. “Esse encontro é muito importante, porque a proximidade do Governo do Estado com os líderes comunitários é fundamental para que os resultados cheguem até a população. São eles, voluntários das comunidades, que estão diretamente ligados a tudo o que acontece. Este dia confirma o espaço, vez e voz de homens e mulheres que estão à disposição da população. De coração agradeço o secretário adjunto Édio, pela habilidade com que ele tem desempenhado sua função, a secretária Grasi Bugalho e toda sua equipe, minha equipe na Unaf e especialmente cada liderança presente, pessoas que vieram de longe, nossa gratidão”, disse Virginia.
Em sua fala, a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Grasi Bugalho, apresentou os projetos e programas da secretaria e enalteceu o papel do líder comunitário. “É preciso ressaltar a importância do movimento comunitários, dos líderes das mais diversas áreas, o quanto eles são importantes para a sociedade, o quanto o trabalho deles é significativo. Este evento é um reconhecimento do Governo do Estado por tudo o que eles têm feito. Reconhecer os líderes comunitários, capacitá-los, para que eles reconheçam os nossos programas, para que eles sejam o braço do Governo junto a comunidade. Esse é o grande objetivo desse evento, trazer realmente o movimento comunitário para dentro da secretaria”, enfatizou.
O encontro é uma realização da Secretaria de Estado de Assistência Social (Setasc), por meio da Secretaria Adjunta de Assuntos Comunitários, sob gestão do secretário adjunto Édio Martins Souza, com apoio da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf). No evento, todos os líderes comunitários que participaram receberam certificados de reconhecimento pelos esforços de comprovada dedicação e zelo pelos serviços prestados à comunidade.
Para o secretário adjunto de Assuntos Comunitários da Setasc, Édio Martins Souza, o evento foi importante para ouvir as lideranças, debater, levar informações e, principalmente, reconhecer o trabalho realizado pelos líderes comunitários, e ter uma maior aproximação deles com o Governo do Estado. “São valorosas mulheres, valorosos homens, voluntários, que hoje tiveram o seu trabalho reconhecido. Receberam um certificado de reconhecimento do trabalho prestado na comunidade onde eles desenvolvem as ações. O governador Mauro Mendes nos disse que quer que o líder comunitário tenha mais voz e vez no planejamento do Estado, ele quer ouvir o que os líderes acham que deve melhorar no Governo, onde precisa de mais investimentos, porque são eles que vivem o dia a dia da comunidade. Como diz nosso governador, ninguém faz nada sozinho, é preciso ouvir, e quanto mais ouvir, mais vai conhecer de perto as comunidades de Mato Grosso”, disse o secretário adjunto.
Édio lembrou ainda que essa busca por aproximação com as lideranças comunitárias é uma orientação passada pelo governador Mauro Mendes, pela primeira-dama Virginia Mendes, e também pela secretária da Setasc, Grasi Bugalho. “É reconhecer essa liderança e estar mais próximo desse líder e, hoje, estando como adjunto, o nosso papel é esse, de fazer esse elo do líder comunitário com o Governo do Estado”, completou.
Durante sua palestra sobre o papel do líder comunitário junto à comunidade, o assessor parlamentar do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT), que também já foi líder comunitário em Cuiabá, Carlos Brito, ressaltou que os líderes comunitários, têm suas digitais impressas nos grandes movimentos sociais e no alcance dos programas e projetos sociais, desde a campanha do agasalho até os programas de capacitação profissional. Sobre o evento, Brito disse ser de extrema importância para o reconhecimento das pessoas que fazem o movimento comunitário, em um momento em que praticamente tudo é virtual. “Esse contato físico, em tempos em que as pessoas adotam quase que na totalidade a questão virtual, é muito importante. Então, quando o poder público toma essa iniciativa, valoriza o indivíduo e consequentemente valoriza a coletividade”, enfatizou.
O diretor regional do Senai, Carlos Braguini, em sua palestra, falou sobre o papel dos líderes comunitários no encaminhamento da população para que, utilizando os programas oferecidos pelo Governo do Estado, seja capacitada e qualificada nas profissões do agora, ou nas profissões do futuro, para se sobressair no mercado de trabalho. Braguini falou também sobre a importância do Programa SER Família e agradeceu pelo trabalho realizado pelo Governo do Estado. “O SER Família é um portfólio de prosperidade, que eu gostaria de apelidar por SER Família Prosperidade, porque poucos lugares do Brasil dão tantas oportunidades para as famílias saírem da condição de vulnerabilidade como o Governo do Estado tem dado”, ressaltou.
Entre as autoridades presentes no evento estavam a senadora por Mato Grosso, Margareth Buzetti; o deputado federal Fábio Garcia; o vereador de Cuiabá, Dilemário Alencar; a vereadora de Cuiabá, Michelly Alencar; o secretário-chefe da Casa Civil de Mato Grosso, Mauro Carvalho; e o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel César Roveri.
Mato Grosso é, mais uma vez, destaque nacional na educação pública. O Estado ocupa o 4º lugar no ranking de Promoção da Equidade Racial na Educação com uma média de 65,9 pontos, muito acima da média brasileira de 48 pontos. Os dados foram divulgados no início desta semana, pelo Ministério da Educação (MEC), como parte da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq).
Na frente de Mato Grosso, aparecem os Estados de Rondônia (66.5 pontos), Distrito Federal (66,9) e Ceará (66,1).
Para a elaboração do ranking, o MEC formulou o índice Erer (Educação para as relações étnico-raciais), que avalia ações implementadas para a formação de professores, gestão escolar, material didático e financiamento para a educação étnico-racial das escolas das redes estaduais e municipais de ensino do país.
É a primeira vez em que um instrumento de análise dessas políticas educacionais é elaborado desde a criação da Lei nº 10.639/2003 (mais tarde alterada pela Lei nº 11.645/2008), que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas.¿
Segundo o diagnóstico, 16 das 27 redes estaduais de ensino (59,3%) disseram levar em consideração o efeito do racismo no desempenho dos alunos ou formular políticas para combater as desigualdades na aprendizagem. Já entre os municípios, 58,6% disseram levar isso em conta.
Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o resultado reflete as ações que valorizam a diversidade e combatem a discriminação como parte do Programa EducAção 10 Anos e da Política Antirracista desenvolvida em todas as 648 escolas da Rede Estadual, que incluem 05 unidades quilombolas e 70 indígenas.
“Fazemos uma abordagem da temática étnico-racial de forma transversal e contínua no currículo escolar ao longo de todo o ano letivo nas unidades escolares do estado”, disse.
Ações da Seduc
Em Mato Grosso, as ações de educação étnico-racial estão alinhadas à Política Antirracista e foram incorporadas aos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das escolas. Como apoio pedagógico, estão disponíveis em formato online o Caderno Pedagógico, as eletivas Ciências e Saberes Quilombolas Educação Escolar Quilombola e o Caderno Pedagógico: Educação Escolar Quilombola para os anos finais do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio.
Em 2024, a Seduc ofertou 340 horas em 15 cursos de formação a profissionais atuantes em todas as funções, sendo 03 deles em que a temática central foi equidade. Nos demais, o tema foi trabalhado de maneira indireta com focos similares ou complementares, atendendo mais de 25 mil servidores, o que representa 70% da rede.
Alan Porto destacou também que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai lançar, na primeira semana de dezembro, a cartilha “Mato Grosso: Por uma Educação Antirracista”. O material será disponibilizado em formato online e marcará um momento estratégico para desassociar o tratamento dessa temática exclusivamente ao mês de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro.
Outra ação nesse sentido, que está em andamento, é o curso de Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas, através do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso e o MEC. Serão ofertadas 3.750 vagas gratuitas. As inscrições encerram-se no dia 15 de dezembro de 2024, e a aula inaugural será realizada no dia 05 de dezembro, com transmissão pelo YouTube.
Para o ano de 2025, a Seduc também planejou um cronograma de ações com encontros presenciais e virtuais para reforçar a importância de integrar essas temáticas às práticas pedagógicas de maneira contínua e efetiva.
“Com isso, a rede estadual de ensino reafirma o compromisso com uma educação mais inclusiva, plural e consciente, promovendo o letramento racial e valorizando as contribuições históricas e culturais dos povos afro-brasileiros, africanos e indígenas, conforme determina a legislação vigente. Uma realidade que começa na matrícula com a declaração de raça dos estudantes, garantindo informações completas e atualizadas”, conclui Alan Porto.