Connect with us

Cuiabá

Artistas regionais destacam valorização da cultura e geração de renda com o “Folia Cuiabana 2023”

Publicado

em

Os artistas regionais que participam do “Folia Cuiabana 2023” têm aprovado a realização do evento organizado pela Prefeitura de Cuiabá. A avaliação dos grupos que se apresentam nesses cinco dias de folia é de que, além de alegrar a população, a festa carnavalesca tem sido importante para valorização da cultura e geração de renda. 

A festividade acontece na Praça 8 de Abril em uma estrutura montada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. A Charanga Mestre Cachaço é uma das bandas que têm feito a alegria do público. Segundo o representante do grupo, o percussionista Odenir Nilo da Silva, a organização é digna de nota 10 e tem ajudado no sucesso do evento. 

“Esse empenho para fazer dar certo é muito importante para nós. É um evento que gera centenas de empregos, inclusive na nossa área cultural, beneficiando os artistas, os músicos, que fazem a alegria do público. O evento está muito bonito e nos deixa muito contentes poder estar no palco e ver o folião se divertindo com as nossas apresentações”, disse. 

Outro que também avalia positivamente o “Folia Cuiabana 2023” é o presidente do Bloco Boca Suja, Gabriel Augusto Moraes. “A festa está toda maravilhosa. É uma coisa boa para os dois lados, tanto para população quanto para os músicos. É importante ter esse incentivo Prefeitura, pois isso gera renda e valoriza os artistas regionais”, comenta. 

Para o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, o sucesso de eventos populares está obrigatoriamente ligado à fundamental parceria entre o Poder Público e a classe artística. De acordo com ele, a Administração Municipal tem buscado se aproximar cada vez mais desse setor, fortalecendo a promoção da cultura cuiabana. 

“O Folia Cuiabana 2023 é um sucesso. O público tem comparecido e curtindo uma linda programação. Isso acontece graças aos nossos artistas regionais, que se empenham para fazer a alegria do nosso povo. Estamos fortalecendo essa parceria com a classe não só no carnaval, mas também em outros eventos ao longo do ano”, explica o prefeito. 

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, destaca que a programação foi montada pensando em entender todos os públicos. Conforme o gestor, em todos os eventos promovidos pelo Município há esse cuidado para garantir que toda população possa se divertir e aproveitar com segurança a festa. 

“Todos os eventos que a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer faz, é pensando nas pessoas. Nós buscamos valorizar a cultura, os artistas regionais, sem esquecer do público, do comércio de rua, da nossa gastronomia. Então, criamos um ambiente onde as pessoas entram, se divertem, se alimentam, é uma integração familiar”, pontua o secretário. 

PROGRAMAÇÃO

Terça-feira (21) — Praça Oito de Abril

17 horas- Tia Hanna

19 horas- Charanga Mestre Cachaço

21h30- Bloco Império de Casa Nova

22 horas- Dj Nero

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Passe Livre Cultural para pessoas com deficiência garante acesso a eventos socioculturais de Cuiabá

Publicado

em

Por

Com o objetivo de promover a inclusão e garantir o acesso de pessoas com deficiência a eventos socioculturais, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, regulamentou a Lei nº 6.605, de 16 de dezembro de 2020, por meio de Decreto Municipal 10.488/2024, que institui o Passe Livre Cultural. A normativa reafirma o compromisso de assegurar a plena participação dessas pessoas em eventos socioculturais realizados em locais públicos e privados no município. O Decreto será publicado em edição suplementar da Gazeta Municipal de 4 de outubro.
Os eventos socioculturais abrangem atividades que visam proporcionar entretenimento, informação, lazer, cultura e esporte, dentre eles feiras, exposições, cinemas, teatros, casas de espetáculos, circos, shows, estádios e ginásios esportivos, entre outros.
Para ter acesso ao benefício, é necessária a apresentação de uma carteira de identificação expedida por uma entidade representativa ou pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), além de um laudo médico com validade de até um ano. O Passe Livre Cultural é destinado a pessoas com qualquer tipo de deficiência, seja física, auditiva, intelectual/mental, visual, múltipla, autismo ou síndrome.
O acesso gratuito será concedido a pessoas com deficiência maiores de 18 anos que precisarem de um acompanhante, devendo comprovar essa necessidade por meio de laudo médico. A verificação poderá ser feita no ato da compra do ingresso, na entrada do evento ou mediante conferência da inscrição na carteira concedida ao beneficiário.
Será impedido o acesso aos eventos socioculturais do acompanhante que não estiver efetivamente com a pessoa com deficiência. O Passe Livre Cultural não cobre serviços de “open bar” ou “open food”, sendo válido apenas para o ingresso ao evento.
É importante destacar que os organizadores de eventos são obrigados a reservar ingressos gratuitos para pessoas com deficiência desde o início das vendas até o horário do evento, tanto em pontos físicos quanto virtuais, garantindo que as plataformas sejam acessíveis.
Os ingressos emitidos pelo Passe Livre Cultural devem identificar expressamente o benefício, e os assentos destinados aos beneficiários devem ser distribuídos de maneira acessível e inclusiva, conforme a Lei Federal nº 13.146/2015. Estabelecimentos que realizam eventos socioculturais devem afixar, em local visível, cartazes com informações sobre a Lei nº 6.605/2020 e as condições para o uso do Passe Livre Cultural.
O beneficiário perde o direito ao Passe Livre Cultural em casos de emissão de declarações falsas ao solicitar o benefício ou uso indevido do mesmo para fins não previstos na Lei.
O descumprimento da Lei nº 6.605/2020 ou de suas regulamentações resultará em penalidades, conforme o Art. 3º da referida Lei.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora