Connect with us

Sorriso

Sorriso intensifica consultas com neuropediatra

Publicado

em

Mesmo sendo de alta complexidade, o serviço vem sendo ofertado pelo Município desde 2018

Os poucos mais de 50 quilômetros que separam Sorriso de Lucas do Rio Verde têm sido percorridos com frequência por famílias cujas crianças necessitam de atendimento neuropediátrico. Desde janeiro, 135 pequenos pacientes foram atendidos por uma neuropediatra. Hoje mesmo, 07 de junho, sete pacientes estão no consultório da especialista em neurologia pediátrica, Ariane Meneguzzo Tolari. Todos foram encaminhados e levados até o local pela equipe da Secretaria de Saúde e Saneamento. Além deles, ainda em junho, mais 36 pacientes devem passar pela avaliação da neuro.

E só quem é mãe, pai e já procurou por serviços de neuropediatra sabe o quanto é difícil encontrar horários ou o profissional na região em que residem. A mamãe Daniele Kruger sabe bem disso. “Estávamos há cinco meses aguardando por essa consulta; neuropediatra é um profissional muito difícil de conseguir encaixe, agendamento até mesmo no particular; são poucos profissionais atendendo na região”, explica. Hoje a Dani é uma das mamães que está em Lucas para enfim consultar seu pequeno.

“Foi pensando nessa questão que ampliamos o atendimento profissional na área”, explica o secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro. Ele ressalta que desde 2018 o serviço de consultas com neuropediatra vem sendo ofertado pelo Município; desde então foram disponibilizadas 743 consultas com especialistas da área.

Luis Fábio destaca que o atendimento neuropediátrico é um serviço de alta complexidade, não sendo responsabilidade do Município. Porém, as consultas estão sendo adquiridas com recursos próprios, através do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, e fazem parte do Programa Mais Saúde. “Pelo Consórcio adquirimos consultas, tomografias, ressonâncias, enfim, todos os exames de alto custo solicitados pelos profissionais da área”, diz.

Todos os exames solicitados pelos profissionais e grande parte dos medicamentos receitados são custeados pelo Município. O transporte para pacientes e acompanhantes também é ofertado pelo Município.

Além da consulta, especificamente para casos neurológicos, o Município também firmou parceria com o Centro Especializado em Reabilitação (CER II) que atende pelo SUS, especificamente na área da reabilitação intelectual, pacientes com Transtorno de Espectro Autista (TEA). O CER II também atende pacientes com necessidade de reabilitação auditiva, inclusive com a oferta de próteses (aparelho auditivo) e atendimento com especialistas que são encaminhados pela Saúde.

Como procurar ajuda

Luis Fábio lembra que todas as consultas integram a demanda já cadastrada no Sistema de Regulação. Caso haja necessidade de atendimento neuropediátrico, a família deve procurar o Programa de Saúde da Família mais próximo de sua residência para consulta e encaminhamento correto. “A porta de entrada para qualquer atendimento da rede pública de saúde é sempre o PSF”, finaliza.

Outros atendimentos em saúde – além da neuropediatria

Há casos em que o cuidado vai muito além de uma consulta com neuropediatra, o acompanhamento também requer a participação de outros profissionais. Nesse sentido, o Município também disponibiliza apoio com outros serviços. Um deles é o trabalho permanente do Centro de Reabilitação Renascer (CRR) que disponibiliza três fonoaudiólogos e 18 fisioterapeutas com atendimentos voltados para pacientes neurológicos, inclusive com atendimento à domicílio, em casos de pacientes acamados ou em situação de extrema dificuldade de locomoção.

Já na área dos transtornos mentais e emocionais que envolvem questões de ansiedade, bipolaridade, depressão; Sorriso oferta suporte com uma equipe multidisciplinar composta por equipe de psiquiatria, enfermagem, serviço social, psicologia e educador físico que atuam no Ambulatório de Saúde Mental Infantojuvenil Integrar (Asmi/Integrar). No espaço, são atendidas crianças a partir de 5 anos até adolescentes de 17 anos, 11 meses e 29 dias.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

NIF divulga novos editais com lista de terrenos sujos notificados

Publicado

em

Por

Multas e taxas de limpeza variam conforme o tamanho da área

Por meio dos editais 054 e 055/2024, publicados no site oficial, bem como no Diário Oficial da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), a Prefeitura de Sorriso divulgou uma nova lista de proprietários de terrenos sujos autuados pelo Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF).

A partir da publicação, os proprietários têm 15 dias para providenciar a limpeza dos terrenos e apresentar defesa por escrito, com registro fotográfico que comprove que os imóveis estão devidamente livres de mato, entulho e/ou demais resíduos capazes de oferecer risco à saúde, bem-estar e segurança pública. O documento deve ser apresentado na sede do NIF, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. O Núcleo está situado na Avenida Blumenau, nº 2385 (em frente ao Banco do Brasil), no Centro.

Na ausência de defesa prévia no prazo estipulado, o Município assume o encargo da limpeza mediante a cobrança de uma taxa administrativa, assim como a emissão de multa que varia de acordo com o tamanho da área e pode chegar a R$ 6.123,00, conforme dispõe a Lei Complementar nº 277/2018. A multa aumenta caso o terreno sofra algum tipo de queimada.

Assim como o mosquito da dengue, estes terrenos sujos podem ter outros inquilinos também, como animais peçonhentos e insetos. Mais que um problema sanitário, a falta de limpeza dos lotes ainda atrapalha o trânsito, principalmente por dificultar a visão nas esquinas, encobrir placas de sinalização, e pode, inclusive, servir como esconderijo para criminosos.

Para que a população possa denunciar terrenos sujos, o NIF disponibiliza o telefone (66) 99927 2611, que pode ser acionado pelo Whats App, permitindo assim o envio de fotos do local, bem como a localização.

Notificação por edital

A notificações via editam ocorrem somente depois de não ser possível localizar os proprietários de forma presencial e/ou por meio de Aviso de Recebimento (AR) pelos Correios, seja pela inexistência ou pela desatualização dos dados cadastrais dos proprietários dos imóveis autuados pelo NIF.

Para sanar esta situação, o proprietário pode atualizar os dados do imóvel no Departamento de Tributação. A atualização de dados pode ser feita de modo presencial, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, no próprio departamento, que funciona no Paço Municipal. O processo também pode ser feito por e-mail, nos seguintes endereços: fiscaltributos@sorriso.mt.gov.br ou tributos@sorriso.mt.gov.br. É preciso que sejam disponibilizadas as seguintes informações: nome completo, CPF, endereço, numeração predial, CEP, telefone, e e-mail.

Também é possível acionar o Departamento de Tributação pelo Whats App, o 3545 4707. Quem preferir o atendimento telefônico, pode buscar pelo 3545 4757.

Links para acessar a lista de terrenos notificados:

Site da Prefeitura: https://site.sorriso.mt.gov.br/transparencia?c=Publicacao_Transparencia_view&f=786

Site da AMM (Diário Oficial): https://diariomunicipal.org/mt/amm/

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora