Connect with us

MATO GROSSO

Juizado Ambiental de Rondonópolis realiza várias ações na Semana do Meio Ambiente

Publicado

em

A Semana do Meio Ambiente foi aberta oficialmente nessa segunda-feira (05 de junho) em Rondonópolis, pelo Poder Judiciário de Mato Grosso por meio do Juizado Volante Ambiental (Juvam), com ações voltadas às crianças do ensino fundamental I e também à população em várias regiões da cidade. A programação se estenderá até o dia 14 em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Sanear ,Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) e Polícia Militar Ambiental.
 
Um dos destaques será o Workshop Reciclagem Criativa que vai apresentar trabalhos confeccionados com materiais recicláveis por alunos das escolas municipais: EMEF Alcides, EMEB Padre Nolli, EMEB Balbino, EMEI Mãe Margarida e EMEI Elaine. O evento será realizado na sede do Fórum de Justiça da Comarca, das 14 às 16 horas. Na ocasião o Juizado Ambiental realizará a doação de mudas de árvores frutíferas dentre elas: Pitanga, goiaba, limão, laranja, acerola, jamelão, caju e tamarindo.
 
“O workshop da reciclagem criativa, faz parte das atividades previstas no projeto Gincana amigos do meio ambiente, a proposta é usar a criatividade para confeccionar algo relacionado ao meio ambiente utilizando materiais recicláveis. As crianças nos surpreenderam com a apresentação de muitos trabalhos interessantes, que vão desde maquetes ecológicas à criação de brinquedos com recicláveis. Quem tiver a oportunidade venha prestigiar essa memorável exposição”, destacou a Gestora Administrativa do Juvam, Márcia Meloto.
 
A programação prevê ainda oficinas em escolas, com exposição de animais silvestres taxidermizados, jogos interativos, gincanas de coletas de materiais recicláveis e apresentação de teatro de fantoches com mensagens alusivas à preservação ambiental.
 
Além das atividades dentro das escolas, a Semana do Meio Ambiente prevê a participação de estudantes em ações externas, sempre com a monitoria dos professores e representantes da organização do evento.
 
Na terça-feira (06) haverá plantio de mudas no córrego Queixada com alunos da EMEB Mário de Andrade. No dia seguinte (07) os alunos da EMEB Professor Carlos Pereira Barbosa farão um mutirão de limpeza e plantio de árvores na Praça do Jardim Europa e, no período da tarde, haverá um mutirão verde no Parque dos Lírios com alunos da EMEF Alcides Pereira dos Santos.
 
As atividades se estendem no decorrer da semana dos dias 12 a 16 de junho, com a realização de palestras e plantios em escolas do Município. Para a realização do evento o Juizado Volante Ambiental conta com o apoio dos parceiros: Viveiro escola dos protetores, empresa refrigerantes Marajá e da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder).

Com informações do Juvam/Rondonópolis
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Primeira-Dama do Estado participa de assinatura do contrato que pode aumentar em mais de 80% atendimentos oncológicos no HCanMT

Publicado

em

Por

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, juntamente com o governador Mauro Mendes, participou, nesta quarta-feira (18.09), da assinatura do contrato entre o Governo do Estado e o Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) com a finalidade de formalizar os serviços de saúde ambulatoriais, transformando a unidade hospitalar em um Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon).

Para Virginia Mendes, os esforços para a conclusão do processo serão um alívio para a população e para os pacientes que enfrentam a saga dos processos de regulação, já que os atendimentos serão realizados todos no HCanMT, ainda definiu como uma ação histórica.

“Uma ação histórica. Foi uma alegria testemunhar este momento histórico para o Hospital de Câncer. Eu sei muito bem o que é passar por um câncer. São muitas dúvidas, medos e tantas situações que a gente enfrenta; o mínimo que uma pessoa nessa situação precisa é de um cuidado apropriado. Com o novo contrato, os pacientes não ficarão andando de um lado para o outro, pois tudo será realizado em um só lugar”, disse a primeira-dama de MT.

Ela agradeceu a união de esforços para a formalização do contrato. “Gratidão ao Governo do Estado pela sensibilidade, por entender a importância dessa ação; ao diretor-presidente do Hospital, Laudemi Nogueira, e sua equipe; ao meu querido amigo Gilberto Figueiredo, que, enquanto esteve à frente da SES, se dedicou a este projeto juntamente com sua equipe, e ao atual secretário da Saúde, Juliano Melo. Com certeza, muitas vidas serão salvas a partir desta iniciativa”, ratificou Virginia Mendes.

O governador Mauro Mendes também recordou o diagnóstico de câncer da primeira-dama Virginia Mendes e falou do desejo de ver mais pessoas contando histórias de superação da doença. “Cuidar da saúde nesta área é algo diferenciado, porque eu já vivi isso dentro da minha casa. Ver a agonia e descobrir que alguém que você ama está com câncer é muito dolorido. Graças a Deus conseguimos superar. Espero que mais pessoas possam contar a nossa história, que eu contei e conto da minha esposa ter passado por isso e por ter tido um bom tratamento”.

Com a formalização do contrato, a assistência oncológica no Estado será ampliada em mais de 80%. A parceria permitirá que a capacidade de atendimentos da unidade suba de 310.893 para 562.008 por ano, resultando em um acréscimo de 251.115 procedimentos.

O contrato prevê um investimento anual que passará de R$ 48,7 milhões para R$ 93,9 milhões. A proposta para o novo contrato foi elaborada pela equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), levando em consideração a real capacidade física e técnica do Hospital de Câncer, com base na produção ambulatorial e hospitalar de 2019 a 2023.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora